Carros autônomos 'se rebelam' e fecham cruzamento nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Carros autônomos 'se rebelam' e fecham cruzamento nos EUA
Imagem: Cruise/Divulgação

Um grupo de carros autônomos chamou a atenção dos moradores de São Francisco, nos Estados Unidos, na noite de terça-feira (28), ao se “reunirem” em um cruzamento local, bloqueando o tráfego durante várias horas, conforme relatos publicados no Twitter e no Reddit. Seria o início da rebelião das máquinas?

Ao contrário do que muitas pessoas chegaram a pensar, o bloqueio promovido pelos veículos sem condutores não foi nenhuma revolta dos robôs. De acordo com o TechCrunch, um problema no software de direção autônoma da Cruise foi o responsável pela reunião inusitada ocorrida na esquina das ruas Gough e Fulton.

Todos os carros envolvidos no bloqueio faziam parte da frota de robotáxis da empresa pertencente à General Motors (GM), que recentemente lançou o serviço na cidade americana. A montadora não deu detalhes sobre a falha que levou à “rebelião dos carros autônomos”, mas precisou enviar funcionários até o local para liberar o trânsito.

Além da intervenção manual dos profissionais, a empresa também acionou algumas funções remotamente para destravar os táxis-robôs. A Cruise disse que nenhum passageiro foi afetado e pediu desculpas pelo engarrafamento provocado, mas os moradores querem que ela seja multada pelas autoridades por bloquear o cruzamento.

Robotáxis circulam durante a noite

O serviço de robotáxis da Cruise em São Francisco foi lançado no último dia 23 de junho, depois de um período experimental. Inicialmente, os carros sem motorista podem circular apenas entre as 22h e as 06h, quando o movimento nas ruas da cidade californiana é bastante reduzido.

Neste primeiro momento, os veículos com direção autônoma só podem circular por trechos específicos dentro do município, enquanto tentam provar a eficácia e a segurança do sistema. Durante os testes, os passageiros podiam usar o serviço gratuitamente, mas agora é necessário pagar uma taxa para seguir viagem no táxi-robô.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.