9 melhores jumpscares de filmes e séries de terror

Imagem de: 9 melhores jumpscares de filmes e séries de terror
Imagem: Shutterstock

Os melhores jumpscares devem ser surpreendentes e marcar a memória de quem está com os olhos grudados na tela, certo? Pois as 9 cenas de filmes e séries de terror são exemplos perfeitos de momentos de terror horripilantes e inesperados! Veja só:

1. Sinais (2001) – ET em festa infantil no Brasil

O filme de M. Night Shyamalan tem maestria na arte do jumpscare. As cenas no milharal, os barulhos de fundo, o reflexo na faca... a tensão construída em todo o enredo é o que garante os sustos e o gelo na espinha.

Um dos jumpscare mais lembrados do filme é a aparição de um dos alienígenas em uma gravação caseira de festa infantil no Brasil, vale conferir!

Sinopse: a família Hess vive um suspense eletrizante ao tentar entender a origem dos círculos que aparecem misteriosamente na sua plantação.

2. It: A Coisa (2017) – Pennywise no projetor

Se é uma adaptação das obras de Stephen King, sustos é o que não vão faltar na produção. No caso de It: A Coisa, a cena em que o palhaço Pennywise aparece para as crianças no projetor é capaz de fazer até adulto ter pesadelos!

Sinopse: o Clube dos Otários, um grupo de 7 amigos da cidade de Derry, investigam o desaparecimento de crianças na região. O que eles não esperavam é dar de cara com Pennywise, o cruel palhaço assassino.

3. Sobrenatural (2010) – Rosto do demônio

Imagine você contando um pesadelo e, de repente, o demônio do sonho aparece bem atrás do seu filho! Essa cena acontece no filme de terror Sobrenatural (Insidious, no original) e ficou marcada na mente de muitos fãs da franquia de James Wan.

Sinopse: experiências sobrenaturais começam a surgir no cotidiano de Josh e Renai quando eles se mudam com o filho para uma nova casa. Tudo indica que entidades malignas são as responsáveis.

4. O chamado (2002) – Aparição no armário

Considerado um clássico dos jumpscares, O Chamado sabe muito bem como alternar entre drama, suspense e terror. É quase impossível não ficar arrepiado com a cena em que a mãe implora para que seja investigada a morte de sua filha e, em seguida, aparece bruscamente a menina dentro do armário com o rosto deformado.

Sinopse: a jornalista Rachel Keller tenta descobrir a causa da mortes de 5 jovens, incluindo a de sua sobrinha. As tragédias parecem estar relacionadas a um vídeo com uma profecia assustadora.

5. [REC] (2007) – Criança no sótão

A atmosfera de suspense é criada com perfeição no filme espanhol [REC] utilizando o recurso "câmera na mão".

Um dos jumpscares que se destacam na obra dos diretores Paco Plaza e Jaume Balagueró é aquele em que o cinegrafista vai até o sótão e é surpreendido por uma criança morta-viva.

Sinopse: a jornalista Angela e o cameraman Pablo fazem a cobertura de um resgate. A história ganha um novo rumo quando registram a transformação dos moradores de um prédio em canibais assustadores.

6. A Maldição da Residência Hill (2018) – O fantasma no apartamento

O primeiro episódio da série da Netflix tem um ótimo exemplo de jumpscare: quando Steven recebe a notícia da morte de sua irmã, Nell, com quem estava conversando há segundos atrás.

Sinopse: as memórias dos moradores da Residência Hill obrigam a família a encarar as vivências traumatizantes que marcaram o antigo lar.

7. American Horror Stories: Roanoke – Cenas com Pig Man

A antologia bizarra de American Horror Stories renova sua coletânea de jumpscare na 6ª temporada, inspirada na lenda de Roanoke e utilizando o found footage (falso documentário). Já diziam os sábios... Quem avisa, amigo é: as aparições de Pig Man são pavorosas.

Sinopse: A nova moradia do casal Miller se torna pano de fundo para experiências paranormais que vão marcar suas vidas.

8. O Clube da Meia-Noite (2022) – O recorde em jumpscares

O seriado da Netflix ganhou até um espaço no Guinness Book como a produção com o maior número de jumpscares em um único episódio! O criador da série thriller de terror – Mike Flanagan – utiliza muito bem a narrativa para as cenas inesperadas de susto.

Sinopse: um grupo de adolescentes em estado terminal fazem um pacto secreto que se torna um pesadelo: o primeiro a morrer deve enviar um sinal do além.

9. Sexta-Feira 13 (1980) – A cena final

Alerta spoiler de um dos maiores clássicos de terror slasher! No primeiro filme do vilão mascarado, quando a personagem Alice acredita que está a salvo das últimas atrocidades, vemos Jason Voorhess ressurgir e atacá-la quando menos se espera.

Sinopse: um grupo de amigos decide acampar no bosque de Crystal Lake, apesar do passado bizarro do local. O que eles não esperavam é que a história se repetisse com o retorno do sanguinário assassino.

Depois de assistir os melhores jumpscares de filmes e séries de terror, é até difícil de entender porquê o Oscar ignora filmes de terror. Conheça nossas teorias sobre o assunto!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.