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Samsung pede que cliente destrua SSD antes de devolvê-lo

A empresa pediu ao cliente para 'perfurar ou esmagar' o componente com um martelo, impedindo qualquer acesso aos dados

27/08/2022, às 06:00

Samsung pede que cliente destrua SSD antes de devolvê-lo

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Imagem de Samsung pede que cliente destrua SSD antes de devolvê-lo no tecmundo

Segurança de dados é um tópico bastante importante, e a Samsung Alemanha leva isso a sério. A empresa pediu que um cliente destruísse seu SSD Samsung 980 Pro antes de devolvê-lo via RMA (Return Merchandise Authorization ou Autorização de Retorno de Mercadoria), usando uma furadeira ou martelo.

Uma varredura de diagnóstico no Samsung Magician revelou que a unidade em questão estava falhando com vários erros no flash NAND. De acordo com o usuário do Igor's Lab, o RMA começou normalmente, pedindo as informações necessárias para o processo. O próximo passo era devolver o SSD, mas o cliente não quis entregar a unidade como estava - aqui supomos, junto ao Techspot, que os dados guardados nela eram confidenciais e importantes. Aparentemente houve até comunicação por telefone entre a Samsung e o cliente.

Depois de fornecer uma explicação por escrito, a Samsung solicitou que a pessoa "perfurasse o SSD ou o esmagasse com um martelo", enviando fotos ou um vídeo para comprovar a ação. Dessa forma, seria impossível o acesso aos dados fisicamente.

A política de RMA foi aceita, e o Igor's Lab inclusive publicou um vídeo no YouTube. Confira abaixo (infelizmente, não temos legenda em inglês ou português):

Depois desse processo um tanto extremo para garantir a segurança de dados, a unidade SSD foi enviada de volta para a Samsung. O cliente só precisava esperar seu novo componente.

O Techspot ainda aconselha qualquer um que vá devolver ou vender um SSD usado anteriormente que use ferramentas de limpeza para remover permanentemente todos os dados da unidade. A recuperação não é possível, mas dispositivos com falhas podem deixar brechas.

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