Quatro entre dez brasileiros já sofreram tentativas de golpes do Pix, revela pesquisa

2 min de leitura
Imagem de: Quatro entre dez brasileiros já sofreram tentativas de golpes do Pix, revela pesquisa
Imagem: Marcio Binow Da Silva/Getty Images

Uma pesquisa revelou que quatro a cada dez brasileiros já sofreram tentativas de golpes com Pix, sendo que cerca de 9% dos brasileiros já foram vítimas das ações criminosas.

As informações constam no estudo “Golpes com Pix no Brasil”, que foi lançado ontem (05) pela fintech Silverguard. Os dados foram consultados no Mecanismo de Devolução do Pix (MED), uma ferramenta do Banco Central (BC) que possibilita o retorno do dinheiro em caso de fraude ou erro operacional.

O levantamento mostra que todas as classes sociais são vítimas dos golpistas. Contudo, as classes DE são as principais vítimas, representando 16% dos golpes. Do outro lado, a classe B é a menos afetada, representando 6% dos crimes.

PixA pesquisa mostrou resultados do Mecanismo de Devolução do Pix (Imagem: Reprodução/Golpes com Pix no Brasil)

Uma informação que chama a atenção é que 78% das vítimas entrevistadas caíram mais de uma vez em algum golpe com Pix.

E em relação à faixa etária, brasileiros de todas as idades são afetados. Porém, os idosos sofrem muito mais porque enquanto mais jovens (entre 18 e 39 anos) sofrem golpes de uma média de R$ 680, os idosos sofrem golpes em média de R$ 5,4 mil.

“Os golpes costumam ser mais cruéis com os mais velhos já que muitos estão aposentados e não tem como reconstruir o patrimônio acumulado durante uma vida inteira”, afirmou Marcia Netto, CEO da Silverguard.

Redes sociais como isca

A pesquisa sobre golpes com Pix mostra de maneira bastante clara que as redes sociais são utilizadas como isca pelos criminosos. Segundo o levantamento, sete em cada dez golpes com Pix são iniciados pelas plataformas da Meta.

O WhatsApp é o líder deste infame quesito, sendo a principal forma de atrair vítimas a partir de 40 anos. Os jovens de 18 a 39 anos são atraídos mais por Facebook e Instagram.

Redes sociaisMeta, Instagram e Facebook são campos férteis para os golpes (Imagem: Reprodução/Golpes com Pix no Brasil)

Outro dado alarmante é que apesar da existência do MED, a maioria das vítimas não consegue o dinheiro de volta. Nove em cada dez pessoas que caíram em algum tipo de ação criminosa não tiveram seu dinheiro de volta. E na verdade, um terço das vítimas nem tenta reaver a grana perdida.

Apenas 45% das vítimas registraram o Boletim de Ocorrência (B.O.) do golpe, o que indica que o número está subnotificado pelas fontes oficiais de segurança pública brasileiras. E, quanto menor o prejuízo, menor a taxa de B.O. realizado O que fazer para denunciar um golpe com Pix?

Como denunciar um golpe do Pix?

A Silverguard elaborou um guia sobre como as pessoas devem agir caso sejam vítimas de golpes no Pix. Confira, a seguir, o passo a passo:

  • Entre em contato com a instituição financeira:  denuncie o golpe o quanto antes através de um canal digital, como aplicativo, ou telefone do banco de onde foi feito o PIX;
  • Documente o golpe: capture uma imagem da tela exibindo as conversas do dispositivo (celular ou computador), por exemplo;
  • Registre um Boletim de Ocorrência do golpe: fazer o Boletim de Ocorrência do golpe é fundamental, pois é por meio desse registro que a Polícia conduzirá a investigação do seu caso;
  • Entre em contato com o banco responsável pela conta de destino do PIX.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.