Como estudar nos Estados Unidos sem sair do Brasil?

4 min de leitura
Imagem de: Como estudar nos Estados Unidos sem sair do Brasil?
Imagem: GettyImages

Com o avanço das tecnologias de educação, hoje é possível realizar boa parte de seus estudos de forma remota, sem ter que estar de maneira presencial na instituição de ensino de sua escolha. Para muita gente, esta é a oportunidade de realizar o sonho de estudar nos Estados Unidos sem sair de casa.

Muitas universidades norte-americanas ofertam hoje cursos por meio do ensino a distância (EAD). Além disso, ter um diploma de uma instituição mundialmente renomada pode ser um diferencial no currículo. Saiba mais sobre essa possibilidade!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como estudar nos Estados Unidos estando no Brasil?

(Fonte: GettyImages)Ter um curso realizado internacionalmente no currículo é uma forma de chamar atenção dos recrutadores. (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Os Estados Unidos está entre os países mais buscados por quem está atrás de um diploma internacional. Por conta disso, as universidades também ampliaram a oferta de cursos online e, mesmo com o fim da pandemia de COVID-19, não retomaram totalmente o ensino presencial em seus campus.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que aumentou a adesão de matrículas no ensino superior remoto dentro e fora do país. Cada vez mais pessoas está em busca de uma formação estrangeira que, além de abrir seu leque de opções profissionais, também seja um diferencial no currículo.

Vale a pena fazer um curso a distância?

(Fonte: GettyImages)Estudar online em universidades estrangeiras é possível. (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

O mais interessante é que há cursos de diferentes durações, e até mesmo oportunidades para quem não fala uma palavra de inglês. A procura é tanta que há até um nome para essa modalidade de ensino: chama-se de educação transnacional (Transnational Education – TNE) – ou cross-border education, que quer dizer algo como “educação transfronteiriça”.

Há boas vantagens em escolher esse modelo para estudar. O principal fator é econômico, já que você consegue ter uma formação internacional sem ter que lidar com os custos de sair do país. O outro benefício é ter contato com o conhecimento gerado em algumas das instituições com as melhores mentes pensantes da contemporaneidade.

Deste modo, os cursos garantem qualidade de ensino por meio de um corpo docente renomado e recursos virtuais diversos, que diminuem as possíveis limitações do ensino remoto.

A boa notícia é quem algumas das instituições mais prestigiadas dos Estados Unidos (que integram o famoso grupo Ivy League) estão oferecendo cursos gratuitos e pagos desta forma. São mais de 500 opções para todos os gostos e interesses.

Confira a seguir mais detalhes de cada uma dessas universidades?

Stanford University

Stanford University (Fonte: GettyImages)Stanford University (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

A Stanford University tem opções incríveis de cursos gratuitos, com certificação final para os estudantes que cursarem.

Entre eles, estão os cursos: Understanding Einstein: The Special Theory of Relativity (Entendendo Einstein: A Teoria Especial da Relatividade) e CSI:ME Case Studies in Medical Errors (CSI: Estudos de Caso com Erros Médicos). Para conhecer os demais cursos, confira a plataforma Stanford Online.

Columbia University

Columbia University (Fonte: GettyImages)Columbia University (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

A Columbia University está entre as mais tradicionais dos Estados Unidos, e está localizada na cidade de Nova York. A instituição oferece, em parceria com a Coursera e com a Edx, diversos cursos online de amplas áreas do conhecimento.

Dentre eles, está The Age of Sustainable Development (A Era do Desenvolvimento Sustentável) e Financial Engineering and Risk Management Part 1 (Engenharia Financeira e Gestão de Riscos Parte 1). Todos dão certificado no final do curso. Para mais informações, acesse o site.

Yale University

Yale University (Fonte: GettyImages)Yale University (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

A Yale University é a terceira mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos. Se o seu sonho é estudar lá, saiba que dá para fazer isso daqui do Brasil.

Os cursos podem ser baixados no site da universidade e, entre eles, estão Introduction to Theory of Literature (Introdução à Teoria da Literatura), Modern Poetry (Poesia Moderna) e Roman Architecture (Arquitetura Romana). Saiba mais sobre os cursos aqui.

University of Chicago

University of Chicago (Fonte: GettyImages)University of Chicago (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

A University of Chicago também oferta cursos em parceria com o Coursera. Todos eles dão direito a certificação.

Entre os destaques, estão Critical Issues in Urban Education (Questões Críticas na Educação Urbana) e o Understanding the Brain: The Neurobiology of Everyday Life (Compreendendo o Cérebro: Neurobiologia da Vida Cotidiana). O mais legal é que tem legenda em português. Para saber mais sobre os cursos, clique aqui.

Harvard University

Harvard University (Fonte: GettyImages)Harvard University (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Já a icônica Harvard University traz opções de cursos gratuitos e pagos. Para os pagos, os valores variam entre US$ 29 e US$ 299. Entre os cursos gratuitos, está Lições do Ebola: Prevenindo a próxima pandemia. Confira a lista completa aqui.

Princeton University

Princeton University (Fonte: GettyImages)Princeton University (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

A Princeton University disponibiliza seus cursos pela plataforma EDX e Coursera. Eles podem durar entre 4, 6 e 8 semanas.

Dentre as opções do atual semestre, estão os cursos de Civil Liberties (Liberdades Civis), Constitutional Interpretation (Interpretação Constitucional) ou The Art of Structural Engineering: Bridges (A Arte da Engenharia Estrutural: Pontes). Saiba mais aqui.

Dartmouth University

Dartmouth University (Fonte: GettyImages)Dartmouth University (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

A Dartmouth University possui um núcleo de artes liberais que une cursos de 40 departamentos da instituição.

A ideia é que eles auxiliem os alunos a ter uma compreensão mais ampla da humanidade e das diferentes sociedades. Saiba mais sobre os cursos aqui.

Conheça a Logos University International

Logos University International (Fonte: GettyImages)Logos University International (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

A Logos University International, que tem filiais em Louisiana e Miami, é uma instituição que tem investido nessa tendência e tem foco no atendimento de estudantes latinos.

Seu EAD é dedicado a atender a demanda crescente, sobretudo de brasileiros, que querem estudar em instituições estrangeiras, valorizando seu currículo. Vale lembrar que os certificados internacionais também podem ser usados para facilitar o processo para obter o visto EB2 nos Estados Unidos.

Um diferencial da Logos University International é que se trata da única universidade de Miami que concede títulos que são reconhecidos pelo MEC através da plataforma Carolina Bori. Pode ser a oportunidade que faltava para você obter seu diploma internacional para buscar novas oportunidades. Saiba mais sobre a instituição aqui.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho no TecMundo e mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.