Aluguel de computador vale a pena? Descubra!

3 min de leitura
Imagem de: Aluguel de computador vale a pena? Descubra!
Imagem: GettyImages

O aluguel de computador e notebook está se tornando uma opção cada vez mais atraente para empresas de diversos nichos e tamanhos. O crescimento registrado pela Voke entre 2022 e 2023 mostra como essa tendência vem ganhando mais adeptos no Brasil.

A líder nacional em locação de hardware pelo modelo As a Service (HaaS), registrou um aumento de 42% na receita dos contratos de locação de desktops e equipamentos de TI.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O modelo de negócio do aluguel de equipamentos é o que atrai seu público-alvo, que precisa se equilibrar o investimento em hardware atualizado para ter mais produtividade e a saúde financeira do empreendimento.

Para entender melhor como esse processo funciona e as suas variações de preço, confira o artigo a seguir. Afinal, alugar vale a pena? Descubra a resposta para essa pergunta com a gente!

Por que alugar e não comprar equipamentos?

No mundo corporativo, manter uma infraestrutura tecnológica atualizada é vital. E, para muitos gestores, a decisão de comprar ou alugar equipamentos como computador e notebook pode ser uma fragilidade na administração.

Se essa dúvida já passou pela sua cabeça, veja a seguir quais são as vantagens de optar pelo aluguel de equipamentos que superam os benefícios de compra.

1) Redução de custo com hardware

A locação de equipamentos inclui serviços como logística, manutenção, time interno de help desk e logística reversa, o que representa uma redução de cerca de 50% no custo operacional das empresas, segundo João Lima, co-CEO da Voke.

O aumento na procura pela locação de equipamentos se deve à agilidade nos negóciosO aumento na procura pela locação de equipamentos se deve à agilidade nos negóciosFonte:  GettyImages 

Ao optar pelo aluguel, empresas de todos os tamanhos podem reduzir esse desembolso inicial, liberando capital para outros investimentos. O mesmo acontece para os microempreendedores individuais (MEI), que passam a ter acesso a tecnologia de ponta sem um grande gasto financeiro.

2) Maior flexibilidade financeira

As empresas podem escolher contratos que se adequem ao seu orçamento e necessidades específicas. Isso é particularmente valioso, pois a pessoa jurídica pode ajustar o número e o tipo de equipamentos alugados à medida que crescem ou mudam suas demandas tecnológicas.

Outro aspecto positivo é o fato de preservar linhas de crédito. O aluguel de computadores e notebooks não exige empréstimos ou financiamentos – que possam impactar negativamente a capacidade da empresa de acessar crédito para outras necessidades financeiras.

3) Agilidade nos negócios

O aluguel permite que as empresas tenham acesso imediato a equipamentos de alta qualidade, promovendo agilidade nos negócios. Para MEIs, essa rapidez pode ser um diferencial competitivo vital.

4) Facilidade na manutenção e atualização de computadores e notebooks

Equipamentos alugados muitas vezes incluem serviços de manutenção, substituição de peças e atualizações. Isso garante que a tecnologia esteja sempre funcionando em seu melhor desempenho, poupando despesas com reparos.

5) Acompanhar a evolução tecnológica do mercado

A tecnologia avança a uma velocidade impressionante. Alugando equipamentos, as empresas podem acompanhar essas mudanças sem ficar presas a ativos desatualizados.

Além disso, o aluguel isenta a empresa da desvalorização dos ativos que pode afetar os balanços financeiros. Isso ajuda a manter uma imagem financeira mais saudável.

Como funciona o aluguel de equipamentos?

O processo é simples. Primeiro, você escolhe o tipo de equipamento que atende às suas necessidades, seja um computador desktop de alto desempenho ou um notebook para mobilidade.

Em seguida, você negocia as condições do contrato com a empresa de aluguel, como os serviços de TI inclusos no pacote, uso de softwares e a migração de dados. 

Uma vez finalizado o contrato, os equipamentos são entregues prontos para uso. Ao final do contrato, você pode renovar, trocar por modelos mais recentes ou devolver o equipamento.

A Voke já locou 465 mil equipamentos desde 2019.A Voke já locou 465 mil equipamentos desde 2019.Fonte:  GettyImages 

Qual o valor de um aluguel de notebook?

Os custos variam com base em diversos fatores, incluindo a duração do contrato, o tipo de equipamento e os serviços adicionais desejados. Geralmente, os aluguéis são mensais e os valores podem começar muito competitivos.

Vale lembrar que, mesmo com a taxa de aluguel, as empresas frequentemente economizam dinheiro em comparação com a compra direta, devido à redução dos custos de manutenção e atualização.

O aluguel de computadores e notebooks é uma alternativa econômica e eficiente para empresas que desejam manter sua infraestrutura tecnológica atualizada. Além disso, oferece flexibilidade e suporte técnico, tornando-o uma opção atraente para muitos gestores.

Na próxima vez que você se perguntar "alugar vale a pena?", lembre-se das economias e vantagens que essa opção pode proporcionar. E se você gostou do conteúdo, continue navegando pelo TecMundo e saiba quais são os melhores notebooks custo-benefício para investir. Até a próxima!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.