Epic Games acusa Apple de não cumprir liminar sobre pagamentos na App Store

1 min de leitura
Imagem de: Epic Games acusa Apple de não cumprir liminar sobre pagamentos na App Store
Imagem: Getty Images/Reprodução

A disputa entre a Epic Games e a Apple teve um novo capítulo nesta quarta-feira (13). Desta vez, a desenvolvedora responsável pelo game Fortnite pediu à justiça dos Estados Unidos que condene a gigante de Cupertino por não cumprir uma liminar que rege o funcionamento da App Store em relação aos meios de pagamento.

Obtida pela editora de games em setembro de 2021, a decisão obrigava a Apple a liberar para os desenvolvedores de apps a inclusão de links e botões que direcionem os usuários a um site externo na hora de pagar compras. Com a medida, os consumidores teriam a opção de usar meios de pagamentos que não fossem o da própria plataforma da Maçã.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Epic quer que a Apple permita os pagamentos externos nos apps para iOS.A Epic quer que a Apple permita os pagamentos externos nos apps para iOS.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

De acordo com a Epic, a Apple não cumpriu a ordem, tornando os links de direcionamento “comercialmente inutilizáveis” dentro da loja de apps. Além disso, a big tech estaria proibindo a utilização de links externos que se assemelham a botões de pagamento alternativos, obrigando os usuários a recorrerem ao método convencional.

Na solicitação enviada ao tribunal de Oakland, na Califórnia, o estúdio acrescentou declarações de outros desenvolvedores que ajudaram a reforçar suas alegações de “violação flagrante” por parte da Apple. Entre eles, estão o CEO do processador de pagamentos Paddle, Christian Owens, e o CEO do app de fitness Down Dog, Benjamin Simon.

Novas taxas cobradas pela Apple

Após não obter sucesso em suas apelações, a gigante da tecnologia foi obrigada a cumprir a liminar no início deste ano. Mas conforme a Epic Games, a responsável pelo iOS continua a cobrar taxa pelas transações efetuadas na App Store, tendo apenas reduzido a comissão em 3% na comparação com o modelo anterior.

No momento, ela exige que os desenvolvedores paguem entre 12% e 27% de taxa sobre as compras feitas na plataforma – anteriormente, a comissão variava de 15% a 30%. O estúdio argumenta que se trata do mesmo tipo de cobrança, descumprindo a decisão judicial.

Exigindo que a liminar seja cumprida na íntegra, a Epic afirma que a violação “impede qualquer competição significativa entre soluções de pagamento”. Por enquanto, a Apple não se manifestou sobre o assunto.

O que achou? Para manter-se atualizado sobre o assunto, fique de olho aqui no TecMundo. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.