Sandman e mais 6 adaptações de Neil Gaiman

Imagem de: Sandman e mais 6 adaptações de Neil Gaiman
Imagem: O Vicio
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O escritor Neil Gaiman é um dos artistas mais amados das últimas décadas. Ao longo de seus 40 anos de carreira, ele produziu uma obra vasta e criativa que transita entre muitos formatos: o autor já escreveu romances, contos e quadrinhos, produziu filmes e séries, editou antologias, entre várias outras áreas artísticas em que se aventurou.

Neste texto, contamos as melhores adaptações de obras de Neil Gaiman que chegaram até as telas. Confira!

Afinal, quem é Neil Gaiman?

(Fonte: Dark Side)(Fonte: Dark Side)Fonte:  Dark Side 

A história de Neil Gaiman é atravessada por seu amor aos livros. Nascido na Inglaterra em 1960, ele conta que sempre foi um leitor apaixonado. Entre seus autores favoritos estão C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien, George R.R. Martin, Edgar Allan Poe e Michael Moorcock.

Por conta de seu gosto pela leitura e pelas bibliotecas, ele optou por seguir a carreira de jornalista. Seus primeiros livros foram duas biografias: uma da banda Duran Duran, escrita em 1984, e a outra do escritor Douglas Adams, publicada em 1988.

Gaiman estava se dando muito bem na carreira quando sua vida deu uma virada: ele começou a publicar romances e histórias em quadrinhos, e logo se tornou um dos autores mais importantes do gênero.

O autor já publicou cerca de 50 livros que são amados por pessoas de diferentes gerações, faixas etárias, classes sociais e universos culturais. Sua profícua obra também já encontrou as telas, sendo adaptada para filmes e séries muito bem avaliados pela crítica.

Conheça as seis melhores adaptações de Neil Gaiman

As tramas criadas por Neil Gaiman têm em comum o diálogo com a mitologia vinda de diferentes culturas, fazendo que seu público parta de temas e arquétipos para pensar sobre questões contemporâneas. A seguir, apresentamos suas seis melhores adaptações para a TV e o cinema.

1. Sandman (2022-presente)

Sandman é um dos lançamentos mais esperados nos últimos anos. A série da Netflix leva para as telas a história dos Perpétuos, figuras míticas imaginadas por Gaiman e que foram retratadas nas HQs The Sandman, que contou com 75 edições.

O enredo central é sobre Sonho — Sandman, ou Lorde Morpheus, entre os vários nomes que ele adota —, a entidade que cuida do reino do sonhar. Quando ele é preso por um mago charlatão, a humanidade começa a passar por perrengues no que diz respeito à sua capacidade de habitar outros mundos enquanto dorme.

2. Deuses Americanos (2017-2021)

Deuses Americanos é a série do Amazon Prime que adapta um dos romances mais vigorosos escritos por Neil Gaiman, e durou 3 temporadas. Ela mostra o embate entre Velhos e Novos Deuses na luta pelo controle sobre o mundo e sobre os humanos.

Em paralelo a essa trama, acompanhamos a história de Shadow Moon, um ex-presidiário recém-liberto que sonha em voltar para sua esposa, Laura.

Quando Shadow descobre que Laura morreu em um acidente de carro, sua vida começa a desmoronar. É quando ele conhece um misterioso homem chamado Wednesday, que o levará para caminhos muito estranhos.

3. Good Omens (2019-presente)

Neil Gaiman escreveu Good Omens — traduzido no Brasil como Belas Maldições — ao lado de outro escritor inglês, Terry Pratchett. Em 1990, eles imaginaram uma comédia fantástica sobre o tema do Armagedon — que seria, de acordo com a Bíblia, a batalha final de Deus contra os humanos.

A série mistura elementos da mitologia cristã para contar as aventuras do anjo Aziraphale e do demônio Crowley, que se juntam quando o apocalipse é anunciado.

4. Coraline e o Mundo Secreto (2009)

Coraline e o Mundo Secreto é o casamento perfeito entre duas mentes geniais: a do escritor Neil Gaiman e a do diretor Tim Burton. O resultado é um filme infantil que é simultaneamente assustador e divertido.

O filme de animação acompanha uma garota que descobre em casa uma porta que a leva para um mundo espelhado, parecido com o seu, só que melhor. Tudo parece ótimo, até que sua cópia resolve mantê-la presa nessa nova dimensão.

5. Lucifer (2016-2021)

A cultuada série Lucifer, da Netflix, tem parte de personagens incluídos por Neil Gaiman em The Sandman. A trama apresentada gira em torno de Lucifer Morningstar, o senhor do inferno. Por estar entediado, ele abdica de seu trono e se muda para Los Angeles.

Lá, ele abre uma balada chamada Lux, mas fatos criminosos fazem com que ele se junte à polícia local, tornando-se um consultor que ajuda na solução de assassinatos.

6. Stardust: O Mistério da Estrela (2007)

Stardust: O Mistério da Estrela é considerado por muitos uma verdadeira pérola entre as comédias românticas dos anos 2000. O filme adapta o livro de Neil Gaiman, de 1997, e conta a história de Tristan, um rapaz apaixonado que promete recuperar um pedaço de uma estrela cadente para conquistar sua amada.

Contudo, a busca pela estrela acaba o levando para uma terra esquecida e misteriosa, onde terá que passar por vários empecilhos — incluindo aqui figuras mitológicas — para cumprir seu objetivo.

E então, você já assistiu a alguma dessas produções fantásticas? Se a resposta for não, separe um tempinho do seu final de semana e faça maratonas desses filmes e séries incríveis!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.