Starlink vai lançar internet via satélite para celulares com cobertura mundial

1 min de leitura
Imagem de: Starlink vai lançar internet via satélite para celulares com cobertura mundial
Imagem: Starlink

A empresa de comunicação via satélite Starlink, que pertence ao empresário Elon Musk, confirmou o lançamento de um serviço para celulares.

Em breve, o Starlink Direct to Cell vai permitir ao assinante se comunicar com contatos ou navegar pela internet usando o sinal fornecido pela companhia, que já oferece conexão especialmente em locais remotos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Alguns usos possíveis da internet via satélite.Alguns usos possíveis da internet via satélite.Fonte:  Starlink/Reprodução 

A promessa da empresa é implementar o recurso de mensagens de texto em 2024, para no ano seguinte oferece também chamadas de voz, o uso de dados móveis LTE e a conectividade com outros aparelhos inteligentes via Internet das Coisas (IoT).

Por enquanto, as operadoras globais confirmadas pela Starlink só incluem empresas de telefonia dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão e Suíça.

Isso significa que a cobertura no Brasil ainda não está confirmada, mas novos parceiros devem ser adicionados com o tempo.

Como vai funcionar a Starlink no celular

Em vez de precisar de uma antena como na assinatura tradicional, o serviço Direct to Cell usa um modem no próprio satélite para substituir as torres de celular convencionais.

Isso significa que elas enviam o sinal para uma rede de transmissão em terra firme e, através da estrutura da operadora parceira, levam a internet direto para um dispositivo móvel.

O funcionamento do envio de sinal do satélite: primeiro para repetidores, depois nos aparelhos.O funcionamento do envio de sinal do satélite: primeiro para repetidores, depois nos aparelhos.Fonte:  Starlink/Reprodução 

Desse modo, você não precisa trocar de aparelho para ter um modelo mais moderno, por exemplo, como acontece com os atuais serviços de mensagem de emergência da Apple.

Segundo a Starlink, o serviço vai garantir o fim de "pontos cegos", com regiões remotas tendo ausência completa de sinal. A ideia é que os próximos satélites lançados em foguetes da SpaceX sejam todos equipados com a tecnologia Direct to Cell, com envios inclusive da espaçonave Starship no futuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.