Bing Chat com inteligência artificial agora pode fazer pesquisas usando imagens

1 min de leitura
Imagem de: Bing Chat com inteligência artificial agora pode fazer pesquisas usando imagens
Imagem: Microsoft/Divulgação

A Microsoft confirmou nesta terça-feira (18) a chegada da pesquisa com imagens ao Bing Chat, oferecendo aos usuários uma nova forma de aproveitar a versão do buscador alimentada com a inteligência artificial generativa da OpenAI. A novidade havia sido revelada pela empresa há alguns meses e estava em testes com um pequeno grupo de pessoas.

De acordo com a gigante de Redmond, a pesquisa visual no bate-papo permite utilizar uma foto tirada na hora de algo ou um objeto, ou enviar uma imagem encontrada na internet. Em seguida, basta pedir à ferramenta inteligente que apresente informações sobre ela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Esteja você viajando para uma nova cidade nas férias e perguntando sobre a arquitetura de um determinado edifício ou em casa tentando ter ideias para o almoço com base no conteúdo de sua geladeira, carregue a imagem no Bing Chat e use-a para aproveitar o conhecimento da web para obter respostas”, disse a empresa.

Ainda segundo a Microsoft, a pesquisa com imagens no Bing Chat vai começar a ser liberada agora para os usuários do buscador no desktop e também no app para dispositivos móveis. O Bing Chat Enterprise, focado no público corporativo, também terá acesso à novidade, em breve.

Google Bard tem recurso semelhante

A chegada da nova função de pesquisa visual ao Bing Chat coloca o buscador inteligente à frente do próprio ChatGPT, que funciona integrado ao browser da Microsoft. Em sua versão original, a IA generativa da OpenAI ainda não permite o upload de fotos, disponibilizando apenas a pesquisa por texto, no momento.

O recém-lançado chatbot Claude 2, da Anthropic, também funciona de forma semelhante, permitindo somente a conversa baseada em texto, pelo menos por enquanto. Por outro lado, o Google Bard já recebeu a função de pesquisa visual, em sua versão no idioma inglês.

Na IA da gigante das buscas, a pesquisa com imagens é associada ao Google Lens. Ao efetuar o envio de uma foto por meio do recurso, o usuário pode pedir ao Bard informações sobre ela e solicitar a geração de legendas, entre outras coisas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.