Relembrar é viver: Motorola V3 e mais 7 celulares 'iPhones dos anos 2000'

3 min de leitura
Imagem de: Relembrar é viver: Motorola V3 e mais 7 celulares 'iPhones dos anos 2000'
Imagem: GettyImages

Nos anos 2000, o universo da telefonia móvel estava passando por uma revolução. Celulares antes vistos apenas como dispositivos de comunicação tornaram-se verdadeiros ícones da moda e da tecnologia. Como esquecer do clássico "tijolão" Nokia 3310 ou do icônico Motorola V3?

Cada um desses aparelhos traz consigo uma história repleta de inovações tecnológicas e uma notável repercussão no Brasil. Que tal fazermos uma viagem no tempo para relembrar alguns dos modelos que se destacaram nos anos 2000? Saiba curiosidades sobre os celulares antigos que marcaram uma geração!

1) Nokia 3310

O Nokia 3310 é um dos telefones que são impossíveis de lembrar sem pensar na moda dos anos 2000. Conhecido por sua durabilidade quase lendária, esse aparelho conquistou milhões de usuários em todo o mundo. E o seu famoso jogo da cobrinha? Fez sucesso entre jovens e adultos, assim como a capacidade de trocar a capa.

Nokia 3310 é o símbolo de uma nova era tecnológica.Nokia 3310 é o símbolo de uma nova era tecnológica.Fonte:  GettyImages 

2) Samsung SGH-A800

Apesar de não ser tão popular quanto alguns modelos concorrentes, a Samsung lançou em 2022 o celular Samsung SGH-A800. O design "flip" e a câmera embutida eram raros na época, tornando o modelo com luz azul uma das opções mais sofisticadas no mercado.

Samsung SGH-A800 tinha uma tela colorida, algo incomum nos anos 2000.Samsung SGH-A800 tinha uma tela colorida, algo incomum nos anos 2000.Fonte:  Samsung 

3) Motorola RAZR V3

O Motorola RAZR V3 é uma lenda. Lançado em 2004, o aparelho da marca norte-americana foi vendido 130 milhões de vezes no mundo todo. O modelo flip de espessura fina e visor externo para exibir hora, data e notificações bateu recorde atrás de recorde.

Motorola V3 foi superado em 2010 pelos modelos com 3G, Wi-Fi e touchscreen.Motorola V3 foi superado em 2010 pelos modelos com 3G, Wi-Fi e touchscreen.Fonte:  Motorola 

O Motorola RAZR V3 foi eleito quatro anos seguidos como o celular mais vendido nos Estados Unidos. É fácil entender o motivo, afinal, ele ditou a tendência no mercado de celulares por um longo tempo.

4) LG Chocolate

Design deslizante e tecla touch sensível. Duas características do LG Chocolate que já eram mega novidade em 2006 – ano do seu lançamento. Era a combinação de design minimalista e funcionalidade que o tornou um dos favoritos da época.

LG Chocolate foi o primeiro celular da LG com 18 milhões de exemplares vendidos.LG Chocolate foi o primeiro celular da LG com 18 milhões de exemplares vendidos.Fonte:  LG 

5) iPhone 3G

A chegada do iPhone 3G revolucionou o mercado de smartphones. Ele se tornou sinônimo de status social em 2008 e conseguiu definir os padrões para os anos seguintes da Apple – e demais marcas concorrentes.

iPhone 3GiPhone 3GFonte:  GettyImages 

O design moderno com tela touchscreen e interface agradável estabeleceu o início da dominação da maçã no universo das comunicações. Na época, o iPhone 3G era comercializado com duas opções de memória (8 GB e 16 GB).

Ainda que seu preço fosse bem superior aos demais modelos populares, como BlackBerry, o celular da Apple se tornou objeto de desejo de muita gente!

6) Sony Ericsson W380

O Sony Ericsson W380 trouxe inovação ao mercado ao apresentar uma tela externa sensível ao toque para controlar a música. Um "detalhe" que fez todo apaixonado por música querer um desse no bolso!

Sony Ericsson W380 é lembrado por seu design compacto e tela externa sensível ao toque.Sony Ericsson W380 é lembrado por seu design compacto e tela externa sensível ao toque.Fonte:  Sony Ericsson/Americanas 

7) BlackBerry Curve 8520

Os BlackBerrys eram conhecidos por sua excelente capacidade de acessar contas de e-mail e trocar mensagens, principalmente pelo público corporativo. Lançado em 2009, o Curve 8520 foi um dos modelos mais populares no final dessa década, tornando-se uma escolha óbvia para quem quisesse experimentar o teclado QWERTY por um preço acessível.

BlackBerry Curve 8520 tinha suporte a arquivos do Word e PowerPoint.BlackBerry Curve 8520 tinha suporte a arquivos do Word e PowerPoint.Fonte:  Aliexpress 

8) Samsung Corby

O Samsung Corby era um dos celulares que mais atraiu a atenção dos jovens por ser acessível, ter capas coloridas e uma tela sensível ao toque. A possibilidade de personalização era um dos seus pontos altos, assim como o acesso às redes sociais Facebook e MySpace.

Samsung Corby foi lançado no mercado mundial em 2009.Samsung Corby foi lançado no mercado mundial em 2009.Fonte:  Samsung 

O túnel do tempo termina por aqui e só quem faz parte da geração Z, os babies de 1995 a 2010, sabem como os anos 2000 foram uma época de grande agitação na indústria de telefonia móvel!

Relembrar esses dispositivos nos faz apreciar como a evolução tecnológica moldou o mundo dos smartphones que conhecemos hoje. Falando em modernidade, você sabia que o sentimento de nostalgia ainda influencia as tendências atuais?

Inclusive, saiba tudo sobre o retorno da Câmera Cybershot como a nova moda entre jovens. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.