5 histórias de terror que viraram filme

Imagem de: 5 histórias de terror que viraram filme
Imagem: Getty Images

Há décadas as histórias de terror fazem sucesso em rodas de conversa. Afinal, nada melhor do que aquele friozinho na barriga para inspirar a imaginação, não é mesmo? E existem relatos tão macabros que até viraram adaptações para as telinhas.

Pensando nisso, resolvemos fazer uma lista de cinco histórias de terror que viraram filme. Ficou interessado? Então, vista-se de coragem e siga a leitura!

*Nem todos os longas-metragens citados aqui são baseados em fatos reais.

1. Zodíaco (2007)

Inspirado em fatos reais, a história do assassino do Zodíaco aterrorizou a população norte-americana entre a década de 1960 e 1970. Um serial killer — até então desconhecido — fez mais de cinco vítimas nos Estados Unidos.

Como se não bastasse tal brutalidade, o autor dos crimes enviava cartas à imprensa local com ameaças e descrições de suas ações. Todas as mensagens continham criptogramas que eram, aos poucos, descobertos pela inteligência policial. 

O caso ficou tão famoso no mundo inteiro que se tornou adaptação de filme. O longa Zodíaco (2007), foi dirigido por David Fincher e teve como protagonistas dois nomes de peso, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr. 

Ah, vale lembrar que o assassino nunca foi descoberto. Entretanto, recentemente, policiais afirmaram ter encontrado o serial killer do Zodíaco, que já havia falecido em 2018.

2. O massacre da serra elétrica (1974)

Perturbador e aterrorizante, o protagonista do filme O Massacre da Serra Elétrica foi inspirado em um assassino em série de 1940 — Ed Gein. Vale lembrar que apenas o personagem de Leatherface faz referência aos crimes reais, enquanto todo o enredo é fictício. 

O Massacre da Serra ElétricaCena do filme O massacre da serra elétrica.Fonte: Getty Images

Isso porque somente a construção do vilão dessa história de terror é baseada em fatos reais. Ed Gein foi um serial killer com inúmeros transtornos mentais e, claro, utilizava a pele humana.

Mas, ao contrário do filme, ele não perseguia suas vítimas com uma serra elétrica em mãos. Ah, e essa é apenas uma das obras inspiradas em Gein, O silêncio dos inocentes (1991) e Psicose (1960) também tiveram o assassino como uma bizarra inspiração.

3. Horror em Amityville (1979)

Em Nova York, 1975, a família Lutz começou a presenciar diversos acontecimentos estranhos e sobrenaturais após se mudar para uma casa em Amityville. A história contada é que, um ano antes, pessoas foram brutalmente assassinadas na propriedade.

Mesmo alegando ser baseada em acontecimentos verídicos, muitos não acreditam na versão. Por isso, deixam todo o entusiasmo e medo apenas nas telinhas a partir do filme Horror em Amityville, de 1979.

Bom, acreditando ou não, temos que concordar que a história é cercada de muito terror.  E você, o que acha desse enredo? É do time dos que creem que as informações são reais ou prefere focar somente na ficção?

4. A hora do pesadelo (1986)

Muito se perguntam se Freddy Krueger é real. Mas calma, assim como alertamos anteriormente, nem todos os contos de terror citados aqui são verdadeiros. 

O que se sabe é que o roteiro de A hora do pesadelo, de 1986, foi baseado em algumas mortes que aconteceram no Camboja. As vítimas faleceram enquanto dormiam, após pesadelos aterrorizantes.

Freddy KruegerProtagonista do filme A hora do pesadelo: Freddy Krueger.Fonte: Getty Images

E quem confirmou ter esse fato como inspiração foi, nada mais nada menos, que o próprio diretor do filme Wes Craven. Após ler uma matéria no LA Times  sobre o ocorrido, ele desenvolveu a produção do eterno longa-metragem.

5. A Bruxa de Blair (1999)

A última história de terror que virou filme citada aqui não poderia deixar de ser A Bruxa de Blair (1999). Se contrapondo a várias pessoas que acreditam ser baseado em fatos reais, o filme não passa de pura ficção. Mas, não podemos negar que a jogada de marketing feita antes do seu lançamento foi invejável.

Isso porque o estilo de filmagem escolhido, o found footage, oferece sensações realísticas da lenda de Blair. A narrativa trata da história de três jovens em uma extensa floresta que têm o desejo de desvendar o mistério da bruxa que habitava o lugar. 

Por se tratar de uma obra cinematográfica que leva o espectador a acreditar no que está vendo, várias pessoas começaram a compartilhar a ficção como se fosse algo verídico, virando até jogo de terror. Assim, até hoje alguns indivíduos acreditam que a lenda de horror de Blair é realmente real.

E aí, o que achou das histórias de terror que viraram filme? Se você é fã de terror, certamente já assistiu a alguns desses filmes, não é mesmo? Aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e deixar sua opinião sobre o longa que mais gosta.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.