7 filmes de terror baseados em lendas para assistir na sexta-feira 13

Imagem de: 7 filmes de terror baseados em lendas para assistir na sexta-feira 13
Imagem: Dreamworks Pictures

Assistir filmes de terror durante sextas-feiras 13 já virou tradição para muitos fãs do gênero. Por ser uma data emblemática dentro do cinema de horror, é normal que os interessados por produções aterrorizantes busquem por novos títulos a fim de incrementar seus catálogos. Nesse sentido, filmes de terror baseados em lendas são um grande chamariz.

Para contribuir um pouco com a aura em torno da sexta-feira 13, separamos sete dos melhores filmes de terror baseados em lendas para você assistir. Confira abaixo!

7 - A Maldição da Chorona

Integrante da famosa franquia Invocação do Mal, que também abrange Annabelle e A Freira, A Maldição da Chorona (The Curse of La Llorona), lançado em 2019, traz a história de uma assistente social que passa a criar seus dois filhos sozinha após se tornar viúva. Estranhamente, a mulher começa a notar semelhanças entre um caso que está investigando e a entidade sobrenatural da Chorona.

O longa é baseada em uma lenda urbana mexicana, que diz que, após afogar os dois filhos em um lago local, uma mãe chora para sempre ao passo em que tenta capturar outras crianças para substituir as suas.

6 - Lenda Urbana

A década de 1990 trouxe consigo diversos filmes de terror slasher – subgênero focado em assassinos cruéis que empilham vítimas ao longo da narrativa. E um desses filmes foi Lenda Urbana, lançado em 1998, que fez sucesso ao contar a história de um grupo de jovens que tenta desvendar um mistério por trás de vários assassinatos.

A obra, dirigida por Jamie Blanks e protagonizada por Jared Leto, se baseou em diversas lendas diferentes para criar sua trama, como a do matador que esperava suas vítimas no banco de trás do carro. Um clássico que vale a pena rever!

5 - O Mistério de Candyman

Mais um filme da década de 1990 está na nossa lista de melhores filmes de terror baseados em lendas. Agora, é a vez de falarmos de O Mistério de Candyman, de 1992. Dirigido por Bernard Rose, o longa aborda uma entidade mortal que reaparece após ser invocado e, a partir daí, começa a matar desenfreadamente.

A produção tem como base duas lendas urbanas famosas. A primeira é a do Homem-Gancho, já que Candyman tem um gancho em uma de suas mãos. Já a segunda teria a ver com o Bicho-Papão, uma vez que este é invocado ao ter seu nome repetido várias vezes, assim como Candyman.

4 - O Chamado

"Sete dias". Apenas essa frase, sozinha, já é garantia de arrepios para quem assistiu O Chamado (The Ring), de 2002. O filme protagonizado por Naomi Watts mostra uma fita bizarra e assustadora que é capaz de causar a morte de quem a vê, dentro do período de sete dias. A obra também é responsável por uma das vilãs mais tenebrosas do cinema: a garota Samara. Inclusive, a técnica de jumpscare é muito bem explorada no longa.

O que muitos não sabem, contudo, é que O Chamado foi inspirado por uma lenda urbana japonesa, chamada Okiku's Well (O Poço de Okiku, em tradução livre). O conto envolve o Castelo de Himeji, um dos pontos turísticos mais visitados do Japão, onde uma jovem serviçal teria sido assassinada e jogada no poço do local.

3 - A Última Profecia

Uma criatura meio humana e meio mariposa seria responsável por algumas mortes misteriosas. Essa é a lenda urbana na qual o filme A Última Profecia (The Mothman Prophecies), de 2002, se baseia. O caso real teria se iniciado em West Virginia, a partir de 1966, quando pessoas avistaram um "homem pássaro" que teria as perseguido. A criatura foi chamada, posteriormente, de Mothman (Homem Mariposa) pelo autor e ufólogo Gray Barker.

No filme, protagonizado por Richard Gere e Laura Linney, um casal parte em busca da casa de seus sonhos. Porém, a mulher morre após avistar um figura em forma de mariposa.

2 - A Bruxa de Blair

Voltando para a década de 1990, temos um dos principais filmes de terror baseados em lendas: A Bruxa de Blair. A obra é considerada um dos maiores clássicos do cinema de horror e foi responsável por dar vida ao subgênero found footage – quando personagens do próprio filme gravam as cenas com câmeras de mão.

A Bruxa de Blair é inspirado na lenda da suposta bruxa Elly Kedward, que viveu no século XVIII. Ela faleceu em uma floresta, contudo, seu corpo jamais foi encontrado. De acordo com relatos, diversas mortes misteriosas passaram a assombrar o local.

1 - Slender Man: Pesadelo Sem Rosto

Por fim, temos o filme Slender Man: Pesadelo Sem Rosto, de 2018. Dirigido por Sylvain White e estrelado por Joey King, o terror traz um grupo de amigas que se vê obcecada por uma figura alta, sem rosto e que utiliza um terno. A entidade sinistra, então, passa a persegui-las e matá-las.

A obra foi inspirada por uma creepypasta – lendas urbanas de terror divulgadas na internet –, que descrevia o Slender Man exatamente da forma como ele foi retratado no filme. O demônio moraria em florestas e bosques e teria como alvo crianças e jovens.

E então, o que achou das indicações do Minha Série? Já prepare a pipoca e ligue a TV para curtir esses títulos baseados em histórias de terror que vão perseguir os seus sonhos nesta sexta-feira 13!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.