Quem, afinal, banca o financiamento de tecnologias como carros inteligentes, internet distribuída por balões e relógios cada vez mais integrados ao nosso cotidiano? Somos nós, é claro. Foi então que a equipe do How Much decidiu colocar a óbvia premissa à prova e mensurar quanto cada internauta vale a 12 grandes empresas de tecnologia.

Companhias como Amazon, Facebook, eBay e Twitter foram algumas das gigantes abarcadas pelo cálculo – que leva em conta o valor de mercado de cada marca e a quantidade de clientes retida pela empresa. Confira a seguir o valor de mercado, a quantidade de usuários ativos e o preço de cada internauta para a dúzia de marcas avaliada pelo How Much.

Nota: elencamos as 12 empresas segundo o valor de usuário único para as empresas.

1 – Amazon

Ao contrário de empresas como Google, a receita angariada pela Amazon é arrecada de forma direta (por meio das vendas online, e não via propagandas, por exemplo).

  • Valor de mercado: US$ 198 bilhões
  • Usuários ativos: 270 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 733

2 – Alibaba

Com investimentos em outros setores além do e-commerce, a companhia chinesa é a segunda que mais “valoriza” seus clientes.

  • Valor de mercado: US$ 217 bilhões
  • Usuários ativos: 152 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 621

3 – eBay

Tamanha valorização do usuário se dá em função das cotas cobradas pelo serviço de compra e venda online sobre os produtos anunciados por internautas.

  • Valor de mercado: US$ 71 bilhões
  • Usuários ativos: 152 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 474

4 – Google

O motor de buscas mais popular da atualidade é, ainda conforme o portal How Much, a empresa mais valiosa do mundo. Mas a dianteira é constantemente disputada entre Google e Apple, bem sabemos.

  • Valor de mercado: US$ 363 bilhões
  • Usuários ativos: 2 bilhões
  • Valor de cada usuário: US$ 182

5 – Facebook

A companhia fundada por Mark Zuckerberg é a rede social mais valiosa do mundo – e a segunda em valor de mercado.

  • Valor de mercado: US$ 227 bilhões
  • Usuários ativos: 1,4 bilhão
  • Valor de cada usuário: US$ 158

6 – Tencent

O investimento chinês é, assim como a Yahoo!, um serviço que abocanha diversos tipos de aplicações online (como produtos, destacam-se o WeChat, Tenpay e QQ)

  • Valor de mercado: US$ 195 bilhões
  • Usuários ativos: 2 bilhões
  • Valor de cada usuário: US$ 96

7 – Twitter

O microblog do pássaro azul têm quase 1/5 da quantidade total de usuários do Facebook (obrigado pelas observações, leitores!).

  • Valor de mercado: US$ 24,4 bilhões
  • Usuários ativos: 302 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 81

8 – Yahoo!

Enquanto plataforma dedicada também a jogos, análise de dados financeiros e email, o serviço polivalente aparece em 7ª posição do ranking que leva em conta o valor do usuário único na internet.

  • Valor de mercado: 42,2 bilhões
  • Usuários ativos: 600 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 70

9 – LinkedIn

Enquanto rede social para quem está à procura de emprego, a LinkedIn vai bem: vários membros do serviço pagam pela divulgação de seus currículos – o que garante ainda um bom valor de mercado à empresa.

  • Valor de mercado: US$ 24,9 bilhões
  • Usuários ativos: 364 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 69

10 – Groupon

A companhia de cupons virtuais têm conquistado cada vez mais usuários mundo afora – apesar de ser relativamente desconhecida por aqui.

  • Valor de mercado: US$ 4 bilhões
  • Usuários ativos: 160 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 28

11 – Zynga

Com o menor valor enquanto empresa da lista montada pelo How Much, a companhia dedicada à jogatina em rede tem notado redução em sua quantidade de usuários desde 2012.

  • Valor de mercado: US$ 2,7 bilhões
  • Usuários ativos: 100 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 28

12 – Yelp

Com a maioria da receita angariada a partir de propagandas, a empresa diz estar injetando dinheiro para, no futuro, gerar dinheiro e conquistar mais relevância no meio online.

  • Valor de mercado: US$ 3 bilhões
  • Usuários ativos: 142 milhões
  • Valor de cada usuário: US$ 25

...

Você está satisfeito com o seu valor enquanto "patrocinador" dos serviços online mais populares da atualidade? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: