Veja como descobrir o número do PIS pelo CPF

3 min de leitura
Imagem de: Veja como descobrir o número do PIS pelo CPF
Imagem: Shutterstock

O PIS (sigla para Programa de Integração Social) é um documento importante para qualquer trabalhador, mas nem sempre lembramos onde o cartão com a sequência numérica desse dado foi guardado.

É com o auxílio do PIS que o trabalhador tem acesso a alguns benefícios, entre eles o seguro-desemprego, saque do FGTS e abono salarial. Porém, o que muitos não sabem é que dá para recuperar esse dado facilmente utilizando apenas o número do seu CPF.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como descobrir o número do PIS pelo CPF

Se quiser usar o seu Cadastro de Pessoa Física para relembrar o número do PIS, há oito alternativas disponíveis. Confira cada uma delas a seguir:

1. Ligando para a Previdência Social

A primeira forma de recuperar o número do PIS é ligando para a Previdência Social. Após discar 135, é preciso informar o CPF e acompanhar as opções dentro do menu eletrônico.

Na etapa inicial é preciso selecionar a opção 3 (de outros assuntos) e depois pressionar 0 para falar com um atendente, inicialmente confirmando seus dados cadastrais e depois obtendo a informação necessária.

Vale mencionar que o serviço de atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

(Fonte: Notícias e Concursos/Reprodução)(Fonte: Notícias e Concursos/Reprodução)Fonte:  Notícias e Concursos 

2. Ligando para a Caixa Econômica Federal

Para quem ainda quer usar o telefone como método de recuperação também existe a possibilidade de ligar para a Caixa Econômica.

Basta telefonar para o número 0800-726-0207 para realizar todo processo utilizando o atendimento eletrônico, independentemente do dia da semana ou horário da ligação.

Caso queira falar com um atendente, é preciso entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, ou aos sábados, das 10h às 16h.

3. Usando o aplicativo FGTS

O aplicativo do FGTS registra todos os vínculos empregatícios de uma pessoa, por isso também pode ser uma boa opção para descobrir o número do PIS.

Após baixar o app na loja do seu dispositivo móvel gratuitamente, faça o acesso, informe seu CPF e clique em Próximo. Faça o cadastro caso seja o primeiro acesso (e siga as instruções que vão aparecer na tela) ou informe seu login e senha para consultar as informações.

4. Com o aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Da mesma forma que o aplicativo do FGTS, o app da Carteira de Trabalho Digital também é gratuito e permite conferir os dados do Programa de Integração Social por meio de um dos contratos registrados.

Após baixar o software, use sua conta Gov.br para fazer login (com o CPF) ou crie um acesso. Uma vez dentro do aplicativo, acesse a opção Contratos e clique no botão "+" em frente do seu registro atual para ver a numeração desejada.

(Fonte: Mota Advocacia/Reprodução)(Fonte: Mota Advocacia/Reprodução)Fonte:  Mota Advocacia 

5. Usando o app Caixa Trabalhador

O Caixa Trabalhador é outro aplicativo que você pode usar na tarefa de descobrir as informações referentes ao seu PIS, e está disponível tanto para Android quanto para iOS de maneira gratuita.

Assim que ele estiver instalado em seu dispositivo móvel, clique em Acessar e informe o número do seu CPF, continuando para as etapas de cadastro se ainda não tiver uma conta.

Após passar por essa etapa, faça o acesso e clique no menu que aparece no canto superior esquerdo, onde deve selecionar Meu NIS para ter acesso ao número (que é o mesmo do PIS).

6. No site do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais)

As três últimas formas envolvem acesso a sites, sendo a primeira opção o do Cnis, que é o Cadastro Nacional de Informações Sociais.

Nesta página, é preciso clicar no menu Cidadão, depois em Inscrição e, por fim, Filiado. Na tela seguinte, preencha todos os dados solicitados da mesma forma que aparece na sua carteira de trabalho e clique em Continuar.

Você vai ver a seguinte mensagem:

"Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu Número de Identificação - NIT - para efetuar recolhimentos. NIT: 11111111111", sendo que a sequência final será o seu PIS.

7. No site Meu INSS

O site Meu INSS também é um bom caminho para descobrir o número do seu documento, bastando acessar o portal com a sua conta Gov.br, clicar na opção Meu Cadastro e localizar o número do PIS/NIT no fim da página.

8. No site da Caixa

Por fim, o site da Caixa também permite fazer essa consulta, bastando informar o seu Cadastro de Pessoa Física para fazer o login e localizar essa informação entre os seus dados cadastrais.

Caso queira, também existe a opção de se dirigir diretamente até uma agência da Caixa Econômica Federal levando os seus documentos para ter acesso ao número do Programa de Integração Social.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.