O que é jumpscare? Conheça a técnica dos filmes de terror

Imagem de: O que é jumpscare? Conheça a técnica dos filmes de terror
Imagem: Amazon Prime

O jumpscare é uma das técnicas mais antigas do cinema, principalmente em filmes do gênero de terror e suspense. Ela consiste em mostrar elementos na tela, de uma maneira bastante exagerada, para provocar sustos em seus espectadores, fazendo com que eles "saltem da cadeira".

Ela começou a ser implementada ainda na época do cinema em preto e branco, e até hoje é uma tradição nos filmes cujo enredo visa aterrorizar os seus espectadores. Porém, não são todas as obras que conseguem reproduzir o efeito com maestria, principalmente hoje em dia

Hoje o Minha Série explica melhor o que é jumpscare, quais os filmes que bebem dessa fonte, e as plataformas para onde a técnica foi exportada. Confira!

O que é jumpscare?

Como dito anteriormente, jumpscare é uma técnica para provocar sustos nos espectadores. Ela pode ser implementada de diversas formas. A mais tradicional é a de aumentar o volume da trilha sonora, ou de apresentar um som mais alto que o em execução na cena, para provocar a reação espantosa de quem assiste a obra.

Cena final de Sexta-Feira 13 é uma das mais famosas a aplicar o efeito de jumpscareCena final de Sexta-Feira 13 é uma das mais famosas a aplicar o efeito de jumpscareFonte:  Buzzfeed 

Com o avanço da tecnologia, outros elementos ajudaram a aumentar o realismo das cenas de sustos. A começar pelos óculos 3D, que dão a sensação de que diversos elementos da tela estão mais próximos do espectador em sua cadeira.

Já a mais recente é apresentada em cinemas com salas especiais. Em algumas delas, há acentos que vibram e se movem de acordo com algumas cenas dos filmes. Já em outros, há até mesmo a utilização de elementos como vento e água para ampliar esse realismo.

Há salas de cinema com vento e água para aumentar a realidade dos filmes em exibiçãoHá salas de cinema com vento e água para aumentar a realidade dos filmes em exibiçãoFonte:  Hollywood Reporter 

Franquias famosas pela técnica de jumpscare

Embora a técnica de jumpscare seja quase uma regra entre os filmes de suspense e, principalmente, terror, há quem vá além e simplesmente a utiliza de uma forma exagerada. Ou seja, são filmes que abusam dos sustos e acabam tropeçando em seus enredos, ou até mesmo na atuação de seus elencos.

A franquia mais recente e mais famosa por abusar do jumpscare é Atividade Paranormal. Para quem não conhece, os filmes tentam dar um tom mais real, com visões a partir de filmagens dos próprios atores, e de supostas câmeras de segurança de casas e outros estabelecimentos.

A franquia Atividade Paranormal traz filmes repletos de cenas de jumpscareA franquia Atividade Paranormal traz filmes repletos de cenas de jumpscareFonte:  ABC 

Aliado a esse "tom de realidade", o jumpscare é quase que o coadjuvante das tramas. Ainda pegando a franquia como exemplo, a todo momento surgem elementos na tela que fazem o espectador pular, ainda mais por se tratar de longas sem uma trilha sonora.

Entretanto, boa parte dessas cenas não são tão assustadoras assim. Afinal, qualquer pessoa que esteja distraída, caso você apareça de surpresa gritando ou fazendo barulho, fará com que ela se assuste facilmente. O filme apenas coloca isso dentro da tela grande do cinema.

O resultado é um fracasso de críticas. Principalmente em relação às suas histórias, que são repletas de buracos no enredo, e pouco exploradas nas partes mais interessantes.

Para completar, nenhum dos filmes da franquia trouxe nenhuma atuação convincente, sendo algumas até motivo de piadas. Resumidamente, as pessoas que vão ao cinema têm apenas um interesse: resistir às constantes tentativas de susto.

Pelo excesso de sustos e enredo nada empolgante, os filmes da franquia são sempre alvos de críticasPelo excesso de sustos e enredo nada empolgante, os filmes da franquia são sempre alvos de críticasFonte:  Reprodução / Minha Série 

Jumpscare indo além dos cinemas

O jumpscare é uma técnica que deixou de ser exclusiva dos filmes e já se encontra presente em outras plataformas. A principal delas são os games, onde o gênero terror faz com que seus jogadores tomem constantes sustos até a conclusão da história.

Outlast 2 é um exemplo de game repleto de jumpscareOutlast 2 é um exemplo de game repleto de jumpscareFonte:  Steam 

Porém, com os videogames ainda há alguns agravantes. Como por exemplo a vibração presente nos joysticks dos principais consoles, o que torna o realismo do susto ainda maior.

E se não bastasse, há também as plataformas de realidade virtual, cujo os games de terror literalmente colocam o jogador dentro das cenas, e quase sempre bem próximos aos eventos aterrorizantes.

Por fim, o jumpscare também é usado em diversas pegadinhas para a internet. Há diversos vídeos, principalmente os mais antigos, mostrando pessoas interagindo com um game onde, perto do seu final, surge uma criatura horripilante emitindo um som extremamente alto.

Isso quando não há brincadeiras onde atores dão sustos em pessoas pelas ruas fantasiados de manequins, plantas, etc.

Agora que você já sabe o que é jumpscare, é possível fazer uma busca na internet por diversos filmes que são referência na técnica que faz o espectador pular da cadeira, assista se você tiver coragem!

E na sua opinião, qual o filme que utiliza melhor o jumpscare? Conte para a gente em nossas redes sociais!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.