Como consultar o CPF no site da Receita Federal?

3 min de leitura
Imagem de: Como consultar o CPF no site da Receita Federal?
Imagem: Unsplash

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento criado pela Receita Federal para identificar os contribuintes do Imposto de Renda. No entanto, nos últimos anos o documento também acabou ganhou outros usos, sendo solicitado para a criação de cadastros, emissão de contratos, entre outros.

Por esse motivo, manter o CPF regularizado é essencial não ter nenhum tipo de problema no dia a dia. No entanto, muitos brasileiros possuem o documento irregular por uma série de motivos e só descobrem quando precisam utilizá-lo para algum fim.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pensando nisso, trouxemos um tutorial de como consultar o status do CPF no site da Receita Federal. Confira abaixo!

Passo a passo para consultar o CPF na Receita Federal

1. Acesse o site da Receita Federal;

2. Selecione "Meu CPF" no centro da página e aguarde ser redirecionado;

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

3. Na nova tela, escolha a opção "Consultar CPF";

4. Clique no botão "Iniciar" e insira o número do seu CPF e da sua data de nascimento nos campos em branco;

(TecMundo/Reprodução)(TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

5. Selecione "Consultar" e aguarde até que a página com os seus dados seja carregada;

6. Caso esteja tudo certo com seu cadastro, a sua situação cadastral deve aparecer como REGULAR. Caso contrário, a informação apresentada poderá ser: PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO, SUSPENSO, TITULAR FALECIDO ou CANCELADO.

Como regularizar o CPF?

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Se a consulta do CPF sinalizou algum problema, é preciso buscar meios de resolve-lo o mais rápido possível para que isso não traga mais nenhuma complicação. Cada situação exige procedimentos particulares, que devem ser realizados com atenção pelo cidadão.

Se o seu CPF se encontra como PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO, quer dizer que você não realizou alguma declaração do Imposto de Renda nos últimos anos. Por isso, é preciso acessar o Portal e-CAC com a conta Gov.br e consultar o ano em que a declaração não foi realizada. De acordo com a Receita Federal, é possível entregar o documento faltante pelo próprio site, bastando aguardar a solicitação ser processada para que o CPF volte a ficar regularizado.

Caso o seu documento esteja como SUSPENSO, pode ser que alguma informação esteja incorreta ou incompleta no cadastro. Por isso, é preciso preencher o formulário de pedido de regularização no próprio site da receita, inserindo todas as informações solicitadas.

Como o próprio nome já diz, caso seu CPF esteja com o status TITULAR FALECIDO, quer dizer que algum erro aconteceu e que seu documento está sendo confundido com o de outro cidadão que faleceu. Nesse caso, é preciso comparecer a uma unidade da Receita Federal com o RG e explicar a situação para um dos atendentes disponíveis.

Por fim, se você se deparou com o CPF como CANCELADO, é possível que uma duplicidade no número possa ter acontecido em algum momento. Nesse caso, também é preciso se deslocar até uma das unidades da receita e conversar com os atendentes para conseguir resolver o problema.

Como saber o número do CPF?

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Se você perdeu o CPF e deseja identificar o número, saiba que ele está presente em grande parte dos RGs emitidos nos últimos anos, junto com informações como nome dos pais, avós, etc. No entanto, se você possui um documento de identificação mais antigo, pode ser preciso localizar o número do CPF de outras maneiras.

Uma dessas formas, é tentar achar boletos de contas de luz, água ou mesmo cartão de crédito. Normalmente, esses documentos também trazem o número do CPF no topo da página, junto com suas informações pessoais.

Além disso, também é possível resgatar o número do seu CPF através de contratos realizados, como o de aluguel ou contratação de algum serviço. Se preferir, uma boa pedida também é consultar o número nos seus cadastros de sites da internet, que tendem a conter a informação na aba "Dados cadastrais".

No entanto, se mesmo realizado todos esses procedimentos você ainda não conseguiu localizar o número do CPF, é preciso se deslocar até a Receita Federal com um documento com foto e solicitá-lo a um dos atendentes.

Como obter o cartão do CPF?

(Unsplash/Reprodução)(Unsplash/Reprodução)Fonte:  Unsplash 

Atualmente, o CPF é disponibilizado apenas de forma digital ou papel, podendo ser impresso em sua própria residência. Para realizar o procedimento, basta seguir alguns passos.

1. Acesse o site da Receita Federal – já indicado acima;

2. Selecione "Meu CPF" no centro da página e aguarde ser redirecionado;

3. Na nova tela, escolha a opção "Obter cartão de CPF";

4. Clique no botão "Iniciar" e entre com sua conta Gov.br;

5. No final da página, clique em "Preparar página para impressão" e selecione a impressora disponível. Se preferir, escolha "Salvar como PDF" para descarregar o documento no seu computador;

6. Para facilitar o transporte no dia a dia, você pode levar o documento impresso em alguma papelaria e solicitar a plastificação.

Gostou da matéria? Então fique ligado no TecMundo para não perder mais nenhuma novidade!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.