Navio gigante tranca Canal de Suez e gera engarrafamento marítimo

1 min de leitura
Imagem de: Navio gigante tranca Canal de Suez e gera engarrafamento marítimo
Imagem: Reuters

A quarta-feira não começou bem para a empresa de transporte marítimo taiwanesa Evergreen, dona do navio Ever Given: a embarcação de 400 metros ficou presa no Canal de Suez, localizado no Mar Vermelho, e está gerando um "engarrafamento marítimo".

navio porta-contêiner que possui quase o tamanho do edifício Empire State ficou preso horizontalmente no Canal de Suez, dificultando o tráfego de outras embarcações. O Ever Given acabou perdendo o controle após enfrentar fortes rajadas de vento com até 50 Km/h e encalhou em uma das margens da via marítima.

Fonte:  CNN 

Segundo a Evergreen, o navio entrou no Canal de Suez na terça-feira (24) às 8h e a companhia ainda está trabalhando para mover a embarcação, que é capaz de carregar até 200 mil toneladas e 20 mil contêiners.

Consequências

Com o Ever Given bloqueando o Canal de Suez, mais de 100 embarcações esperam a liberação para realizar uma travessia pelo local e cerca de 20 navios foram ancorados na região, que oferece uma passagem rápida entre o Mar Mediterrâneo e Oceano Índico. Quem não quiser esperar terá que dar uma volta em todo o continente africano para alcançar o outro lado.

Fonte:  Reuters 

Diariamente, cerca de 50 embarcações utilizam o Canal de Suez e o navio encalhado gerou atraso em entregas. A passagem é utilizada frequentemente para levar petróleo para o hemisfério norte e mais de 10 milhões de barris ficaram presos no engarrafamento, segundo informações do TankerTrackers.

A situação pode se agravar caso a embarcação fique presa por mais tempo no Canal de Suez. Atualmente, equipes responsáveis pela via marítima tentam movimentar o Ever Given utilizando navios de porte menor e escavadeiras.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.