Apple anuncia grande mudança na App Store e permitirá instalar apps 'de fora' no iPhone

3 min de leitura
Imagem de: Apple anuncia grande mudança na App Store e permitirá instalar apps 'de fora' no iPhone
Imagem: Apple/Divulgação

A Apple anunciou, nesta quinta-feira (25), uma das principais mudanças na App Store desde o lançamento da loja virtual. Seguindo a Lei de Mercados Digitais (DMA) da União Europeia, a empresa passará a permitir a instalação de aplicativos de fora da sua loja, além de permitir o uso de lojas de apps de terceiros no seu ecossistema.

Disponível a partir de hoje para desenvolvedores que utilizam o iOS 17.4 beta, a novidade será distribuída nos 27 países do bloco europeu a partir de março deste ano. Não há confirmações de que a Apple levará a mudança para outros países.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Assim como em ocasiões anteriores, a Apple reitera que as "novas opções para processar pagamentos e baixar aplicativos no iOS abrem novos caminhos para malwares, fraudes e golpes, conteúdo ilícito e prejudicial e outras ameaças à privacidade e à segurança".

Apple iPhone 15A Apple anunciou hoje (25) a maior mudança já realizada na App Store.Fonte: Wellington Arruda/TecMundo

Segundo a companhia, foram adicionadas proteções extras para reconhecer apps autênticos no iOS e autorizações específicas para desenvolvedores. A empresa afirma que as mudanças trazem mais de 600 novas APIs (de análise de apps e processamento de pagamentos, por exemplo) ao sistema do iPhone.

"A nossa prioridade continua ser a de criar a melhor e mais segura experiência possível para os nossos utilizadores na UE e em todo o mundo”, afirmou Phil Schiller, executivo responsável pela App Store.

Qual o impacto da mudança na App Store?

O anúncio da Apple é significativo, principalmente, porque a empresa sempre relutou em aceitar a prática de sideloading — instalar aplicativos de fora de sua loja —, algo existente no Android.

As mudanças realizadas agora pela empresa envolvem o iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS. Os desenvolvedores poderão:

  • Escolher o seu próprio provedor de serviço de pagamento dentro dos apps;

  • Adicionar opções para que os usuários façam transações (como assinaturas, por exemplo) no site externo do serviço ou app.

No entanto, a empresa esclarece que "não poderá emitir reembolsos e terá menos capacidade de oferecer suporte aos clientes que encontrarem problemas, golpes ou fraudes".

Com as mudanças, os desenvolvedores também precisarão informar os clientes da loja. Na App Store, uma nova etiqueta será exibida em apps que utilizam um processo de pagamento alternativo. Os próprios apps também terão uma indicação de quando uma transação estiver sendo feita com um outro método de fora da loja.

iPhoneAs mudanças na App Store devem impactar apenas usuários da União Europeia.

Vale considerar que a Apple continuará revisando os aplicativos e utilizando novos processos por causa da nova política. A empresa deverá analisar, entre outros, se os desenvolvedores "comunicam com precisão sobre transações" que partem de meios alternativos.

Isso não significa, porém, que a Apple deixará de cobrar taxas para desenvolvedores. Por outro lado, a comissão será reduzida para 10% e 17%, dependendo da transação. A empresa também cobrará uma taxa adicional de 3% para processar pagamentos pela App Store. Por fim, apps com mais de um milhão de downloads precisarão pagar 50 centavos de euro por instalação anual.

De acordo com Schiller, os desenvolvedores podem optar por continuar trabalhando sob os mesmos termos atuais da App Store.

Outras mudanças no sistema da Apple

Com as novas regras, usuários do iPhone notarão algumas outras mudanças a partir do iOS 17.4. Por exemplo, a empresa permitirá que aplicativos de streaming de jogos cheguem globalmente aos usuários.

Na União Europeia, usuários verão uma nova tela para escolher um navegador padrão quando abrirem o Safari pela primeira vez. Na mesma linha, a empresa permitirá que versões "completas" de navegadores de terceiros, como o Google Chrome e o Opera, utilizem motores próprios que não sejam o WebKit.

A Apple também reforça que incluiu novas APIs para que o NFC do iPhone seja utilizado de forma mais livre.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.