Como consultar um CNPJ no site da Receita Federal?

1 min de leitura
Imagem de: Como consultar um CNPJ no site da Receita Federal?
Imagem: Gov.br

Além de possibilitar a consulta do status de um CPF, o site da Receita Federal também é uma ótima ferramenta para consultar o CNPJ de uma empresa. Esse tipo de verificação é um meio de identificar a situação cadastral e tributária do empreendimento, assim como o quadro de societários do negócio e o tipo de atividade que se pode oferecer.

Se você chegou até aqui porque deseja descobrir como consultar a ficha cadastral  de um CNPJ, confira o rápido tutorial que preparamos para você!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como consultar a existência de uma empresa pelo CNPJ?

1. Acesse a página de Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral da Receita Federal;

2. Digite o CNPJ a ser consultado, selecione a caixa "Não sou um robô" e clique em "Consultar";

A consulta de CNPJ está em conformidade com a Instrução Normativa RFB nº 1.863/2018.A consulta de CNPJ está em conformidade com a Instrução Normativa RFB nº 1.863/2018.Fonte:  Captura de tela/Bianca Seabra 

3. A próxima página constará o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral de Pessoa Jurídica.

Os dados apresentados são os mesmos informados pelo contribuinte à Receita Federal.Os dados apresentados são os mesmos informados pelo contribuinte à Receita Federal.Fonte:  Captura de tela/Bianca Seabra 

Dessa maneira, você terá acesso as informações sobre a pessoa jurídica pesquisada, como nome empresarial, nome fantasia, CNAE principal e secundários, além de endereço e telefone.

4. No final da página, há 3 opções de navegação: "consultar QSA" (Quadro de Sócios e Administradores), "voltar" (para fazer uma nova consulta) ou "imprimir" (a página exibida).

Qualquer divergência dos dados, é preciso que o responsável pelo CNPJ atualize seu cadastro na Receita Federal.Qualquer divergência dos dados, é preciso que o responsável pelo CNPJ atualize seu cadastro na Receita Federal.Fonte:  Captura de tela/Bianca Seabra 

Viu como é simples buscar o CNPJ no site da RF? No TecMundo, temos conteúdos atualizados para te ajudar nas tarefas do dia a dia.

Por aqui, já explicamos como é possível saber o número do PIS ou então consultar o NIS quando se tem apenas o CPF em mãos, clique para saber mais!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.