Como parcelar IPVA atrasado e ficar em dia com o imposto?

2 min de leitura
Imagem de: Como parcelar IPVA atrasado e ficar em dia com o imposto?
Imagem: GettyImages

O ano de 2024 começou, e junto com ele algumas taxas anuais que precisam ser pagas logo no primeiro mês. E entre elas está o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

E para muitos, o valor à vista é um tanto pesado para o bolso. Entretanto, hoje há diversas formas de realizar esse pagamento de forma parcelada. E para ajudar nisso, nós te ensinamos a como pagar o IPVA atrasado em sites e aplicativos parceiros. Confira!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Parcelar o IPVA por meio do site oficial da Secretaria de Fazenda do seu estado

A forma mais prática de fazer o parcelamento do IPVA é através do site oficial da Secretaria de Fazenda (Sefaz) do seu estado. Uma vez lá, é possível escolher a quantidade de parcelas da sua dívida atual. Entretanto, é preciso ficar atento a algumas observações:

O IPVA pode ser parcelado através do site oficial do Sefaz em seu estadoO IPVA pode ser parcelado através do site oficial do Sefaz em seu estadoFonte:  GettyImages 

  • Alguns estados possuem um limite de valor para cada parcela. O do Paraná, por exemplo, estipula o teto de R$ 130,90 para cada uma delas;
  • A quantidade de parcelas também varia bastante para cada estado. Por exemplo, em São Paulo há um limite para até dez parcelas para a dívida total.

Depois de selecionar a quantidade de parcelas, você será redirecionado para uma página onde lá poderá imprimir os boletos referentes a cada um dos meses até que a dívida seja totalmente quitada.

É possível pagar cada parcela do IPVA em boletos bancáriosÉ possível pagar cada parcela do IPVA em boletos bancáriosFonte:  Governo de Cachoeiro 

Parcelar o IPVA utilizando apps terceiros oficiais

Também é possível fazer o parcelamento do IPVA atrasado através de aplicativos terceirizados parceiros. Nele, você tem acesso à dívida total a ser quitada, e tem a possibilidade de fazer o pagamento com o seu cartão de crédito. Esses são alguns dos apps que possuem esse tipo de função:

O Gringo é um dos apps que permite pagar IPVA e outras dívidas do seu veículo de forma parceladaO Gringo é um dos apps que permite pagar IPVA e outras dívidas do seu veículo de forma parceladaFonte:  Reprodução / TecMundo 

  • PagSeguro;
  • PicPay;
  • Gringo;
  • Veloe;
  • Zul+.

Uma vez lá, é preciso informar os dados do seu veículo, como número da placa e do RENAVAM, e do proprietário, como CPF ou CNPJ. Em seguida, o próprio app fará a busca pelos débitos atuais e as opções para quitá-los. Entre elas, estará a de parcelamento da dívida pelo cartão de crédito.

É importante frisar que os juros variam de acordo com o aplicativo e número de parcelas. Sendo assim, vale a pena pesquisar quais apresentam as melhores possibilidades para ficar em dia com o débito.

O PicPay também conta com uma opção para parcelar o IPVA pelo aplicativoO PicPay também conta com uma opção para parcelar o IPVA pelo aplicativoFonte:  Reprodução / TecMundo 

Agora que você já sabe as diferentes formas de parcelar o seu IPVA, não é preciso mais se preocupar em ter que pagar o valor total de uma ou mais taxas em atraso.

E você, ficou com alguma dúvida? Fique de olho aqui no TecMundo e mantenha-se atualizado sobre o que acontece no universo de tecnologia e mercado!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.