Round 6: entenda as polêmicas do novo reality show da Netflix

Imagem de: Round 6: entenda as polêmicas do novo reality show da Netflix
Imagem: Netflix/Divulgação

No dia 22 de novembro estreia Round 6: O Desafio, programa de competição inspirado nos jogos da série de sucesso Round 6, da Netflix. E o andamento da produção, um tanto quanto intrigante, foi cercado de polêmicas.

O novo reality show foi anunciado como uma competição baseada na série original, buscando por competidores em todo o mundo. Os selecionados, então, participariam de um jogo com diversas provas para ganhar o prêmio milionário de US$ 4,56 milhões.

É claro que o resultado dos jogos de Round 6 não seria em violência, várias mortes e a sobrevivência de um único vencedor, assim como acontece na trama sul-coreana. No entanto, isso não significa que a competição não tenha sido perigosa.

Polêmicas de Round 6: O Desafio

As gravações de Round 6: O Desafio começaram em janeiro de 2023, no Reino Unido, contando com 456 participantes. Não demorou para que os eliminados começassem a acusar a Netflix de descaso com os competidores, relatando o que viveram.

Na época, ex-competidores disseram que foram tratados com frieza pelos produtores, e que tudo foi muito maldoso e cruel. Os relatos diziam que os participantes precisavam repetir as atividades constantemente, mesmo embaixo de temperaturas congelantes.

Durante o jogo mais popular de Round 6, chamado no Brasil de "Batatinha Frita 1, 2, 3", os participantes ficaram cerca de 9 horas no frio e enfrentaram uma sensação térmica de 10º sem poder se mexer, o que durou cerca de 30 minutos.

Round 6: O Desafio conta com participantes de todo o mundoRound 6: O Desafio conta com participantes de todo o mundoFonte:  Netflix/Divulgação 

Ainda de acordo com os depoimentos, pessoas desmaiavam e o socorro demorava a aparecer. A justificativa seria de que a produção não queria que os atendimentos atrapalhassem as cenas gravadas, provocando a revolta de quem estava lá.

"Foi a coisa mais cruel e maldosa pela qual já passei", disse um ex-participante em entrevista à Rolling Stone. Outro competidor afirmou que os traumas e tormentos vividos não foram exatamente por causa dos jogos, mas pelo descaso dos produtores.

As denúncias também revelam que muitos participantes eram influenciadores digitais convidados pelo reality, selecionados antecipadamente para vencerem os desafios e irem para as próximas etapas. Até mesmo aqueles que passavam eram eliminados sem explicação.

Participantes comuns, inclusive, recebiam microfones que não funcionavam, e até mesmo já tinham suas passagens de volta compradas com antecedência, como se a produção já tivesse decidido que eles seriam eliminados.

"Na verdade, não era um programa de competição, era um programa de TV e nós, basicamente, éramos figurantes", relevou um dos participantes.

O reality show inspirado em Round 6 vai contar com 10 episódiosO reality show inspirado em Round 6 vai contar com 10 episódiosFonte:  Netflix/Divulgação 

Resposta da Netflix

Em resposta às primeiras acusações feitas pelos ex-participantes, a Netflix disse que somente três jogadores buscaram ajuda médica para ferimentos leves.  Na época, Londres passava por uma onda de frio e, segundo os produtores, os competidores estavam preparados para enfrentar isso, e que qualquer depoimento sobre casos graves de saúde são irreais.

A série Round 6: O Desafio estreia na Netflix no dia 22 de novembro e vai contar com 10 episódios no total.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.