Apple anuncia iOS 17 com uma série de melhorias; confira as novidades

4 min de leitura
Imagem de: Apple anuncia iOS 17 com uma série de melhorias; confira as novidades
Imagem: Apple/Reprodução

A Apple anunciou nesta segunda-feira (5) o novo iOS 17. A nova versão do sistema operacional (SO) do iPhone traz novidades importantes para aplicativos do sistema, como o Telefone, FaceTime e Mensagens.

Uma das adições do iOS 17 está ligada ao aplicativo Telefone. Assim como acontece com a personalização dos papéis de parede, a Apple passa a permitir que os usuários façam o mesmo com os seus contatos durante as ligações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso significa que será possível customizar imagens de fundo (Pôster do Contato) para os seus contatos. É possível escolher Memojis, fotografias e até mesmo ajustar como o nome deles é exibido. A empresa também afirmou que o CallKit permitirá que outros aplicativos utilizem a ferramenta.

Já a caixa postal do cellar (Live Voicemail) agora pode transcrever mensagens, facilitando na hora de conferir um recado. Porém, outra funcionalidade importante vai deixar de exibir chamadas identificadas como spam na caixa e serão rejeitadas automaticamente.

No FaceTime, quando você ligar para um contato e ele não atendê-lo, será possível gravar uma mensagem de áudio ou vídeo para que ela seja vista ou ouvida depois. A empresa também anunciou que a ferramenta ganha novas reações e efeitos, além de exibição em 4K pela Apple TV.

Telefone iOS 17O aplicativo Telefone ganhou melhorias significativas no iOS 17.

Já o aplicativo Mensagens ganhou um filtro de mensagens aprimorado, além de novos recursos. Entre eles, é possível responder mensagens específicas mais rapidamente ao arrastá-las para o lado; tocar em um botão no canto da tela para subir a lista de mensagens e conferir as não lidas; e até mesmo transcrição de mensagens de áudio.

Outra novidade é o modo "Chegou Bem", que traz informações para os seus contatos sobre quando você sair de casa, por exemplo, mostrando até mesmo quanto de bateria ainda tem no celular. A ideia é que outros contatos saibam quando você, de fato, chegou em segurança ao seu destino.

Usando o iPhone como uma tela interativa

Uma das novidades anunciadas pela Apple é o modo "Em Espera" (StandBy). Com ele, o iPhone pode ser usado na horizontal como uma espécie de tela interativa. A solução apareceu, inclusive, em vazamentos recentes.

Modo StandBy iOS 17Novo modo do iOS 17 transforma o iPhone em uma "tela interativa".

A novidade dá suporte a função Live Activities — trazendo informações sobre jogos, por exemplo — e widgets. Basta que o usuário arraste a tela para cima ou para baixo e navegue entre as interações. Assim, é possível checar o horário, alarmes, agenda, utilizar o aplicativo de música e afins.

Outra mudança anunciada pela Apple é o fim do recurso "Hey, Siri". A partir de agora, usuários do iOS 17 poderão dizer somente "Siri" para ativar a assistente virtual. Também não será mais preciso repetir a palavra de ativação para continuar a interagir sobre um assunto específico, o que deve tornar o recurso mais conversacional.

O AirDrop também ganhou uma melhorias. Chamada de Name Drop, a nova função permite que um usuário transfira o contato de um iPhone para o outro apenas encostando os dois celulares. O recurso também copia os detalhes de customização, como papéis de parede, e ainda pode ser utilizado ao transferir o contato de um iPhone para um Apple Watch.

Utilizando o mesmo gesto, será possível transferir múltiplos arquivos como fotos e vídeos entre os dispositivos. A novidade, porém, é que a funcionaldiade vai ser mais baseada na transferência via internet, eliminando a necessidade dos dois aparelhos estarem muito próximos durante o processo.

Outras novidades do iOS 17

O iOS 17 também ganhou um novo aplicativo chamado Diário. Ele traz sugestões sobre o que o usuário pode escrever no seu diário pessoal com base na atividade do próprio, "incluindo fotos, pessoas, lugares, treinos" e outras informações.

Outras novidades do sistema operacional ainda incluem:

  • Safari: ganhou proteções contra rastreamento de navegação e o bloqueio de abas por autenticação;
  • Senhas: é possível compartilhar senhas e chaves-senha para um grupo de contatos via iCloud;
  • Saúde: o app agora permite registrar o humor a cada dia e usa a câmera TrueDepth para que o usuário utilize o iPhone mais afastado do rosto;
  • Mapas: agora pode baixar uma área específica com registros de horários de chegada estimados, lugares e mais informações;
  • AirTag: os rastreadores agora podem ser compartilhados com até outras cinco pessoas para localizar itens;
  • Apple Music: o app ganha listas colaborativas para ouvir com amigos, o que inclui o uso do SharePlay em carros;
  • AirPlay: permite que o usuário conecte o celular a TVs de hotéis (apenas com as marcas da IHG Hotels & Resorts, até então);
  • AirPods: os fones de ouvido ganharam os recursos Áudio Adaptive, Volume Personalizado e Detecção de Conversa;
  • Casa: traz um histórico de até 30 dias de atividades dos sistemas conectados a uma residência;
  • Lembretes: cria listas de compras que junta itens de uma mesma categoria;
  • Fotos: o álbum "Pessoas" agora pode reconhecer mais fotos e pets, como gatos e cães, de uma residência;

iOS 17O novo iOS 17 avisará quando um usuário enviar conteúdo sensível, como nudez, via AirDrop.

  • Privacidade: o iOS 17 traz proteções para o envio de arquivos e contatos por crianças utilizando o AIrDrop, além de adicionar um "Aviso de Conteúdo Sensível" que informa sobre o envio de imagens sensíveis, como nudez;
  • Acessibilidade: a Apple incluiu os recursos Acesso Assistivo, Fala ao Vivo em conversas presenciais e ligações (inclusive no FaceTime); Voz Pessoal, para criar uma voz a usuários com deficiência de fala; Apontar e Falar, que faz com que o iPhone leia textos em objetos físicos.

O iOS 17 já pode ser baixado a partir de hoje por desenvolvedores inscritos no Apple Developer Program. Uma versão beta pública deverá ser lançada no final de julho, mas o lançamento final para todos os usuários só deverá acontecer no segundo semestre deste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.