ESG: 10 empresas brasileiras que se destacam no mercado

4 min de leitura
Imagem de: ESG: 10 empresas brasileiras que se destacam no mercado
Imagem: Gettyimages

O mundo está cada vez mais preocupado com o meio ambiente. E para isso, foram adotadas diversas mecânicas para que possamos cuidar do nosso planeta e, principalmente, para futuras gerações.

E uma delas são as empresas compromissadas com a ESG, Environmental, Social and Governance, em uma tradução livre: Meio ambiente, Social e Governança. Elas possuem um compromisso de boas práticas com o meio ambiente, seja na sua produção, ou até mesmo nos hábitos do dia a dia dentro do próprio estabelecimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Diante disso, foi criado um ranking para analisar as empresas que melhor aplicam a ESG. Com ele, é possível tomar conhecimento de quem está mais preocupado com o nosso bem estar, e engajado com práticas que ajudam a cuidar do nosso meio ambiente.

As empresas EGC possuem um alto compromisso com a sustentabilidade e a preservação do planeta.As empresas EGC possuem um alto compromisso com a sustentabilidade e a preservação do planeta.Fonte:  GettyImages 

E hoje o TecMundo traz uma lista com dez empresas brasileiras que se destacam no mercado e com o seu compromisso com a ESG. Confira!

1. Natura

Como o próprio nome sugere, a Natura é de longe uma das empresas mais engajadas com a preservação do nosso ambiente. Ela possui uma ambiciosa meta de zerar suas emissões de gases até 2030, além de estar ativa na preservação da Amazônia, com um trabalho de conservação de mais de 2 milhões de hectares da floresta.

2. Boticário

O Boticário tem se destacado na área de reciclagem e desenvolvimento sustentável. A empresa já soma mais de 40 anos com programas internos de reutilização de insumos e priorização da eficiência energética, além de uma meta de solucionar 150% dos resíduos gerados por seus fornecedores e também pelos seus clientes.

O Grupo Boticário tem uma meta de reciclar 150% do resíduos de seus produtos.O Grupo Boticário tem uma meta de reciclar 150% do resíduos de seus produtos.Fonte:  YouTube 

3. Ambev

A maior cervejaria da América Latina é também destaque na ESG. Preocupada com o problema hídrico do planeta, ela conta com um sistema que preza pela utilização inteligente do insumo, tendo a menor taxa de uso de água por litro de cerveja entre todas as empresas do ramo. 

4. Unilever

A Unilever é outra empresa que vem a cada ano se destacando no quesito ESG. Ela adota um plano de sustentabilidade, que foi criado em 2010, e que visa ampliar os conceitos não apenas dentro da empresa, mas também em fornecedores e clientes. Recentemente, ela anunciou que pretende alterar a receita de alguns de seus sorvetes visando mudar a temperatura de seus freezers para uma que seja mais compatível com a redução da emissão de gases.

5. Ypê

O comprometimento da Ypê tem se mostrado tão grande que a empresa chegou a criar uma nova área responsável pelo ESG. Chamada de Sustentabilidade, Impacto e Novos Negócios, ela tem o objetivo de aumentar o impacto social de suas ações, além de trazer iniciativas para que todo seu ecossistema alcance melhores resultados junto à sociedade.

A Ypê conta com uma área exclusiva para cuidar da sustentabilidade da empresa.A Ypê conta com uma área exclusiva para cuidar da sustentabilidade da empresa.Fonte:  Ypê/ Divulgação 

6. Nestlé

A Nestlé é uma empresa que além de aplicar o EGS no dia a dia, também conta com metas para os próximos anos. As principais delas são obter 30% das principais matérias-primas por meio de práticas regenerativas, coletar e reciclar o equivalente a todo o plástico colocado no mercado brasileiro, e conservar 300 mil hectares de floresta na Amazônia.

7. Petrobrás

A empresa mais valiosa do Brasil também conta com diversas iniciativas para a preservação do meio ambiente. A sua principal meta é a redução da emissão de gases poluentes, e para isso há uma constante busca por tecnologias inovadoras que ajudem no processo, como ampliação de usinas eólicas. 

8. Banco do Brasil

O Banco do Brasil traz uma série de iniciativas visando a aplicação do ESG. A que mais se destaca é o investimento em tecnologias sustentáveis. Para isso, ele criou uma metodologia própria de avaliação de crédito, que favorece empresas compromissadas com a preservação do meio ambiente. 

9. P&G

Desde setembro de 2021, a P&G estabeleceu uma meta ousada: a de atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa. Além disso, ela também traçou um plano para a neutralidade de carbono para 2040, e um Plano de Ação para a Transição Climática que vai operar em toda a sua linha de produtos, desde a saída para a prateleira, até o descarte pelo consumidor.

A P&G conta com um Plano de Ação para a Transição Climática para o descarte de seus produtos.A P&G conta com um Plano de Ação para a Transição Climática para o descarte de seus produtos.Fonte:  Einvestidor 

10. Coca-Cola

Recentemente, a Coca-Cola apresentou uma campanha pautada na sustentabilidade. Ela é o início de uma nova política da empresa para o ESG, que se expande para iniciativas como, até 2030,  recolher e reciclar o equivalente a 100% das embalagens que coloca no mercado, e devolver à natureza 100% da água que utiliza em seus processos produtivos.

Agora que você já conhece as empresas que mais se preocupam com o meio ambiente, que tal se inspirar nessas iniciativas e mudar alguns de seus hábitos para ajudar a preservação do planeta?

E você, lembrou de alguma empresa que também se destaca na preservação do meio ambiente? Conte para a gente em nossas redes sociais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.