10 soluções para transformar seu dispositivo móvel numa estação de trabalho

6 min de leitura
Imagem de: 10 soluções para transformar seu dispositivo móvel numa estação de trabalho

Smartphones e tablets já fazem parte de nossas vidas há algum tempo. Esses eletrônicos estão em nossos bolsos, nas mochilas, sobre as mesas e quase sempre ao alcance de nossas mãos, proporcionando bons momentos de lazer e muita diversão. Porém, apesar do foco no entretenimento, esses dispositivos móveis também podem ser grandes aliados quando o assunto é a produtividade.

Então, por que não utilizá-los para dar uma ajudinha no seu trabalho ou durante a realização de tarefas que demandem uma concentração e esforços maiores do que aqueles exigidos para jogar um game ou assistir a um filme? Neste artigo, apresentaremos alguns acessórios e aplicativos que podem transformar o seu smartphone ou tablet em uma verdadeira estação de trabalho, ajudando aqueles que querem tirar mais proveito de seus dispositivos móveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Acessórios

1. Bateria: capas com carga extra e docks carregadores

Se você quer encarar o seu dispositivo móvel como uma estação de trabalho, o primeiro empecilho a ser resolvido é a duração de bateria. Um bom “ajudante no escritório” não pode durar menos do que 10 horas em uso intenso, marca alcançada com facilidade por alguns tablets.

É por isso que o foco aqui são os smartphones: usando-os de forma intensa, são raros aqueles que conseguem sobreviver por mais de 6 horas. Assim, se você quer passar um dia inteiro de trabalho (que geralmente dura 8 horas) sem precisar ficar conectado à tomada, é bom recorrer às capas com “suco extra”.

Existem acessórios desse tipo para praticamente todos os aparelhos, independente de qual seja a plataforma utilizada. Porém, se você costuma trabalhar exatamente no mesmo lugar todos os dias e não se importa em deixar o dispositivo conectado, dê preferência para a praticidade de docks carregadores wireless, como os da QI Stone+ ou o ADATA Elite CE 700.

2. Digitação avançada: teclados acoplados ou sem fios

É praticamente inevitável associarmos a produtividade em computadores com os seus respectivos teclados. O motivo para isso é bastante óbvio: esses periféricos são o principal meio de entrada de dados nos PCs. Porém, nos smartphones e tablets isso não é diferente e, se você não quer ficar limitado ao touchscreen oferecido na tela, é melhor procurar outras soluções.

Teclados físicos que se conectam através do Bluetooth são uma das melhores soluções para quem não consegue ser tão veloz nas telas de smartphones e tablets. E, mais uma vez, vale lembrar que há opções para todas as plataformas, independente do SO utilizado. A solução perfeita, entretanto, parece ser esse teclado da Logitech capaz de se conectar a vários aparelhos ao mesmo tempo.

3. Fones, headset e caixas acústicas sem fio

Para quem gosta de trabalhar ouvindo uma boa música, nada melhor do que um fone de ouvido ou headset de qualidade. Mas e que tal nos livrarmos dos fios utilizando um equipamento que se conecta via Bluetooth? Como esse tipo de acessório independe da plataforma, opções também não faltam: uma sugestão é Sony MDR-10 RBT, mas existem muitas outras no mercado.

Contudo, se você prefere um som ambiente, pode ser melhor investir em caixas acústicas que reproduzem o áudio do seu smartphone ou tablet com melhor qualidade do que o próprio aparelho. Para essa categoria, as sugestões ficam entre o Nokia MD-12, Newdrive Stereo Bluetooth Sound e o Trust Jukebar.

4. Chromecast: aproveitando a telona da TV

O Chromecast, dispositivo que permite o streaming da tela de diversos aparelhos para a televisão, já foi analisado pelo TecMundo e surpreendeu por causa de sua praticidade e eficiência. O produto exige apenas uma entrada HDMI, uma fonte de alimentação e uma rede WiFi ativa para funcionar.

Essa é a solução ideal para aqueles que estão cansados das telas pequenas de seus tablets e smartphones e querem aproveitar aquela telona que está ociosa na sala de estar. E, apesar de ser pertencente à Google, o Chromecast funciona com aparelhos equipados com Android e iOS.

Aplicativos

5. Microsoft Office Mobile, os programas que você conhece no seu dispositivo móvel

Dando início à nossa lista de apps para aumento de produtividade para dispositivos móveis, sugerimos o pacote de escritório mais popular do mundo: o Microsoft Office. Essa suíte é oferecida gratuitamente para as principais plataformas do mercado, Android e iOS.

Aqueles que possuem um Windows Phone nem precisam se preocupar: essa funcionalidade é nativa ao sistema operacional, dispensando a necessidade de instalar qualquer coisa.

Para aqueles que não querem se apoiar em produtos da Microsoft, a Google também oferece uma suíte completa de aplicativos para edição e criação de documentos: o quase falecido Quickoffice, que será gradualmente substituído por soluções do Google Drive.

6. Navegando com velocidade

Quem faz muita pesquisa na internet sabe como é primordial ter um navegador rápido e eficiente. E, mais uma vez, soluções não faltam quando se trata de browsers multiplataformas para smartphones e tablets. As principais opções do mercado estão disponíveis para todos os sistemas operacionais

Uma dica é optar por aquelas alternativas que oferecem a possibilidade de sincronizar o histórico, as abas, os favoritos e muitos outros dados dos navegadores que utilizamos em nossas estações de trabalho. Portanto, sugerimos o Google Chrome, Firefox e Internet Explorer para resolver esse problema.

7. Editando imagens diretamente no seu smartphone ou tablet

Apesar da indiscutível superioridade de uma estação de trabalho convencional para a edição de imagens, os dispositivos móveis podem quebrar um galho por causa da praticidade. Já que muitas das fotos que registramos já foram capturadas utilizando esses aparelhos, por que não integrar a eles a opção de edição?

O Retrica, alternativa multiplataforma (Andrid e iOS) para aplicação de efeitos, é a opção ideal para aqueles que não estão satisfeitos com os ajustes limitados oferecidos pelo Instagram. Já o Adobe Photoshop Express é uma alternativa mais profissional para aqueles que querem editar fotos e imagens. O app, totalmente gratuito, está disponível para todos os sistemas operacionais (Android, iOS e Windows Phone).

8. Organizando seus afazeres com listas de tarefas e notas

Quando o assunto são as listas de tarefas e as anotações, uma das melhores sugestões existentes no mercado de apps é o Evernote. Disponível para Android, iOS e Windows Phone, o programa é uma ótima opção para aqueles que querem organizar a sua vida ou fazer anotações rápidas.

O Google Keep é a alternativa para aqueles que não se dão bem com o app do elefante verde. Suas funcionalidades são muito semelhantes às da concorrência, com a vantagem de poder sincronizar todas as notas com o Google Drive. Essa opção, entretanto, é oferecida apenas para o Android e Windows Phone.

9. Música para o seu smartphone ou tablet

Novamente para aqueles que gostam de ouvir música enquanto trabalham, oferecemos algumas sugestões de apps muito bacanas. Os players de áudio nativos nos aparelhos são, geralmente, bastante eficientes e atendem a maioria das necessidades dos usuários. Porém, há algumas alternativas ainda melhores e com recursos adicionais que podem te convencer a mudar.

O Google Play Music, disponível para Android e iOS, é um bom exemplo. Além de um player de música competente, esse aplicativo também oferece a opção de streaming por meio da internet.

No entanto, quando o assunto é a transmissão de canções diretamente para seu aparelho, não há aplicativo que consiga bater o Spotify. Solução multiplataforma (Android, iOS e Windows Phone), esse app é a melhor alternativa para streaming de música para o seu smatphone ou tablet.

10. Compartilhamento de arquivos na nuvem

Se você está editando algum arquivo de forma colaborativa ou precisa compartilhar um documento com alguma pessoa, a melhor solução é recorrer aos apps de armazenamento na nuvem. O Google Drive (Android, iOS e Windows Phone) e o Dropbox (Android, iOS e Windows Phone) são praticamente sinônimos de qualidade quando esse assunto vem à tona.

Dicas de produtividade para qualquer situação

Independentemente de qual dispositivo você esteja usando, seja um smartphone, tablet ou uma estação de trabalho, é sempre bom ter em mente algumas dicas de produtividade bastante valiosas. E não há melhor lugar no mundo para coletar essas preciosidades do que o Mega Curioso, site de curiosidades do Grupo NZN.

Lá, listamos as 10 dicas preciosas para aumentar a sua produtividade no trabalho e alguns truques para tornas as suas tardes mais bem-sucedidas. E tenha em mente que até a luz do seu escritório pode impactar na qualidade de sua produção.

.....

O que acharam de nossas dicas para transformar os seus dispositivos móveis em verdadeiras estações de trabalho? Esperamos que com essas dicas vocês passem a utilizar seus smartphones e tablets com muito mais eficiência e, dessa forma, aumentem sua produtividade durante o trabalho. Tem mais alguma sugestão para incluir em nossa lista? Deixe-a no campo dos comentários!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.