10 curiosidades que você não sabia sobre a Casa Stark de GOT

Imagem de: 10 curiosidades que você não sabia sobre a Casa Stark de GOT
Imagem: Shutterstock
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Em Game of Thrones, a Casa Stark de Winterfell é uma das grandes e tradicionais casas de Westeros. Os Stark são responsáveis pelo Reino no Norte e se orgulham de serem descendentes dos Primeiros Homens.

Unidos e ferozes como uma alcateia (inclusive, os lobos são o símbolo deles), os Stark reinam no inverno e não "dão mole" para ninguém. Neste texto, apresentamos dez curiosidades sobre a Casa Stark que vão fazer você desejar ser parte dela — ou não. Confira!

1. A origem da Casa Stark

(Fonte: Coxinha Nerd)(Fonte: Coxinha Nerd)Fonte:  Coxinha Nerd 

A Casa Stark é central tanto nos livros quanto na série de Game of Thrones e é por ela que começamos a ter contato com o mundo criado por George R.R. Martin. Quem acompanha a saga sabe que não há exatamente protagonistas na história, mas os Stark chegam perto disso.

Eles têm uma das casas mais tradicionais de Westeros. Seu símbolo é um lobo gigante, e o clã mantém a fé nos deuses antigos e nas árvores-coração. O lema dos Stark é, na verdade, um aviso: “Embrace yourselves. The winter is coming" — em português “Preparem-se. O inverno está chegando”.

2. Eles têm uma espada de aço valiriano

(Fonte: Engenheiro de Materiais)(Fonte: Engenheiro de Materiais)Fonte:  Engenheiro de Materiais 

Os Stark têm 1 das 10 espadas de aço valiriano, que é uma liga especial de aço inventada em Valíria, que produz armas de qualidade incomparável.

O nome da espada da família é Gelo, mas ela também é chamada de Montante. Ela tem cerca de 400 anos e é tão grande e tão alta que tem a altura do jovem Robb Stark, de 14 anos de idade.

3. Eles descendem dos Primeiros Homens

(Fonte: Coxinha Nerd)(Fonte: Coxinha Nerd)Fonte:  Coxinha Nerd 

Os Primeiros Homens seriam os primeiros seres humanos a habitar Westeros. Eles lutaram com os filhos da floresta — criaturas pequenas que parecem ninfas de madeira. Portanto, são descendentes diretos desses homens, seguindo na mesma fé e cultuando os mesmos deuses do que eles.

4. O fundador da Casa Stark

(Fonte: Wiki Gelo e Fogo)(Fonte: Wiki Gelo e Fogo)Fonte:  Wiki Gelo e Fogo 

“Bran, o Construtor” é o fundador da Casa Stark. Ele era membro dos Primeiros Homens durante a Era dos Heróis e provavelmente foi o homem mais famoso daquele tempo.

Bran ajudou a construir a Muralha, construiu Winterfell e levantou a Ponta Tempestade — castelo-sede da Casa Baratheon e, antes desta, da Casa Durrandon, nas Terras da Tempestade.

5. O Rei da Noite

(Fonte: Site dos Geeks)(Fonte: Site dos Geeks)Fonte:  Site dos Geeks 

O Rei da Noite, que aparece nas visões de Bran Stark, é um Caminhante Branco, nome que se refere a uma antiga raça de criaturas de gelo humanoides, oriundas do Extremo Norte de Westeros.

O personagem seria o primeiro dos Caminhantes Brancos, os quais foram criados para impedir que os Primeiros Homens destruíssem as árvores dos Filhos da Floresta. Por conta de sua relação forte com a família, muita gente acredita que o Rei da Noite é um Stark.

6. É a única família cujo lema é um aviso

(Fonte: Da Font)(Fonte: Da Font)Fonte:  Da Font 

O lema da Casa Stark, “O inverno está chegando”, é único. Isso porque essa é a única família cujo lema não é uma ameaça nem uma forma de ostentação de seu poder.

A frase é cheia de significados. Ela pode ser interpretada, por exemplo, como um aviso de que sempre haverá tempos sombrios e de que devemos estar preparados, ou seja, nunca imaginar que os tempos felizes duram para sempre.

7. Os mortos do clã Stark são cercados de lendas

(Fonte: O Capacitor)(Fonte: O Capacitor)Fonte:  O Capacitor 

As criptas de Winterfell guardam muitos túmulos dos Stark das gerações passadas, sendo cercadas por crenças e rumores bem curiosos.

Há quem diga que os mortos da família Stark vão retornar à vida quando o Rei da Noite vier a lutar mais uma vez. Outra lenda é de que há ovos de dragão no fundo dos túmulos.

8. Há outras casas juramentadas junto aos Stark

(Fonte: Screen Rant)(Fonte: Screen Rant)Fonte:  Screen Rant 

Como são muitos poderosos e governam o Norte por milhares de anos, os Stark têm ligação com outras casas que são juramentadas a eles. Caso precisem, eles podem chamar aliados, os quais juraram enviar ajuda se eles estiverem precisando.

Entre elas estão Manderly, Glover, Junco e Mormont. Os Stark têm mais aliados do que a Casa Lannister.

9. Eles conseguem fazer “warg”

(Fonte: Game of Thrones Wiki)(Fonte: Game of Thrones Wiki)Fonte:  Game of Thrones Wiki 

Os Stark têm a capacidade de fazer “warg”, ou seja, assumir o controle de um animal e ser capaz de ver o que ele vê. Na série Game of Thrones, Bran Stark é o único que consegue fazer isso. Mas nos livros de George R.R. Martin, todas as crianças Stark têm essa habilidade.

10. A família Stark pode ter inspiração real

(Fonte: Escola Educação)(Fonte: Escola Educação)Fonte:  Escola Educação 

Em Game of Thrones, George R.R. Martin pode ter seguido a inspiração de fatos reais para criar as tramas e os personagens.

Acredita-se que a luta entre os Stark e os Lannister lembre muito a Guerra das Rosas, uma famosa batalha entre duas famílias britânicas: os Yorks e os Lancasters.

A batalha, que durou entre 1455 e 1487, é lembrada sempre como uma das mais sangrentas da história da Grã-Bretanha.

Curtiu este texto? Então acompanhe os outros conteúdos disponíveis aqui no TecMundo sobre Game of Thrones e House of the Dragon.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.