menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Nova lei que pode banir ou forçar a venda do TikTok avança nos EUA; entenda

Segundo projeto sobre o TikTok vai para o Senado dos Estados Unidos e tem mais chances de ser aprovada; confira!

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule22/04/2024, às 08:45

Nova lei que pode banir ou forçar a venda do TikTok avança nos EUA; entendaFonte:  GettyImages 

Imagem de Nova lei que pode banir ou forçar a venda do TikTok avança nos EUA; entenda no tecmundo

Um novo projeto de lei que pode levar ao banimento do TikTok nos Estados Unidos avançou no país. A Câmara de Representantes dos EUA, que equivale ao Congresso local, aprovou uma segunda legislação que envolve a rede social chinesa.

Votado no último sábado (20) em caráter de urgência, o projeto de lei foi aprovado por 360 votos a favor contra 58 contrários. A partir de agora, ele segue para ser debatido no Senado e, por fim, passar por sanção presidencial.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Esse projeto difere do anterior por ser apenas um integrante de todo um pacote de medidas. A suspensão do TikTok é um dos pontos de uma série de benefícios de ajuda militar para os aliados Ucrânia e Israel — tópicos considerados de alta prioridade pelos conflitos em andamento e, por isso, com altas chances de aprovação como um todo sem novas discussões.

Como a suspensão foi vinculada a um projeto de grande porte, ela pode passar "embutida" na ajuda militar justificada como uma forma de sanção contra nações adversárias, que incluem Rússia e China. Esta última é a terra natal da ByteDance, a empresa dona TikTok.

Os caminhos para o futuro do TikTok nos EUA

Essa já é a segunda proposta de legislação nos EUA que pode resultar na proibição da rede social no país. O primeiro deles foi votado na Câmara dos Representantes em março deste ano e também passou por larga margem.

A nova legislação oferece para a ByteDance o prazo de 270 dias para encontrar uma solução que se adeque à política estadunidense. Esse período pode ser ampliado por mais 90 dias, caso o presidente Joe Biden ache necessário.

Protestos nos últimos meses reuniram apoiadores e influenciadores da plataforma. (Imagem: Getty Images)Protestos nos últimos meses reuniram apoiadores e influenciadores da plataforma. (Imagem: Getty Images)

Para não ser banido no país, o TikTok precisaria passar para outra empresa, de preferência de controle acionário ou por uma companhia dos próprios EUA. 

O próprio TikTok já se manifestou contrário aos projetos de lei. Segundo a rede social, além de prejudicar a liberdade de expressão bastante defendida pela Constituição dos EUA, o projeto "vai tirar bilhões de dólares do bolso de criadores e pequenos negócios"

Atualmente, são cerca de 170 milhões de usuários do TikTok nos EUA. Apesar da alta popularidade, o presidente anteriormente declarou que aprovará a legislação caso ela passe pelo Legislativo.

O Senado ainda não tem data para voltar a discutir o projeto de lei. Ele também pode desvincular o TikTok do pacote de sanções, mas esse caminho é agora considerado menos provável.