Qual é o pior filme de Star Wars? Veja ranking completo da saga

Imagem de: Qual é o pior filme de Star Wars? Veja ranking completo da saga
Imagem: Disney

No dia 18 de novembro de 1977, estreava nos cinemas de todo o mundo Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (Star Wars: Episode IV - A New Hope), o primeiro filme da franquia Star Wars, criada por George Lucas. A data marcou o pontapé inicial de uma das sagas de ficção científica mais celebradas e amadas da história do cinema e da televisão e que, de lá para cá, apenas cresceu e conquistou mais fãs e admiradores. Mas, nesses 46 anos de história, uma pergunta ainda paira sobre as mentes de muitos: qual é o pior filme de Star Wars, afinal?  

Star Wars conta, ao total, com 11 filmes, sendo 9 obras principais e 2 longas-metragens spin-off, que também se relacionam com a história central. Porém, nem todas as projeções do universo de ficção científica são tão bem aceitas assim pelos espectadores.

Apesar de muitos projetos contarem com notas boas ao redor da internet, outros amargam várias críticas e más avaliações. E foi pensando nisso que resolvemos investigar quais são os piores filmes de Star Wars e trazer para você o resultado, que pode surpreender bastante. Confira!

Filmes de Star Wars: do melhor para o pior

A lista a seguir traz todos os principais filmes de Star Wars, do pior ao melhor. A relação tem como base as notas dos filmes no site Rotten Tomatoes. Para celebrar o "May The 4th", confira a seguir o ranking completo da saga!

11 - Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980)

Aprovação: 94%

O episódio V de Star Wars ainda é o mais bem avaliado da saga. Dirigido por  Irvin Kershner, o consenso em torno da obra é a de que ela é "obscura, sinistra, e muito mais envolvente do que Uma Nova Esperança, desafiando as expectativas dos espectadores e levando a série a altos níveis de emoção".

10 - Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força (2015)

Aprovação: 93%

Logo na sequência, temos O Despertar da Força, que fez parte da mais recente trilogia de Star Wars. Conduzido pelo renomado J.J. Abrams, o longa reúne muitas críticas positivas, que dizem que a obra é "recheada de ação e populada por rostos antigos e novos. O Despertar da Força relembra a glória inicial da série enquanto injeta nela nova energia".

9 - Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)

Aprovação: 93%

Outro episódio que tem ótima nota no Rotten Tomatoes é Uma Nova Esperança, primeiro filme da franquia de Lucas. "Um início lendário e ambicioso para a saga de ficção científica. George Lucas abriu nossos olhos para as possibilidades dos blockbusters e as coisas nunca mais foram as mesmas", dizem os principais reviews.

8 - Star Wars: Episódio VII - Os Últimos Jedi (2017)

Aprovação: 91%

Comandado por Rian Johnson, Os Últimos Jedi fecha o top 5 de filmes mais bem avaliados de Star Wars. De acordo com os críticos, o filme "honra o rico legado da saga enquanto adiciona novas surpresas, além de entregar toda a ação emocionante que os fãs esperavam".

7 - Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

Aprovação: 84%

Agora, temos o primeiro spin-off da lista, que foi dirigido por Gareth Edwards e estrelado por Felicity Jones. "Rogue One se utiliza da mitologia de Star Wars enquanto avança em uma nova narrativa e um novo padrão estético, sugerindo um futuro brilhante para a franquia", apontam os reviews no Rotten Tomatoes.

6 - Star Wars: Episode VI - O Retorno de Jedi (1983)

Aprovação: 83%

Voltando para a trama central de Star Wars, temos O Retorno de Jedi, pertencente à "trilogia original" de filmes. O consenso da crítica em relação à obra diz: "Embora não tenha alcançado a qualidade cinematográfica de seus antecessores, O Retorno de Jedi continua sendo uma divertida aventura de ficção científica e um final adequado para a trilogia clássica".

5 - Star Wars: Episode III - A Vingança dos Sith (2005)

Aprovação: 79%

A partir daqui, começamos a ver os filmes de Star Wars que apresentam menos de 80% de aprovação. O primeiro deles é A Vingança dos Sith, no qual "George Lucas leva sua segunda trilogia de Star Wars a uma conclusão adequadamente emocionante e, muitas vezes, comovente, embora ainda um pouco irregular".

4 - Han Solo: Uma História Star Wars (2018)

Aprovação: 69%

O segundo filme spin-off de Star Wars não conquistou o mesmo sucesso do primeiro. A obra centrada em um jovem Han Solo é avaliada como "uma aventura espacial imperfeita, mas divertida e acelerada. Han Solo: Uma História Star Wars satisfaz os novatos na saga, bem como os fãs de longa data que tem altas expectativas".

3 - Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones (2002)

Aprovação: 65%

Abrindo o pódio dos piores filmes de Star Wars, segundo o Rotten Tomatoes, está Ataque dos Clones. Para os críticos e fãs, o longa-metragem "se beneficia de um foco crescente na ação, porém, decepciona com vários furos de roteiro e personagens pouco desenvolvidos".

2 - Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker (2019)

Aprovação: 52%

O segundo pior filme de Star Wars é justamente a conclusão da mais recente trilogia da saga no cinema. Tido por muitos como um grande fan-service, a obra "sofre com uma frustrante falta de criatividade, mas conclui a amável saga com uma devoção direcionada aos fãs". Você concorda com o consenso?

1 - Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (1999)

Aprovação: 51%

De acordo com o Rotten Tomatoes, o pior filme de Star Wars é A Ameaça Fantasma, filme que abre a segunda trilogia do universo sci-fi. Dirigido pelo próprio George Lucas, o filme tem a seguinte descrição por parte dos críticos: "Sobrecarregado pela exposição e preenchido com personagens comuns, A Ameaça Fantasma leva as prequelas de Star Wars a um começo difícil - embora visualmente deslumbrante".

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.