WWDC 2023: iOS 17, Apple Vision Pro e as principais novidades do evento

4 min de leitura
Imagem de: WWDC 2023: iOS 17, Apple Vision Pro e as principais novidades do evento
Imagem: Apple/Divulgação

A WWDC, conferência para desenvolvedores da Apple, aconteceu hoje (05) e trouxe diversas novidades. Entre elas estão o iOS 17, versão do sistema operacional do iPhone que será lançada ainda esse ano, e o Apple Vision Pro, novos óculos de realidade aumentada da Maçã.

Outros anúncios da WWDC 2023 foram o processador M2 Ultra e uma nova versão do iPadOS, que traz a personalização de papel de parede já presente nos iPhones. Confira os principais destaques do evento nas linhas a seguir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

iOS 17

iOS 17Com o iOS 17 será possível personalizar os cards de contato

Um dos anúncios mais aguardados, o iOS 17 é a atualização do sistema operacional presente nos iPhones, que veio focada principalmente nos apps Mensagens, Telefone e Facetime. No evento, foram mostrados recursos como personalização de cards de contato, transcrição de mensagens de áudio e a possibilidade de gravar uma mensagem caso você ligue para alguém no FaceTime e a pessoa não puder atender.

Outra novidade interessante é o modo StandBy, que transforma o iPhone em um display interativo ao ser colocado na horizontal. Por último, será possível ativar a assistente virtual apenas dizendo “Siri”.

Além da data de lançamento do iOS 17, você pode conferir também a lista completa de iPhones que receberão a atualização.

Apple Vision Pro

Apple VIsion ProOs óculos de realidade aumentada Apple Vision Pro já eram esperados pelo público

Confirmando alguns rumores, a Apple entrou de vez no mercado de realidade virtual e anunciou o Vision Pro. Os óculos permitem que o usuário visualize todos os principais aplicativos no ambiente em que está, como se fosse uma grande tela.

O Apple Vision Pro tem integração com outros aparelhos da marca e vai oferecer recursos como fazer chamadas pelo FaceTime com áudio espacial e a possibilidade de ver filmes e séries sem precisar de uma TV, por exemplo. Para saber mais, veja aqui todos os detalhes dos óculos de realidade aumentada da Maçã.

MacBook Air de 15 polegadas

MacBook Air 15 polegadasEste é o maior MacBook Air da história.

O novo MacBook Air chega com um display Retina de 15,3 polegadas, sendo o maior modelo da linha até hoje. Apesar disso, o notebook Apple mantém a espessura fina com 11,5 mm e pesa apenas 1,5 kg. Quanto à performance, o notebook conta com o potente processador M2 e bateria que dura até 18 horas.

Mac Studio e processador M2 Ultra

A grande novidade no Mac Studio é a presença do processador M2 Ultra, que chega a ser 12x mais rápido que a versão com Intel. Ele é o mais potente da marca e combina a performance de dois chips M2 Max. Já a memória RAM teve um upgrade de 96 GB para 192GB. O novo computador também conta com suporte à resolução 8K, Bluetooth 5.3, Wi-Fi 6E e porta Thunderbolt 4.

Mac Studio e Mac ProOs novos Mac Studio e Mac Pro chegam com processador M2 Ultra.

Mac Pro

Trazendo o chip M2 Ultra, o Mac Pro consegue realizar até 22 streams em 8K ao mesmo tempo. Além disso o computador chega com duas portas HDMI e oito entradas Thunderbolt 4.

macOS Sonoma

O macOS Sonoma, nova versão do sistema operacional para computadores da Apple, traz alguns recursos como widgets interativos na área de trabalho, mais funções no app Mensagens e Modo Jogo (Game Mode), com taxa de quadros e mais estável na hora de jogar. Outra novidade é que o game Death Stranding Director's Cut também terá uma versão para a plataforma.

macOS SonomaO novo macOS trouxe novidades até para o mundo dos games

Quanto ao Safari, agora será possível compartilhar as senhas com outros membros da família. O navegador também terá suporte a notificações, possibilidade de salvar webapps na barra de tarefas, além de mais novidades.

iPadOS 17

O novo sistema operacional dos iPads traz uma tela de bloqueio com elementos personalizáveis, como a presente nos iPhones com iOS 16. Outros recursos anunciados foram o app Saúde e mudanças ao acessar PDFs. Agora, o sistema sugere informações a serem inseridas nos arquivos, além de permitir mais anotações.

watchOS 10

watchOS 10O watchOS 10 traz uma cara nova para o Apple Watch.

O watchOS 10, sistema operacional dos relógios inteligentes da Apple foi totalmente repaginado, com novas watchfaces. Além disso, agora o smartwatch usa Machine Learning para identificar quais sãos os widgets mais utilizados e você poderá acessá-los apenas girando a coroa. Alguns apps como Fitness, Mensagens e Clima também ocupam um espaço maior na tela.

Áudio e vídeo

Os AirPods também contarão com atualizações, como áudio adaptativo, que, adapta o cancelamento de ruídos em chamadas e, por exemplo, ajusta o volume caso identifique que alguém esteja falando com você. Também será mais simples conectar os AirPods a outros aparelhos.

Novo tvOS.Agora será possível fazer chamadas pelo FaceTime com o novo tvOS

Já no tvOS, as novidades são um novo Centro de Controle, personalização dos protetores de tela, suporte ao FaceTime usando um iPhone e a possibilidade de controlar o que está assistindo pelo celular, dispensando o controle remoto.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.