Canal de Suez: Ever Given volta a flutuar e está quase desencalhado

1 min de leitura
Imagem de: Canal de Suez: Ever Given volta a flutuar e está quase desencalhado
Imagem: Vessel Finder

Atualização 29/03/21 - 11h46: O navio Ever Given desencalhou e voltou a navegar por volta das 10h30 de hoje. A Autoridade do Canal de Suez afirmou que agora o cargueiro passará por uma inspeção técnica em Bitter Lakes para identificar possíveis danos.

Notícia original:

O navio contêiner Ever Given pode finalmente ser retirado do lugar em breve, terminando uma saga de quase uma semana que tentava desencalhar a embarcação. Ela atualmente bloqueia o Canal de Suez, uma das principais rotas marítimas comerciais do mundo

A boa notícia desta segunda-feira (29) é que a parte traseira do navio desencalhou graças aos esforços de outras embarcações e máquinas de escavação que retiraram areia de uma das extremidades do Ever Given.

Ele até mesmo já religou os motores na tentativa de se mover um pouco mais, girou por volta de 20º e já pode flutuar novamente na água.

Entretanto, o setor dianteiro do navio permanece preso e agora virou prioridade das equipes egípcias de resgate. O tráfego só deve ser normalizado "nos próximos dias", já que a tarefa ainda não foi concluída.

A situação atual do Ever Given.A situação atual do Ever Given.Fonte:  Vessel Finder 

Elas devem retomar as obras ao longo deste dia, quando a maré subir e facilitar as obras dos rebocadores. Caso eles não consigam mover a embarcação, outro plano é jogar água na proa para tentar liberá-la da margem.

Relembre o caso

O Ever Given pesa 224.000 toneladas, tem bandeira do Panamá e encalhou no Canal de Suez em 23 de março. As dimensões do cargueiro são tão grandes que ele pode até mesmo ser visto do espaço, em fotos tiradas por satélites.

O bloqueio do local obriga navios do mundo inteiro a fazer uma rota muito maior para levar e trazer produtos e matérias-primas entre o Mar Mediterrâneo e Oceano Índico — o que pode levar até mesmo a atrasos em indústrias de vários setores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.