A Netflix venceu? Por que séries da HBO Max e Paramount+ estão na rival?

Imagem de: A Netflix venceu? Por que séries da HBO Max e Paramount+ estão na rival?
Imagem: Divulgação/HBO

Quem assina a Netflix já deve ter percebido que muitas produções da HBO estão chegando ao catálogo. Isso não seria estranho se a rival não tivesse seu streaming próprio, ainda intitulado HBO Max no Brasil.

Apesar das plataformas de streaming serem rivais, ambas se beneficiam deste acordo. A Netflix sempre foi o serviço mais popular, entregando dezenas de filmes, séries, documentários e animações todos os anos para os fãs.

A HBO Max, apesar do poder das produções originais da HBO, tem uma popularidade mais discreta. Agora, com seus títulos desembarcando em uma plataforma que é sucesso mundial, mais pessoas passam a conhecer suas histórias.

Guerra de streamings?

Insecure foi uma das primeiras séries da HBO a chegar na NetflixInsecure foi uma das primeiras séries da HBO a chegar na NetflixFonte:  HBO/Divulgação 

No final de 2023, a Netflix contava com quase 250 milhões de assinantes no mundo todo, ficando à frente do Prime Video com quase 200 milhões. Os outros concorrentes, como HBO Max, Apple TV+ e Paramount+ não chegam a 100 milhões.

Se existe uma guerra de streamings, a Netflix é definitivamente a campeã, como pontua um especialista da indústria. Matthew Belloni, ex-editor do The Hollywood Reporter, falou recentemente sobre a parceria.

"Todos os filmes do top 10 da Netflix agora são licenciados de estúdios com legados, e nove são de estúdios com seus próprios serviços de streaming (incluindo 4 sucessos recentes da Warner Bros", disse o especialista no X/Twitter no dia 4 de janeiro. "As guerras de streaming oficialmente acabaram", completou.

Belloni se referia ao top 10 dos Estados Unidos, que conta com um catálogo diferente do Brasil. Na data citada, o especialista falava de filmes como Aquaman, Super Mario Bros e Megatubarão 2.

Então, não há dúvidas de que as coisas estão indo muito bem para a Netflix. "Existe o senso em Hollywood de que a Netflix pode fazer de algo um sucesso mais do que qualquer outro serviço", diz Matthew Belloni.

Crescimento

Ao final de janeiro de 2024, a Netflix comemorava o aumento de 11% na base de assinantes. No quarto trimestre, a plataforma de streaming acumulou 13,1 milhões de assinantes, sendo o maior aumento desde o início da pandemia.

A companhia até mesmo superou as expectativas, que estimavam o aumento de 8,97 milhões de assinantes no período. A Netflix planeja, agora, gastar nada menos que US$ 17 bilhões em novos conteúdos somente neste ano.

Afinal, por que séries da HBO e Paramount+ estão na Netflix?

A Sete Palmos, ou Six Feet Under, também está na NetflixA Sete Palmos, ou Six Feet Under, também está na NetflixFonte:  HBO/Divulgação 

Diversas séries da HBO Max começaram a entrar para o catálogo da Netflix em 2023, como Ballers e Insecure, além de produções da Warner Bros. Discovery como um todo. Ainda que a companhia rival seja conhecida por suas produções de sucesso, disponibilizar títulos em outros serviços é uma estratégia para aumentar seus números.

A Warner Bros. Discovery fez um acordo de licenciamento com a Netflix, como explicou Casey Bloys, executivo da HBO e HBO Max na época. Em entrevista, o CEO das empresas comentou que séries que já não eram tão assistidas em sua plataforma agora estão bem engajadas na Netflix.

O catálogo da Netflix está ficando a cada vez mais recheado com produções da HBO. As primeiras séries a chegarem por lá foram as já citadas Ballers e Insecure, seguida de Irmãos de Guerra e O Pacífico.

Recentemente, a plataforma de streaming recebeu também as séries True Blood e A Sete Palmos, enquanto se prepara para dar as boas-vindas à Sex and the City. Além de tramas da HBO, a Netflix estreou recentemente duas séries de sucesso antes disponíveis apenas no Paramount+: Yellowjackets e Yellowstone.

Com os números mencionados, logo vai ser raro que um estúdio ou plataforma de streaming não queira ver seus trabalhos divulgados na Netflix, que está apenas começando as parcerias com outros estúdios.

Ainda estamos de longe de ver tudo em um lugar só, mas a plataforma de streaming está motivada a continuar sendo a número 1 no mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.