Governo cria Secretaria de Direitos Digitais para criar ambiente seguro na internet

2 min de leitura
Imagem de: Governo cria Secretaria de Direitos Digitais para criar ambiente seguro na internet
Imagem: NicoElNino/Getty Images

O Governo Federal anunciou ontem (31) a criação da Secretaria de Direitos Digitais, órgão que ficará responsável por elaborar medidas que tornem a internet brasileira mais segura. A nova entidade ficará na estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Dentre as atribuições, a secretaria tocará iniciativas como o Programa De Boa na Rede, que é uma biblioteca virtual que auxilia pais, mães e responsáveis a proteger menores de idade na internet.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os responsáveis pela nova instituição também atuarão na formulação, proposição e implementação de ações de proteção de direitos no ambiente digital. Isso inclui a criação de políticas de apoio e proteção às vítimas de crimes online, por exemplo.

Estela AranhaA advogada Estela Aranha vai comandar a Secretaria de Direitos Digitais (Imagem:Tom Costa/MJSP)

A Secretaria de Direitos Digitais também atuará em melhorias na legislação relativa à proteção de dados, além de cooperar com outros órgãos de governo. A pasta também representará o MJSP em eventos internacionais que debatam a segurança online.

“A criação da nova Secretaria é importante para estruturação do trabalho que estamos desenvolvendo frente ao grande desafio que é proteger os direitos e liberdades públicas diante dos impactos da transformação digital. Essa questão é cada vez mais central para a defesa da ordem jurídica, dos direitos e das garantias constitucionais”, argumentou Estela Aranha, que irá coordenar a nova estrutura.

Quem é Estela Aranha?

A responsável pela nova Secretaria de Direitos Digitais é a advogada Estela Aranha. Formada pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito Constitucional pelo IDP, ela é especialista em Regulação, Tecnologia, Privacidade e Proteção de Dados.

Com uma vasta carreira acadêmica e no mercado, ela tem experiência de 20 anos em Regulação, Políticas Públicas e Relações Institucionais. É presidente da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ e presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB.

Antes de se tornar secretária de Direitos Digitais, Estela Aranha era assessora especial de Direitos Digitais do MJSP.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.