A Wikipedia está em busca de acordos com a OpenAI e as demais empresas de inteligência artificial para que elas paguem pelo uso de seus conteúdos para o treinamento de modelos de IA. O tema foi detalhado pelo cofundador da plataforma, Jimmy Wales, em entrevista à Reuters na última semana.
Mantida por voluntários de diversos países e disponível gratuitamente para qualquer pessoa, a enciclopédia online é considerada o maior repositório de conhecimento livre do mundo. Dessa forma, também acaba servindo de fonte para chatbots de IA que não param de surgir.
Nossos vídeos em destaque
Gastos elevados com acessos feitos por IAs
De acordo com Wales, a organização sem fins lucrativos que cuida da enciclopédia online passou a ter cada vez mais gastos com o aumento do acesso automatizado e em grande volume feito pelos bots. Por causa disso, está em busca de parcerias com as empresas de IAs.
- “Os bots de IA que rastreiam a Wikipedia percorrem todo o site. Portanto, precisamos de mais servidores, mais RAM e mais memória para armazenar isso em cache, e isso nos custa uma quantia desproporcional”, justificou;
- Pequenas doações feitas pelo público ajudam a manter o serviço no ar, garantindo o acesso livre, mas também estão sendo utilizadas, indiretamente, para financiar o desenvolvimento de produtos de empresas multimilionárias;
- “Essas pessoas doam dinheiro para apoiar a Wikipedia, e não para subsidiar a OpenAI, que nos custa uma fortuna. Isso não me parece justo”, criticou;
- Wales comentou, ainda, que a estratégia de envergonhar publicamente as empresas de IA, pelo uso gratuito dos conteúdos para seus produtos, pode ser mais útil do que tomar medidas legais contra elas.
)
Uma das possibilidades está no uso de ferramentas como AI Crawl Control, da Cloudflare. Com ela ativada, os acessos feitos pelas IAs que rastreiam a web em busca de conteúdos passariam a ter restrições.
No entanto, esse tipo de ação contraria os princípios da Wikipedia quanto a manter o acesso aberto para todos, como destaca o gestor. Ao mesmo tempo, há o aumento de custos causado pelo treinamento dos bots, criando um dilema para a Fundação Wikimedia.
Acordo com o Google
Os acordos que a Wikipedia pretende fazer com empresas de IA é semelhante ao firmado com o Google em 2022. Na ocasião, a gigante de Mountain View passou a pagar pelo acesso ao acervo da enciclopédia online para treinar seus novos modelos em desenvolvimento.
Segundo Wales, há negociações em andamento com outras organizações. Ele não citou diretamente quais seriam, mas especula-se que os acordos incluiriam os principais nomes do segmento, como OpenAI e Meta, que lidam com enormes quantidades de informações.
E você, o que pensa sobre o uso gratuito dos artigos da Wikipedia pelas IAs? Dê a sua opinião nas redes sociais do TecMundo.
)
)
)
)
)
)
)