A Wikimedia Foundation, entidade filantrópica que gerencia a Wikipédia e outros projetos, anunciou novas parcerias nesta quinta-feira (15). No mesmo dia em que a plataforma completa 25 anos, ela revelou que fechou acordo com empresas do setor de inteligência artificial (IA).
De acordo com o comunicado oficial, várias companhias que possuem chatbots ou grandes modelos de linguagem agora serão clientes da Wikimedia Enterprise. Essa é uma forma paga e "premium" dos serviços do projeto, voltado para companhias e outras organizações.
Nossos vídeos em destaque
As novas parcerias são com as empresas Amazon, Meta, Microsoft, Mistral AI e Perplexity. Da lista, as duas primeiras são listadas como parceiras já recorrentes, mas só agora elas tiveram o nome publicamente revelado.
Elas se juntam a outras aliadas que já faziam parte do acordo — incluindo o próprio Google, hoje também um nome forte em IA e que fechou contrato com a Wiki ainda em 2022. OpenAI e Anthropic, outros dois grandes nomes do setor, não constam entre as aliadas comerciais.
)
Segundo o grupo, o acordo ajuda a “garantir o trabalho" da comunidade global de voluntários e que o serviço "alcance bilhões de pessoas com a precisão e a transparência que a Wikipédia representa".
A importância da Wikipédia na era da IA
Apesar de já existir há 25 anos e ter uma grande importância na internet como uma enciclopédia colaborativa e vasta, a Wikipédia hoje é tida como mais relevante do que nunca para a indústria.
- O motivo é o uso dela pelo setor de IA: os verbetes são coletados e usados no treinamento dos principais chatbots do mercado, o que significa que o conteúdo dela deve ser completo, preciso e verdadeiro para que as respostas das IAs também tenham qualidade;
- Atualmente, a Wikipédia tem mais de 65 milhões de arquivos e superou a barreira dos 300 idiomas, com 15 bilhões de visualizações por mês;
- Porém, por muito tempo bots têm sido usados por essas empresas para vasculhar e coletar o conteúdo sem qualquer tipo de compensação para a plataforma;
- Isso elevou custos como o monitoramento de robôs e o tráfego em servidores — enquanto os acessos caíram de forma vertiginosa, já que muitas pessoas agora recorrem direto às IAs para respostas;
- O pagamento pelo acesso aos recursos a partir da Wikimedia Enterprise é tido pela organização como algo essencial na manutenção e na sobrevivência da Wikipédia e outros projetos do grupo, como a Wikimedia Commons.
A Enterprise é uma versão comercial dos projetos da Wikimedia com recursos personalizados, funções construídas sob demanda e dados estruturados para melhor atender cada cliente. Ou seja, trata-se de uma forma de compensação por atividades que essas marcas até poderiam (e já faziam) sem custos, o que prejudicava o funcionamento da plataforma.
Acesse a seção especial no TecMundo sobre IA e fique informado das principais novidades dessa indústria!
)
)
)
)
)
)
)