Como criar um mídia kit para Instagram

3 min de leitura
Imagem de: Como criar um mídia kit para Instagram
Imagem: Unsplash/Reprodução
Avatar do autor

O mídia kit é um documento de apresentação profissional muito utilizado por produtores de conteúdo, sobretudo em plataformas como Instagram e Youtube. A ideia deste documento é apresentar o criador à empresa ou cliente em potencial, destacando o seu desempenho na rede social.

Embora seja algo popular atualmente, uma vez que muitos digital influencers abordam esse assunto em seus perfis, nem todos os profissionais da área possuem um mídia kit. Seja por desconhecer a sua importância na hora de buscar trabalhos de publicidade ou parcerias, ou ainda por achar sua elaboração muito complexa. Nesta matéria, vamos apresentar uma forma fácil e prática de criar um mídia kit, além de dicas do que não pode faltar neste documento.

Como criar um mídia kit?

a  Pexels/Reprodução 

A plataforma de design gráfico, Canva, é uma grande aliada dos produtores de conteúdo. Afinal, grande parte deles utilizam seus recursos para desenvolverem publicações para redes sociais, a exemplo do Instagram. Felizmente, a plataforma também oferece uma série de modelos pré-prontos voltados para o mídia kit.

Cada template tem uma formatação distinta, mas todos eles são customizáveis. Assim, você pode alterar cores, designs, fontes, bem como incluir imagens, biografias, dados das redes sociais, entre outros — tudo isso de forma fácil e muito intuitiva. Ao final, ainda é possível baixar o arquivo em PDF gratuitamente. Confira, a seguir, o passo a passo para utilizar a plataforma:

Passo 1: Acesse o Canva, selecione “Entrar” e forneça as credenciais da sua conta para fazer login. Feito isso, localize o campo de busca no canto superior direito, escreva “press kit” e selecione o primeiro resultado;

a  Kris Gaiato/Reprodução 

Passo 2: Essa ação te levará a uma página com diversos templates de mídia kit. Selecione o que mais te agrada e clique para editar;

a  Kris Gaiato/Reprodução 

Passo 3: Para alterar os campos de texto, basta clicar duas vezes e inserir suas informações. Personalize tudo, alterando o nome, a descrição do seu trabalho, os números referentes às suas redes sociais, etc. Caso queira formatar a fonte, tamanhos e cores, utilize a barra de ferramentas na parte superior da tela;

a  Kris Gaiato/Reprodução 

Passo 4: Na barra lateral esquerda, clique em “Uploads” e, depois, selecione “Fazer upload”, para subir suas fotos na plataforma. Assim que suas imagens estiverem carregadas, arraste-as para os campos de imagem do documento e ajuste suas dimensões conforme desejar;

a  Kris Gaiato/Reprodução 

Passo 5: Se quiser mudar as cores do documento, clique sobre as formas gráficas e/ou o fundo da imagem. Na barra de ferramentas, mais precisamente na extremidade esquerda, será exibido um quadrado com a cor do objeto, sobre o qual você deve clicar. Isso abrirá uma janela lateral com outras opções de cores;

A  Kris Gaiato/Reprodução 

Passo 7: Alguns modelos de mídia kit possuem mais de uma página. Se for o caso, role a tela para baixo e edite as páginas seguintes. Ao final das edições, vá até a barra superior, clique no símbolo de seta para baixo e selecione “Baixar” para fazer o download do arquivo em PDF.

a  Kris Gaiato/Reprodução 

Quais dados inserir no mídia kit?

A primeira informação que não pode faltar é quem é você ou sua marca. Isso pode ser explicado de forma breve nos parágrafos iniciais. Aqui, também vale abordar qual é a sua missão, seus valores, propósitos, interesses e habilidades... Em outras palavras, exponha qual é a motivação do seu trabalho e como ele se dá nas redes sociais.

Uma das informações imprescindíveis no mídia kit é o seu "nicho de mercado". Embora esse não seja o termo mais adequado, ele é elucidativo. Se você é um influenciador que prega a vida saudável, possui uma dieta vegana e pratica exercícios físicos frequentemente, por exemplo, uma marca de fast food dificilmente se beneficiaria de uma parceria.

a  Unsplash/Reprodução 

Seguindo essa mesma lógica, é preciso deixar bem claro qual é o perfil dos seus seguidores. Esses dois dados são altamente decisórios para empresas na seleção de um produtor de conteúdo. Afinal, o público alvo do produto ou serviço a ser anunciado deve estar alinhado com o anunciante.

Também é importante que você informe o desempenho do seu perfil através de métricas, como número de seguidores, alcance, impressões, bem como uma média de likes, visualizações, comentários, entre outros dados (no Instagram, é possível acessar todas essas métricas através da versão comercial/profissional). Por fim, não esqueça de inserir as redes sociais com as quais trabalha, seu perfil em cada uma delas e, claro, dados para contato.

Como criar um mídia kit para Instagram