TikTok dispara em uso no Brasil e Roblox domina games em 2020

1 min de leitura
Imagem de: TikTok dispara em uso no Brasil e Roblox domina games em 2020
Imagem: Olivier Bergeron (Unsplash)

A empresa de consultoria App Annie publicou um novo estudo que mostra o consumo de aplicativos para dispositivos móveis em todo o mundo durante 2020.

O relatório State of Mobile é bastante completo e, no geral, mostra que o primeiro ano da pandemia de covid-19 fez com que o consumidor mundial gastasse mais tempo (20% a mais, em comparação com 2019), dinheiro (também 20% acima) e dados móveis em apps — seja com jogos, redes sociais ou plataformas de educação, finanças e delivery.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O estudo completo pode ser acessado neste link, mas a seguir destacamos algumas das informações sobre o cenário brasileiro em dois quesitos: redes sociais e jogos mobile.

TikTok em alta

O primeiro dado que salta aos olhos é a disparada do TikTok entre plataformas sociais e de comunicação em todo o mundo. Nos Estados Unidos, levando em conta dados de celulares Android, o tempo mensal passado no app chinês já é maior do que o período assistindo a vídeos do YouTube.

Uso médio do TikTok e do YouTube em alguns países.Uso médio do TikTok e do YouTube em alguns países.Fonte:  App Annie 

No Brasil, os números também são impressionantes. O WhatsApp segue como a plataforma mais popular e até registrou crescimento em tempo de uso em 2020 (30,3h por mês), mas o TikTok foi o que apresentou a disparada proporcional mais chamativa.

O tempo médio de consumo em horas de apps sociais no Brasil.O tempo médio de consumo em horas de apps sociais no Brasil.Fonte:  App Annie 

A quantidade de horas dedicadas ao app é agora a mesma do Instagram (14h por mês) e, em breve, deve ultrapassar também o Facebook (15,6h por mês).

Roblox domina

Na categoria Jogos, o fenômeno Roblox apresenta um desempenho também impressionante. A "plataforma de criação de experiência" lidera a lista brasileira em termos de gasto de tempo e dinheiro com microtransações.

Tempo mais gasto em 2020:

  1. Roblox
  2. Free Fire
  3. Among Us
  4. Minecraft Pocket Edition
  5. PK XD

Mais gastos em dinheiro em 2020:

  1. Roblox
  2. Call of Duty Mobile
  3. Coin Master
  4. Saint Seiya: Awakening
  5. Free Fire

Downloads em 2020:

  1. My Talking Tom Friends
  2. PK XD
  3. Among Us
  4. Cube Surfer
  5. Brain Test: Tricky Puzzles

Outros fenômenos também são identificados, como Call of Duty Mobile, Free Fire e Among Us, além da permanência de títulos já consagrados, como Minecraft.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.