HMD começa a substituir marca Nokia, que pode 'sumir' de novo do mercado

2 min de leitura
Imagem de: HMD começa a substituir marca Nokia, que pode 'sumir' de novo do mercado
Imagem: HMD

A empresa finlandesa HMD Global, atual detentora da marca Nokia para a fabricação de smartphones, agora terá a própria linha de celulares. Ela foi batizada como Human Mobile Devices, o mesmo significado do nome da companhia.

Em um vídeo divulgado no canal oficial da empresa, HMD confirma os planos e sugere que vai apresentar novidades em breve. A companhia promete dispositivos "resistentes, divertidos, seguros, rápidos e acessíveis", além de sustentáveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A HMD Global anunciou a intenção de ter uma marca própria em setembro do ano passado, mas só agora oficializou a decisão.

A Nokia vai continuar existindo?

Por enquanto, não há muitos detalhes sobre qual será o futuro da Nokia como marca. Os direitos seguem com a HMD Global e ela diz que "ainda é a fabricante" dos aparelhos com esse nome.

Por outro lado, parece que o protagonismo da companhia está com os dias contados e a marca HMD deve substituir a Nokia aos poucos. O nome da lendária companhia pode continuar com celulares mais simples e até modelos não inteligentes, por exemplo, mas os detalhes específicos dessa reestruturação ainda não foram divulgados.

No post publicado no site oficial, ela garante que os smartphones da companhia continuarão na loja da HMD e os modelos em catálogo terão todo o suporte possível para além do período de garantia. Os dispositivos estão todos com desconto, o que também é um sinal de queima de estoque.

O Nokia X30 5G, um dos últimos celulares top de linha da marca no mercado.O Nokia X30 5G, um dos últimos celulares top de linha da marca no mercado.Fonte:  HMD 

A Nokia é uma das fabricantes de telefonia móvel mais tradicionais de toda a indústria. Fundada como uma fábrica de papel na Finlândia em 1865, ela foi uma das pioneiras do setor de celulares na década de 1980.

Nos anos seguintes, ela virou líder do setor com modelos acessíveis e resistentes, como o clássico Nokia 3310, e modelos corporativos, como o Nokia 9000 Communicator.

Em setembro de 2013, a gigante Microsoft comprou toda a divisão mobile da parceira finlandesa pelo equivalente a R$ 17 bilhões na época.

A linha Nokia Lumia de aparelhos com Windows Phone deixou a sua marca, mas a relação ficou desgastada e o nome foi abandonado pela dona. Como resultado, em 2016, a HMD Global adquiriu a licença do nome Nokia para reviver a companhia apenas por nome.

O Nokia 3310 na versão repaginada de 2017.O Nokia 3310 na versão repaginada de 2017.Fonte:  HMD 

Modelos com Android foram lançados, assim como a versão repaginada de modelos antigos. O sucesso chegou por volta de 2018, mas ao longo dos últimos anos a Nokia perdeu fôlego mesmo mudando para modelos mais básicos e acessíveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.