PIB cresce 1,9% impulsionado pela tecnologia no agronegócio

3 min de leitura
Imagem de: PIB cresce 1,9% impulsionado pela tecnologia no agronegócio
Imagem: GettyImages

A economia brasileira registrou um crescimento impressionante de 1,9% no primeiro trimestre, surpreendendo o mercado e levando muitos economistas a revisarem suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2023. O crescimento supera o previsto pelo Ministério da Fazenda, atingindo a marca de R$ 2,6 trilhões em termos monetários.

Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o PIB registrou um crescimento de 4,0%. Além disso, considerando o acumulado dos últimos quatro trimestres até março de 2023, houve um aumento de 3,3% em relação aos quatro trimestres anteriores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Esses números indicam uma notável aceleração em comparação com o último trimestre do ano passado, quando o PIB apresentou uma queda de 0,1% – conforme os dados revisados pelo IBGE.

Impacto do agronegócio no crescimento do PIB do Brasil

Para este ano, espera-se uma colheita de soja recorde, que corresponde a cerca de 70% da produção agrícola no trimestrePara este ano, espera-se uma colheita de soja recorde, que corresponde a cerca de 70% da produção agrícola no trimestreFonte:  GettyImages 

De acordo com a Austin Ratings, os resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, dia 1º de maio, posicionam o Brasil entre os quatro países com maior crescimento no mundo, ficando atrás apenas de Hong Kong, Polônia e China.

O desempenho positivo foi impulsionado principalmente pelo setor agropecuário, que registrou uma expansão de 21,6% durante o período analisado. Essa foi a maior crescente do setor desde o quarto trimestre de 1996.

Segundo Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, a safra da soja é predominantemente concentrada no primeiro semestre do ano. Ao comparar o desempenho do quarto trimestre de um ano desfavorável com o primeiro trimestre de um ano promissor, é possível observar o crescimento expressivo do setor agronegócio.

Essa expansão é particularmente significativa, uma vez que o segmento representa aproximadamente 8% da economia brasileira. Essa análise destaca a importância do período de colheita da soja e como ele pode influenciar positivamente o desempenho geral do agronegócio e, consequentemente, da economia nacional.

O uso de tecnologias no campo pode ter relação com o crescimento do agronegócio

A adoção de soluções tecnológicas avançadas tem permitido aos produtores rurais uma gestão mais eficiente de suas operaçõesA adoção de soluções tecnológicas avançadas tem permitido aos produtores rurais uma gestão mais eficiente de suas operaçõesFonte:  GettyImages 

Além do destaque do setor agropecuário no crescimento do PIB, é importante ressaltar que o agronegócio tem se beneficiado cada vez mais das tecnologias de gestão. Essas inovações têm desempenhado um papel fundamental na otimização dos processos agrícolas, no aumento da produtividade e na sustentabilidade ambiental. Algumas delas são:

1 - Internet das Coisas (IoT)

Sensores e dispositivos conectados permitem monitorar e controlar remotamente variáveis como umidade do solo, temperatura, umidade do ar e qualidade da água, proporcionando maior automação e precisão nas operações agrícolas.

2 - Drones

A utilização de drones oferece recursos como mapeamento aéreo, inspeção de cultivos, detecção de pragas e doenças, além de fornecer informações valiosas para o planejamento e manejo das lavouras.

3 - Sistemas de gestão agrícola (Farm Management Systems)

Plataformas e softwares integrados auxiliam na organização e gerenciamento de informações como inventário de cultivos, planejamento de plantio, gestão de insumos, controle financeiro, monitoramento de produção e rastreabilidade.

4 - Sensores e automação

O uso de sensores inteligentes e automação permite o controle preciso de variáveis ambientais, como irrigação automatizada, dosagem de fertilizantes, monitoramento de qualidade do ar e detecção de condições adversas em tempo real.

5 - Robótica agrícola

O uso de robôs e máquinas autônomas permite a automação de tarefas como colheita, plantio, pulverização e manejo de rebanhos. Isso significa um aumento na eficiência, redução de custos e baixa dependência de mão de obra.

6 - Sensoriamento remoto

A utilização de imagens de satélite e sensores remotos ajuda a monitorar o crescimento das culturas, estimar o índice de vegetação, identificar áreas de estresse e tomar decisões baseadas em dados geoespaciais.

Essas tecnologias promovem maior eficiência, redução de custos, melhor aproveitamento dos recursos e contribuem para a sustentabilidade e competitividade do agronegócio brasileiro no cenário global.

Quer saber mais sobre a conectividade e as transformações da indústria e agronegócio, que impactam diretamente no crescimento do nosso país? Então, fique de olho aqui no TecMundo e aproveite!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.