Quem dá mais? Veja quanto cada usuário vale para as gigantes da tecnologia

3 min de leitura
Imagem de: Quem dá mais? Veja quanto cada usuário vale para as gigantes da tecnologia
Avatar do autor

Quem, afinal, banca o financiamento de tecnologias como carros inteligentes, internet distribuída por balões e relógios cada vez mais integrados ao nosso cotidiano? Somos nós, é claro. Foi então que a equipe do How Much decidiu colocar a óbvia premissa à prova e mensurar quanto cada internauta vale a 12 grandes empresas de tecnologia.

Companhias como Amazon, Facebook, eBay e Twitter foram algumas das gigantes abarcadas pelo cálculo – que leva em conta o valor de mercado de cada marca e a quantidade de clientes retida pela empresa. Confira a seguir o valor de mercado, a quantidade de usuários ativos e o preço de cada internauta para a dúzia de marcas avaliada pelo How Much.

Nota: elencamos as 12 empresas segundo o valor de usuário único para as empresas.

1 – Amazon

Ao contrário de empresas como Google, a receita angariada pela Amazon é arrecada de forma direta (por meio das vendas online, e não via propagandas, por exemplo).

  • Valor de mercado: US$ 198 bilhões
  • Usuários ativos: 270 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 733

2 – Alibaba

Com investimentos em outros setores além do e-commerce, a companhia chinesa é a segunda que mais “valoriza” seus clientes.

  • Valor de mercado: US$ 217 bilhões
  • Usuários ativos: 152 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 621

3 – eBay

Tamanha valorização do usuário se dá em função das cotas cobradas pelo serviço de compra e venda online sobre os produtos anunciados por internautas.

  • Valor de mercado: US$ 71 bilhões
  • Usuários ativos: 152 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 474

4 – Google

O motor de buscas mais popular da atualidade é, ainda conforme o portal How Much, a empresa mais valiosa do mundo. Mas a dianteira é constantemente disputada entre Google e Apple, bem sabemos.

  • Valor de mercado: US$ 363 bilhões
  • Usuários ativos: 2 bilhões
  • Valor de cada usuário: US$ 182

5 – Facebook

A companhia fundada por Mark Zuckerberg é a rede social mais valiosa do mundo – e a segunda em valor de mercado.

  • Valor de mercado: US$ 227 bilhões
  • Usuários ativos: 1,4 bilhão
  • Valor de cada usuário: US$ 158

6 – Tencent

O investimento chinês é, assim como a Yahoo!, um serviço que abocanha diversos tipos de aplicações online (como produtos, destacam-se o WeChat, Tenpay e QQ)

  • Valor de mercado: US$ 195 bilhões
  • Usuários ativos: 2 bilhões
  • Valor de cada usuário: US$ 96

7 – Twitter

O microblog do pássaro azul têm quase 1/5 da quantidade total de usuários do Facebook (obrigado pelas observações, leitores!).

  • Valor de mercado: US$ 24,4 bilhões
  • Usuários ativos: 302 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 81

8 – Yahoo!

Enquanto plataforma dedicada também a jogos, análise de dados financeiros e email, o serviço polivalente aparece em 7ª posição do ranking que leva em conta o valor do usuário único na internet.

  • Valor de mercado: 42,2 bilhões
  • Usuários ativos: 600 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 70

9 – LinkedIn

Enquanto rede social para quem está à procura de emprego, a LinkedIn vai bem: vários membros do serviço pagam pela divulgação de seus currículos – o que garante ainda um bom valor de mercado à empresa.

  • Valor de mercado: US$ 24,9 bilhões
  • Usuários ativos: 364 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 69

10 – Groupon

A companhia de cupons virtuais têm conquistado cada vez mais usuários mundo afora – apesar de ser relativamente desconhecida por aqui.

  • Valor de mercado: US$ 4 bilhões
  • Usuários ativos: 160 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 28

11 – Zynga

Com o menor valor enquanto empresa da lista montada pelo How Much, a companhia dedicada à jogatina em rede tem notado redução em sua quantidade de usuários desde 2012.

  • Valor de mercado: US$ 2,7 bilhões
  • Usuários ativos: 100 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 28

12 – Yelp

Com a maioria da receita angariada a partir de propagandas, a empresa diz estar injetando dinheiro para, no futuro, gerar dinheiro e conquistar mais relevância no meio online.

  • Valor de mercado: US$ 3 bilhões
  • Usuários ativos: 142 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 25

...

Você está satisfeito com o seu valor enquanto "patrocinador" dos serviços online mais populares da atualidade? Comente no Fórum do TecMundo

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Quem dá mais? Veja quanto cada usuário vale para as gigantes da tecnologia