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Twitter se desculpa após denúncias de viés racista de algoritmo

Usuários descobriram e publicaram diversos exemplos do recurso priorizando pessoas brancas em vez de negras

Avatar do(a) autor(a): Jorge Marin

schedule21/09/2020, às 11:30

Twitter se desculpa após denúncias de viés racista de algoritmoFonte:

Imagem de Twitter se desculpa após denúncias de viés racista de algoritmo no tecmundo

O Twitter publicou no último domingo (20) um pedido oficial de desculpas por um algoritmo de corte de imagem de viés racista, após denúncias de diversos usuários que descobriram que o recurso focava automaticamente em rostos brancos em vez de negros. A empresa, a princípio, afirma ter testado o serviço antes de usar, mas, perante várias evidências, reconheceu que não foi o bastante. 

Quando o Twitter começou a utilizar a ferramenta de corte inteligente em 2018, a explicação da empresa era de que um algoritmo iria determinar a parte mais "saliente" da imagem, aquela onde normalmente os olhos do usuário são atraídos, para fazer um recorte como prévia da fotografia de visualização.

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Como esta palavra "saliente" permite uma interpretação subjetiva, logo começaram algumas especulações sobre o que seria exatamente esse foco. A princípio, ficou claro que o item prioritário do algoritmo seriam os rostos. Mas ninguém conseguiu determinar se seriam rostos sorridentes, ou sisudos, ou se a sua luminosidade teria alguma influência na priorização.

— Colin Madland (@colinmadland) September 19, 2020

Os cortes tendenciosos

Esses cortes de imagens têm o objetivo de evitar que elas ocupem muito espaço no feed principal e também para permitir que um número maior de imagens seja mostrado num mesmo tuíte. Porém, um estudante de doutorado chamado Colin Madland começou a desconfiar de um viés racial quando usava o software de videoconferência Zoom.

Ao postar uma imagem da live, retratando a si próprio, Madland, que é branco, percebeu que a imagem de um colega negro foi apagada da chamada do Zoom porque o algoritmo do Twitter cortou automaticamente a imagem, e mostrou somente a de Madland.

— liz kelley (@lizkelley) September 20, 2020

Após tuitar que a empresa não havia encontrado nenhum tipo de tendência, a porta-voz do Twitter, Liz Kelly, afirmou que a empresa irá abrir o código-fonte de seu trabalho para quem se interessar em revisá-lo ou reproduzi-lo.  

Também o Diretor de Tecnologia (CTO) da empresa, Parag Agarwal, se manifestou afirmando que o modelo necessita de melhorias contínuas e reconhecendo que a equipe está "ansiosa para aprender" com essa experiência.

Posicionamento oficial 

Por meio do seu perfil oficial, o Twitter também se posicionou:

— Twitter Brasil em ?? (@TwitterBrasil) September 21, 2020