Review: caixa de som sem fio portátil Nokia MD-12 [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Review: caixa de som sem fio portátil Nokia MD-12 [vídeo]

No final do mês de outubro, a Microsoft, ainda sob a marca Nokia, disponibilizou em suas lojas físicas a caixa de som sem fio portátil MD-12. O modelo chegou a ser oferecido de brinde para os compradores do Nokia Lumia 930 em seu lançamento, mas só agora está sendo vendido à parte para os consumidores.

A proposta da Nokia é que você se livre dos fios e possa parear o acessório com o seu celular via NFC e Bluetooth. Além disso, a caixa de som MD-12 conta com bateria recarregável de longa duração, o que permite que você ouça músicas a noite toda. Será que vale a pena investir seu dinheiro neste acessório? É o que vamos descobrir agora.

Design

A caixa de som sem fio portátil MD-12 chega ao Brasil em quatro opções de cores: branca, verde, amarela e laranja. Em formato circular, ela é extremamente compacta e fácil de ser utilizada. Você pode carregá-la no bolso da calça, por exemplo, sem que ela cause algum tipo de transtorno.

O pacote completo inclui ainda um cabo USB, que permite ligar o aparelho no PC ou em um carregador externo. Não há cabo de força para ligá-lo na tomada. Um pequeno LED se acende abaixo da caixa acústica quando ele está ligado ou sendo pareado. Leve e prático, o MD-12 é um acessório daqueles feitos para você levar para onde quer que você vá.

Bateria

A bateria de longa duração é outro ponto positivo. Segundo o fabricante, o tempo máximo estimado para reprodução de músicas é de até 15 horas. Em nossos testes, chegamos perto dessa marca, com mais de 12 horas de reprodução de áudio, mas poderíamos ter ido além, já que quem não aguentou foi a bateria do celular.

A caixa de som é compatível com dois sistemas operacionais: Windows Phone e Android. Entretanto, é preciso que o seu aparelho possua compatibilidade com a tecnologia NFC. Se o seu celular estiver dentro dessas características, basta ativar os recursos de Bluetooth e NFC no seu smartphone e ligar a caixa de som MD-12. Depois de parear os dispositivos, o som é reproduzido de forma automática. Os controles devem ser feitos via smartphone.

Qualidade de áudio

Se em termos de design e duração de bateria o modelo se sai muito bem, no quesito qualidade de áudio a caixa de som se mostra apenas funcional. Porém, ao colocá-lo sobre a mesa, o acessório amplifica o áudio, tornando a MD-12 a companheira ideal para suas festinhas ou mesmo para simples momentos de lazer.

O som é limpo e claro, mas obviamente estamos falando de um aparelho que tem como foco principal a portabilidade, e não a qualidade máxima de áudio. Dessa forma, aqueles que pretendem substituir alto-falantes reais pela MD-12 podem se decepcionar, mas, para a maioria dos consumidores, a caixa de som sem fio portátil pode ser o acessório perfeito para o dia a dia.

Outro recurso interessante é a possibilidade de você utilizar a caixa de som como speaker enquanto conversa ao celular, já que ela conta com um microfone embutido. Há ainda uma entrada de áudio 3,5 mm, de forma que você pode conectar o acessório a outros aparelhos via cabo.

Vale a pena?

Simples de ser utilizada, leve e prática, a caixa de som portátil sem fio MD-12 é o acessório perfeito para quem deseja ter um sistema de som ambiente, mas não tem muito espaço para grandes alto-falantes. O modelo da Nokia tem ótima durabilidade de bateria e é compatível com os sistemas operacionais Windows Phone e Android.

O preço final para o consumidor é condizente com a sua proposta, e o design moderno, com cores que vibrantes, é um dos chamarizes do modelo. Se você procura uma solução simples para amplificar as músicas que você ouve em sua residência, sem dúvida vale a pena conferir de perto a qualidade da MD-12.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.