Como transformar desafios em ESG em oportunidades no setor de tecnologia?

2 min de leitura
Imagem de: Como transformar desafios em ESG em oportunidades no setor de tecnologia?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Por Carolina Cabral.

Como CEO da Nimbi, uma empresa que atua diretamente com tecnologia, tenho acompanhando de perto a evolução do ESG e seu impacto nas estratégias corporativas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Posso dizer que quando surgiu a adoção das práticas ESG, elas eram vistas, por muitas empresas como um conjunto de obrigações regulatórias a serem cumpridas, porém, na minha concepção, essa percepção está mudando. No segmento de Tecnologia , onde a inovação é constante, o ESG se apresenta como uma oportunidade de repensar processos, produtos e serviços sob uma nova ótica, que valoriza a sustentabilidade, a equidade social e uma governança sólida.

A integração do ESG nas estratégias de negócios não se trata apenas de mitigar riscos ou cumprir com legislações. Trata-se de construir uma marca forte, atrair e reter talentos, e abrir portas para novas oportunidades de mercado. Empresas de

Tecnologia que adotam práticas ESG de forma genuína tendem a se destacar, pois demonstram compromisso não só com lucro, mas com impacto de suas operações no Brasil e no mundo.

No contexto atual, os stakeholders estão cada vez mais conscientes e exigentes quanto às práticas empresariais. Investidores, clientes e colaboradores buscam associações com empresas que não apenas oferecem soluções tecnológicas avançadas, mas que também agem de maneira responsável e sustentável. Neste sentido, o ESG se torna um diferencial competitivo importante.

Além disso, a adoção de práticas ESG no setor de tecnologia estimula a inovação. Ao enfrentar desafios ambientais e sociais, as empresas são incentivadas a desenvolver novas tecnologias e modelos de negócio que não apenas atendam às necessidades do mercado, mas que também contribuam positivamente para a sociedade e o meio ambiente.

ESG nas empresasA adoção de práticas ESG no setor de tecnologia estimula a inovação.

A governança, o "G" do ESG, é particularmente crítica no setor tecnológico. Práticas de governança sólidas asseguram que as empresas sejam administradas de maneira ética e transparente, fortalecendo a confiança dos stakeholders. Isso é essencial em um setor onde a velocidade da inovação e a complexidade dos produtos podem, por vezes, obscurecer a visibilidade das operações.

O ESG representa uma mudança de padrão para o setor de tecnologia. Ele oferece uma estrutura para que as empresas não apenas prosperem financeiramente, mas também contribuam de maneira significativa para a construção de um futuro sustentável. Como líderes empresariais, temos a responsabilidade e a oportunidade de integrar o ESG ao núcleo de nossas estratégias de negócio.

A integração do ESG como estratégia de negócio no segmento de tecnologia não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Para empresas como a Nimbi, representa a chance de liderar pelo exemplo, demonstrando que é possível alcançar o sucesso empresarial enquanto se contribui positivamente para o mundo.

O futuro do nosso segmento dependerá cada vez mais de como as empresas respondem aos desafios e oportunidades apresentados pelo ESG.

****

Carolina Cabral possui mais de 15 anos de carreira em Procurement, é CEO da Nimbi, mãe do Gustavo e esposa da Patricia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.