Black Friday: 5 dicas para impulsionar suas vendas

3 min de leitura
Imagem de: Black Friday: 5 dicas para impulsionar suas vendas
Imagem: Canva

Quem trabalha com comércio sabe que o último trimestre é um dos períodos mais fortes no que diz respeito a vendas, especialmente as últimas semanas do ano. De uns anos para cá, um evento que tem se tornado cada vez mais forte no Brasil é a Black Friday.

Apesar de ser um evento que nasceu nos Estados Unidos e acontece sempre na 4ª sexta-feira do mês de novembro, cada vez mais países adotam o período em seus calendários como uma forma de aproveitar as oportunidades de negócio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Vale lembrar que a Black Friday 2023 está marcada para acontecer no dia 24 de novembro. Para quem é lojista, o momento é propício para um aumento nas vendas, especialmente se considerarmos o período de pagamento do décimo terceiro salário oferecido por muitos empresas próximo a essa data.

Público brasileiro geralmente é mais propenso a fazer algumas compras durante a Black Friday. (Fonte: Getty Images)Público brasileiro geralmente é mais propenso a fazer algumas compras durante a Black Friday. (Fonte: Getty Images)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

As preparações para as vendas na Black Friday já começaram

Segundo um levantamento realizado pela plataforma Gente, do Grupo Globo, 81% dos compradores online gostam de pesquisar bastante antes de efetuar a sua compra. Ainda neste mesmo estudo, 26% dos respondentes afirmaram que tendem a pesquisar os produtos por três meses antes de finalizar a aquisição.

Segundo Daniel Stochero, Head de Mídia e Performance da Duo Studio, ao começar mais cedo o planejamento, as marcas têm tempo para analisar as tendências do mercado, entender as preferências e necessidades dos consumidores e adaptar suas ações de marketing de acordo com esses dados.

“Além disso, o processo permite que os estabelecimentos ajustem seu planejamento de precificação, estoque e logística”, avalia o especialista da Duo Studio.

Pensando nisso, o profissional elencou cinco dicas e benefícios de se apropriar de estratégias digitais antes da Black Friday para ajudar na conversão de vendas no período. Confira quais são elas a seguir.

1 - Planejamento estratégico

Fazer um planejamento de vendas é fundamental para a Black Friday. (Fonte: Getty Images)Fazer um planejamento de vendas é fundamental para a Black Friday. (Fonte: Getty Images)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

O planejamento é parte fundamental para qualquer campanha de venda. Pensando em datas comemorativas, esse tipo de organização antecipada ajuda a definir os objetivos da ação, identificar o público-alvo, selecionar as melhores plataformas de publicidade, criar mensagens persuasivas e definir as táticas adequadas para alcançar o público desejado ao diminuir o preço de um determinado produto.

2 - Alcance amplo de público e segmentado

Uma boa estratégia de venda também envolve pensar em seu público-alvo. (Fonte: Getty Images)Uma boa estratégia de venda também envolve pensar em seu público-alvo. (Fonte: Getty Images)Fonte:  GettyImages/Reprodução 

O fato de todo o direcionamento das campanhas ser feito para o meio digital oferece a oportunidade de alcançar um público amplo em comparação com outros canais de marketing tradicionais.

Com estratégias adequadas, as marcas podem segmentar seu público-alvo de forma precisa e alcançar consumidores potenciais em diferentes plataformas para vender mais, principalmente usando recursos como campanhas de mídia paga, permitindo uma segmentação mais precisa.

3 - Criação e design de anúncios

Os anúncios desempenham papel importante nas vendas da Black Friday. (Fonte: Getty Images)Os anúncios desempenham papel importante nas vendas da Black Friday. (Fonte: Getty Images)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Desenvolver peças criativas, textos persuasivos e layouts atrativos ajudam a trazer a atenção dos consumidores e comunicar efetivamente as ofertas da Black Friday.

Aqui vale destacar a importância de contar com profissionais com alta expertise na área, tendo em vista que esse tipo de bagagem contribui para maximizar o impacto visual e a eficácia dos anúncios.

4 - Campanhas de mídia paga

Investir em mídia paga é uma forma de ajudar a sua marca a alcançar um público ainda maior na Black Friday. (Fonte: Getty Images)Investir em mídia paga é uma forma de ajudar a sua marca a alcançar um público ainda maior na Black Friday. (Fonte: Getty Images)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Canais como Facebook Ads, Instagram Ads, TikTok Ads, Pinterest Ads e Google Ads podem gerar quantidades enormes de vendas. Uma campanha bem estruturada nesses canais ajuda numa segmentação precisa do público, além do aumento de visibilidade dos anúncios.

Mais do que isso, essas plataformas são capazes de oferecer uma variada gama de métricas valiosas para a empresa otimizar as suas campanhas de forma mais assertiva para o seu público – mesmo durante a ação.

5 - Integração de canais

Não importa o canal, a experiência de compra do usuário deve ser a mesma para alcançar o sucesso. (Fonte: Getty Images)Não importa o canal, a experiência de compra do usuário deve ser a mesma para alcançar o sucesso. (Fonte: Getty Images)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Outro passo importante visando as estratégias digitais é a integração de diferentes canais de marketing. A partir deles, as marcas podem criar uma experiência de compra consistente e fluida para os clientes.

O uso de canais omnichannel faz com que os anúncios possam, por exemplo, direcionar os consumidores para uma landing page personalizada, onde eles podem encontrar informações detalhadas sobre os produtos promocionais, cupom de desconto e fazer a compra de forma rápida e conveniente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.