WhatsApp vai à Justiça e nega dividir conteúdo de usuários com Facebook

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp vai à Justiça e nega dividir conteúdo de usuários com Facebook

Desde a última atualização de termos de privacidade, o WhatsApp tem passado por algumas polêmicas. Acontece que, depois do update, o mensageiro começou a dividir os dados de usuários com o Facebook, empresa a que pertence. O grande problema nessa história é que isso sempre foi vendido como algo que jamais aconteceria, mas aconteceu. Por conta disso, algumas pessoas levaram a companhia à Justiça na Índia.

Os dois queixantes recorreram com a alegação de que a empresa quebrou o trato original, ou seja, de não divulgar informações pessoais para a rede social de Mark Zuckerberg. A resposta do WhatsApp, conforme esperado, foi a padrão: o mensageiro não compartilha fotos, informações, conversas ou quaisquer outros dados. Apenas o nome e o número são vistos pelo Facebook – caso você queira desligar essa opção, confira o que fazer neste link.

Vulnerabilidade em potencial?

Conforme já comentamos aqui, a nova política de dados pessoais do WhatsApp poderia, na teoria, colocar os dados dos usuários em uma situação delicada e vulnerável. Por mais que o mensageiro compartilhe apenas o nome e o número de telefone das pessoas, imaginar o que pode ser feito com esse termo de privacidade assusta os mais preocupados com a segurança da informação.

O maior argumento do advogado dos representantes (Karmanya Singh Sareen e Sherya Sethi) é de que há abertura para usar os dados dos usuários para “outros propósitos”. O representante legal também disse que poderia haver violações de copyright nas políticas de privacidade do Facebook, pois todo o conteúdo compartilhado poderia ser usado para “criar trabalhos derivados”.

Facebook e WhatsApp causam polêmica

A defesa retrucou e usou o clássico argumento: caso o usuário não aceite os termos de uso, ele pode sair voluntariamente do mensageiro. “Você começou a usar o WhatsApp por vontade própria e pode parar por vontade própria também”, alegou Luthra, o advogado do WhatsApp.

A resposta da empresa é padrão: você teme que os seus dados sejam compartilhados e não aceita os termos? Pare de usar o WhatsApp

Apesar de funcionar dessa maneira na Índia, as leis de cada país podem interferir na decisão, caso haja chance para recorrer. No país do caso, o TRAI (Telecom Regulatory Authority of India ou Autoridade Regulatória de Telecomunicações da Índia) já afirmou que não tem poder para regular política de privacidade de uma companhia privada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.