15 séries e filmes nacionais adaptados de crimes da vida real

7 min de leitura
Imagem de: 15 séries e filmes nacionais adaptados de crimes da vida real
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Assistir um filme baseado em fatos reais já nos deixa com uma sensação de friozinho na barriga, não é mesmo? Agora, quando estamos falando de adaptações de crimes verídicos, aí o cenário fica ainda mais intenso.

E se eu te falar que existem dezenas de filmes e séries nacionais que foram inspirados em crimes? É isso mesmo! Se você curte saber um pouco mais sobre essas histórias, o conteúdo de hoje é para você!

Nós do Minha Série separamos 12 filmes e séries “True Crime”, ou seja, crimes verdadeiros. No Brasil, situações similares marcaram a memória de gerações devido a seus caráteres frios, calculistas e/ou macabros – mais parecidos com obras de ficção.

Continue a leitura e confira os títulos que separamos!

1. Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez

Pacto BrutalReprodução/Netflix

Com apenas 22 anos e uma carreira em ascendência, Daniella Perez – filha da escritora Glória Perez – foi assassinada a sangue frio. O crime foi cometido por Guilherme de Pádua, que na época fazia par romântico em uma novela com a atriz.

E não só isso! Paula Thomaz – na época, esposa de Guilherme – também foi condenada pelo assassinato que chocou o país na década de 90. A série em formato de documentário está disponível na HBO Max e conta com 5 episódios.

O enredo de Pacto Brutal permeia as faces do crime, investigando como o machismo e a homofobia fizeram parte do acontecimento. Por meio de entrevistas e relatos emocionantes, os espectadores mergulham no caso para descobrir o que, de fato, aconteceu.

2. João de Deus – Cura e Crime

João de DeusReprodução/Netflix

Disponível na Netlix, o documentário sobre o idolatrado médium João de Deus chocou o Brasil. Após inúmeras denúncias de assédio sexual, João Teixeira de Faria foi preso.

Mas antes disso, ele conquistou uma legião de “seguidores” devido a curas espirituais. A partir de relatos surpreendentes, a série possui 4 episódios e se tornou um sucesso entre os indivíduos que gostam do gênero True Crime.

3. Elize Matsunaga – Era uma Vez um Crime

Elize MatsunagaReprodução/Netflix

Também presente na Netflix, o documentário aborda o assassinato de Marcos Matsunaga. O empresário foi esquartejado por sua então esposa, que ainda cumpre pena em liberdade condicional.

A história narra fatos ocorridos em 2012, época em que o caso ocorreu. Durante os quatro episódios da série que – pasmem! – conta com a participação da própria Elize Matsunaga, familiares, amigos e especialistas dão depoimentos sobre o crime.

4. Tim Lopes: Histórias de Arcanjo

Tim LopesReprodução/Globoplay

Dirigido por Bruno Quintella, jornalista e filho da vítima, o documentário permeia o assassinato de Tim Lopes. O também jornalista investigativo foi alvo de Elias Pereira da Silva – Elias Maluco.

O traficante foi denunciado por possuir drogas e abusar de menores, fazendo com que Tim Lopes investigasse o caso. O longa-metragem está disponível na Globoplay e nos deixa atônitos ao acompanhar tamanha brutalidade.

5. Investigação Criminal

Investigação CriminalInvestigação Criminal

Se você é fã daquelas séries em que cada episódio conta a história de um crime real, vai adorar essa indicação. A partir da narração de casos como Isabela Nardoni, Maníaco do Parque, Serial Killer de Itanhaém e Crime do Martelo, os espectadores acompanham os casos.

São mais de 10 episódios divididos em algumas temporadas. É uma produção que está disponível no Amazon Prime Video e conquistou amantes do True Crime brasileiro.

6. ‘Marielle, o Documentário’

Marielle, o Documentário IMDb/Reprodução 
Marielle, o Documentário

A série documental da Globoplay de 2020, com 6 episódios, narra a trajetória de Marielle Franco, desde sua origem no Complexo da Maré, passando por seu mandato como vereadora na Câmara do Rio de Janeiro até seu destino fatal.  Em 14 de março de 2018, ela e seu motorista Anderson foram assassinados em uma emboscada planejada e executada por milícias.

Através de materiais históricos e entrevistas, o título aborda desde as investigações pelos suspeitos do crime até seu mandante — ainda não identificado —, bem como as consequências que a tragédia gerou à sociedade. 

Além desse projeto, Antonia Pellegrino anunciou uma série ficcional sobre a vereadora, com direção de José Padilha e roteiro de George Moura, ainda sem previsão de estreia.

7. O caso Richthofen

A Menina que Matou os Pais IMDb/Reprodução 
A Menina que Matou os Pais

Em 2002, Suzane von Richthofen planejou e foi cúmplice do assassinato de seus pais, com a ajuda dos irmãos Cravinhos, Daniel e Cristian — seu namorado e cunhado, respectivamente, na época. 

O crime que chocou o Brasil por sua frieza inerente foi marcado por forte repercussão na mídia e processos judiciais nos quais os três foram condenados. Assim, foram lançadas duas versões cinematográficas do acontecimento: uma sob o ponto de vista de Suzane e a outra de Daniel, sob os títulos O Menino que Matou Meus Pais e A Menina que Matou os Pais

8. ‘Bandidos na TV’

Bandidos na TV Netflix/Divulgação 
Bandidos na TV

O seriado documental da Netflix aborda a história real do apresentador de televisão Wallace Souza. No final da década de 1990, seu programa policial Canal Livre era líder de audiência ao expor os crimes ocorridos em Manaus, em especial assassinatos, sequestros e operações anti-tráfico. Esse sucesso fez com que ele fosse eleito deputado pelo estado do Amazonas.

Contudo, após várias investigações, foi constatado que Wallace estava ligado a criminosos e ordenava assassinatos que ele próprio denunciava, com exclusividade, para aumentar a audiência de seu programa. 

Inclusive, antes de a situação chegar ao serviço de streaming, o Canal Livre já tinha viralizado no YouTube com o vídeo: “Gil da Esfirra brigando com Galerito”.

9. ‘Zuzu Angel’

Zuzu Angel IMDb/Reprodução 
Zuzu Angel

O filme de 2006, protagonizado por Patrícia Pillar, narra a história de Zuzu Angel, estilista de moda com fama nacional e internacional. Após seu filho ser preso pela ditadura militar e, posteriormente, declarado “desaparecido”, ela se dedicou a denunciar a repressão do regime, o que ocasionou em sua morte.

10. As Bruxas de Guaratuba

Projeto Humanos: O Caso Evandro YouTube/AntiCast/Reprodução 
Projeto Humanos: O Caso Evandro

O crime de 1992, também conhecido como “O Caso Evandro”, refere-se ao desaparecimento de um menino de 6 anos, na cidade litorânea de Guaratuba, no Paraná. Seu corpo foi encontrado com vários sinais de tortura e mutilação, o que indicava a possibilidade de ter sido vítima de um ritual de sacrifício comandado por duas mulheres na região.

O crime macabro deu origem à série de podcasts Projeto Humanos: O Caso Evandro, o qual se tornou um dos mais baixados do Brasil em 2019. Devido a esse impacto, foi anunciada uma adaptação para livros e para uma série de TV.

11. O massacre do Carandiru

Carandiru IMDb/Reprodução 
Carandiru

Em 1992, ocorreu uma intervenção da Polícia Militar do estado de São Paulo para conter uma rebelião de presos do Pavilhão 9 da Casa de Detenção. Isso gerou uma grande chacina por parte dos policiais, ocasionando a morte de 111 detentos.

O caso foi relatado por Dráuzio Varella, que atuava como médico voluntário no presídio, em seu livro Estação Carandiru, de 1999. Essa obra inspirou duas adaptações no cinema em 2003: o filme Carandiru e o documentário Prisioneiro da Grade de Ferro — autorretratos.

12. O Assalto ao Banco Central do Brasil

Assalto ao Banco Central IMDb/Reprodução 
Assalto ao Banco Central

Realizado em Fortaleza em 2005, o crime é considerado um dos maiores roubos da história do Brasil. Durante 3 meses, os envolvidos cavaram um túnel e conseguiram levar uma quantia estimada em R$ 164 milhões.

Em 2011, o acontecimento foi adaptado nos cinemas em Assalto ao Banco Central, filme dirigido por Marcos Paulo e distribuído pela 20th Century Fox. Nesse contexto, a produção abordou o planejamento, execução e investigação policial sobre o roubo.

13. O sequestro do ônibus 174

Ônibus 174 IMDb/Reprodução 
Ônibus 174

Em 2000, um sobrevivente da Chacina da Candelária — na qual ocorreu um tiroteio em direção à igreja de mesmo nome — sequestrou o veículo da linha 174 – atual Troncal 5 – e manteve seus passageiros detidos e ameaçados com um revólver por quase 5 horas.

A origem do criminoso e o trágico evento foram abordados por José Padilha no filme documentário Ônibus 174, de 2002, e em 2008 por Bruno Barreto em Última Parada 174.

14. Marcelo Nascimento

VIPs IMDb/Reprodução 
VIPs

Além de ter atuado como piloto de avião para o narcotráfico, Marcelo Nascimento ficou mais conhecido por golpes de estelionato e por se apresentar com vários nomes. Dentre as identidades falsas estão: Henrique Constantino, empresário cofundador da companhia aérea Gol; guitarrista da banda Engenheiros do Hawaii; líder de facções criminosas como Primeiro Comando da Capital e Comando Vermelho.

Após relatar seus golpes no livro e posterior documentário VIPs — Histórias Reais de um Mentiroso, sua história foi adaptada para o filme de 2010, VIPs, no qual foi interpretado por Wagner Moura.

15. O Bandido da Luz Vermelha

O Bandido da Luz Vermelha IMDb/Reprodução 
O Bandido da Luz Vermelha

O criminoso atuava nas madrugadas de São Paulo, na década de 1960. O apelido foi recebido devido a ele usar uma lanterna com luz vermelha para cometer crimes. Dentre as dezenas de acusações, estão assaltos, estupros e homicídios.

A característica peculiar gerou uma adaptação cinematográfica em 1968, com o clássico O Bandido da Luz Vermelha. Apesar de o filme abordar fatos reais, seu final foi alterado. Além dessa, o crime inspirou o longa Luz nas trevas — A volta do bandido da luz vermelha, de 2010, e foi tema do programa Linha Direta Justiça, da Globo.

E então, você já assistiu alguns desses documentários True Crime? Esperamos que tenha gostado da nossa lista. Continue acompanhando o TecMundo e confira esse e outras obras de sucesso aqui no Minha Série!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.