menu
Logo TecMundo
Transportes

Protótipo de 'carro voador' de startup da Embraer realiza voo inaugural

O eVTOL da Eve Air Mobility fez um voo pairado não tripulado e, agora, se prepara para as próximas etapas rumo à certificação.

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

schedule19/12/2025, às 19:00

A Eve Air Mobility realizou com sucesso o primeiro voo do protótipo em escala real do seu “carro voador” nesta sexta-feira (19), na unidade de testes da Embraer em Gavião Peixoto (São Paulo). A aeronave elétrica não tinha tripulantes durante o experimento.

O teste marca um importante avanço no processo de obtenção de certificação do modelo, que já possui quase 3 mil pedidos e intenções de compra mesmo antes do início da produção do veículo inovador. A startup focada em mobilidade aérea urbana planeja começar as entregas a partir de 2027.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Centenas de voos previstos para 2026

Em seu teste inaugural, a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) realizou um voo pairado (hover flight), como explicou a empresa. Nesta modalidade, que exige maior precisão no controle para gerenciar a sustentação e o peso, o equipamento fica imóvel no ar em relação a um ponto fixo no solo.

  • O experimento confirma a integração de sistemas essenciais do carro voador elétrico, como o fly-by-wire de quinta geração e os rotores para o voo vertical;
  • A startup da Embraer planeja realizar centenas de voos nas próximas etapas, ao longo de 2026, expandindo gradualmente para outras modalidades;
  • Ela quer chegar ao voo de cruzeiro totalmente sustentado pelas asas fixas ainda no próximo ano;
  • Na lista de objetivos, também há a continuidade do trabalho em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).

“Este voo dá um sinal verde para avançarmos no que realmente importa para os operadores: confiabilidade, eficiência e simplicidade. Validamos elementos críticos, desde nossa arquitetura de rotores sustentadores até a mecânica de voo da aeronave, e agora seguimos para a fase de testes em voo com foco em evoluir a maturidade do produto”, destacou o diretor de produtos da Eve, Jorge Bittencourt.

Já o diretor de tecnologia da companhia, Luiz Valentini, disse que o protótipo se comportou exatamente como previsto pelos engenheiros, possibilitando dar novos passos no projeto. Para as próximas etapas, serão construídas seis novas unidades certificáveis do eVTOL da Eve.

Curtiu o conteúdo? Siga acompanhando o TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.