Canibal Americano e outras 6 produções sobre Jeffrey Dahmer

Imagem de: Canibal Americano e outras 6 produções sobre Jeffrey Dahmer
Imagem: Netflix

A minissérie Jeffrey Dahmer: Um Canibal Americano estreou em setembro na Netflix e já entrou no top 10 da plataforma de streaming em vários países do mundo.

Produzida por Ryan Murphy (o showrunner por trás de Glee, de American Horror Story e de várias outras séries), Um Canibal Americano chamou novamente a atenção para a história chocante deste serial killer norte-americano, que morreu em 1994.

Quem foi Jeffrey Dahmer e quais produções retratam o serial killer?

(Fonte: Metrópoles)(Fonte: Metrópoles)Fonte:  Metrópoles 

Jeffrey Dahmer assassinou 17 homens e garotos entre 1978 e 1991. Os crimes que foram cometidos por ele eram hediondos, e envolviam estupro, necrofilia – sexo com os cadáveres de suas vítimas – e canibalismo. O assassino ainda fotografava e dissecava os corpos, que guardava em formol para poder consumir depois.

Embora Dahmer tenha sido diagnosticado com transtorno borderline, transtorno de personalidade esquizotípica e transtorno psicótico, ele foi considerado legalmente "são" em seus julgamentos. Condenado por 15 assassinatos, ele recebeu 15 penas de prisão perpétua. Posteriormente, com a descoberta de mais uma morte, ele recebeu uma 16ª pena.

Dahmer morreu em 1994, quando foi espancado por outro detento com quem cumpria pena em instituição de segurança máxima no estado de Wisconsin. Ele tinha 34 anos.

Ficou interessado nessa história bizarra? Neste texto trazemos 7 filmes e séries que falam sobre um dos serial killers mais horrendos da história. Confira:

1. Jeffrey Dahmer: Um Canibal Americano - série da Netflix (2022)

(Fonte: Netflix)(Fonte: Netflix)Fonte:  Netflix 

A série de Ryan Murphy é estrelada pelo ator Evan Peters, que interpreta o serial killer. O ator é um dos colaboradores mais antigos do showrunner e esteve em várias temporadas de American Horror Story – em algumas, inclusive, ele dava vida a assassinos.

No elenco, também estão atores e atrizes como Molly Ringwald, Niecy Nash, Penelope Ann Miller, Richard Jenkins e Dyllon Burnside. Evan Peters tem sido bastante elogiado pela sua versão do serial killer, que matava sobretudo membros da comunidade LGBTQIA+, os quais ele buscava em bares na cidade de Milwaukee.

Ele assassinou também indígenas e negros. Em entrevista, o ator contou que uma condição que tinha para participar da série é que a história fosse contada não do ponto de vista de Jeffrey Dahmer, mas de suas vítimas.

A série conta com dez episódios e tem classificação indicativa de 18 anos, pois contém muitas cenas de violência e abuso sexual, inclusive contra crianças.

2. Dahmer: Mente Assassina (2002)

(Fonte: Boca do Inferno)(Fonte: Boca do Inferno)Fonte:  Boca do Inferno 

Em 2002, a história dos crimes de Jeffrey Dahmer já havia gerado um filme de horror dirigido por David Jacobson. Na obra, Dahmer é interpretado pelo ator Jeremy Renner, famoso por interpretar o Gavião Arqueiro nos filmes da Marvel.

Ele recebeu uma indicação para o Independent Spirit Award de Melhor Ator por conta deste trabalho.

3. O Despertar de um Assassino (2017)

(Fonte: Cuoremente Lab)(Fonte: Cuoremente Lab)Fonte:  Cuoremente Lab 

Esse filme do diretor Marc Meyers baseia-se na graphic novel My Friend Dahmer, de Derf Backderf.

A obra foca não apenas na história real do serial killer, mas também mostra a relação entre ele e seus amigos – especialmente com Backderf, que produziu uma HQ sobre o tempo em que eles conviveram durante os anos 70.

Ross Lynch vive Jeffrey Dahmer e seu amigo Derf é interpretado por Alex Wolff (ator de Hereditário).

4. Dahmer – O Canibal de Milwaukee (1993)

(Fonte: American Genre Film Archive)(Fonte: American Genre Film Archive)Fonte:  American Genre Film Archive 

Em 1993, David R. Bowen já havia criado uma primeira versão dramatizada da história deste serial killer.

Dentre as adaptações sobre a vida de Dahmer, o filme costuma ser bastante elogiado por sua abordagem crua dos fatos. O assassino é vivido pelo ator Carl Crew, que também escreveu o roteiro do filme.

5. Raising Jeffrey Dahmer (2006)

(Fonte: Mubi)(Fonte: Mubi)Fonte:  Mubi 

Neste longa de 2006, o diretor Rich Ambler explora a relação de Jeffrey Dahmer com seu pai, Lionel, durante um dos seus julgamentos em 1991. O assassino é interpretado pelo ator Rusty Sneary e, seu pai, por Scott Cordes.

6. The Jeffrey Dahmer Files (2012)

(Fonte: Mubi)(Fonte: Mubi)Fonte:  Mubi 

Os crimes e a vida de Jeffrey Dahmer foram alvos também de documentários. The Jeffrey Dahmer Files foi dirigido por Chris James Thompson e se propõe a documentar esta história de maneira experimental, a partir de imagens de arquivos, entrevistas e encenações ficcionais com atores.

7. Conversando com um Serial Killer: O Canibal de Milwaukee (2022)

(Fonte: Netflix)(Fonte: Netflix)Fonte:  Netflix 

No dia 7 de outubro, a Netflix estreia uma nova temporada da série Conversando com um Serial Killer, que foca em fitas e registros com assassinos famosos.

As duas primeiras temporadas foram sobre Ted Bundy e Joe Berlinger, o Palhaço Assassino. Agora, a nova trará registros de Jeffrey Dahmer, e promete mostrar informações inéditas sobre ele.

Se você gosta de histórias do gênero true crime, confira os demais conteúdos disponíveis no Minha Série sobre este tipo de narrativa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.