CEO da OpenAI acredita que IAs podem interferir em eleições políticas

2 min de leitura
Imagem de: CEO da OpenAI acredita que IAs podem interferir em eleições políticas
Imagem: GettyImages

Nesta terça-feira (16), durante um painel no Senado dos Estados Unidos, o CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que a inteligência artificial (IA) generativa pode ser usada para a manipulação de eleições e que isso é preocupante. O executivo do ChatGPT acredita que é necessária uma regulamentação específica para limitar o uso de IAs e, assim, reduzir possíveis interferências em eleições políticas e fake news em todo o mundo.

O CEO da companhia afirmou que está preocupado com o futuro das IAs, principalmente, pelo risco que a tecnologia oferece às eleições presidenciais nos Estados Unidos. Por isso, Altman foi ao Senado para requisitar novas leis sobre o uso de inteligências artificiais, a fim de regulamentar as empresas de tecnologia e limitar o uso da IA.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"A OpenAI foi fundada com a crença de que a inteligência artificial tem o potencial de melhorar quase todos os aspectos das nossas vidas, mas também pode criar sérios riscos. Um dos meus maiores medos é que nós, esta indústria, esta tecnologia, causemos um dano significativo à sociedade. Se esta tecnologia for pelo caminho errado, pode ir muito longe… E queremos trabalhar com o governo para evitar que isto ocorra", disse Altman no painel.

O CEO da OpenAI também sugeriu licenciamentos e testes das empresas que cogitam desenvolver modelos de IA no país.O CEO da OpenAI também sugeriu licenciamentos e testes das empresas que cogitam desenvolver modelos de IA no país.Fonte:  OpenAI 

O futuro da inteligência artificial

O lançamento do ChatGPT, e de outras ferramentas que utilizam inteligência artificial, como os geradores de arte Midjourney e Dall-E, despertou o interesse do público e de diversas empresas em todo o mundo. Desde então, dezenas de artes criadas por IA geraram dúvidas e enganaram a internet, como as supostas fotografias do Papa Francisco vestindo uma jaqueta branca e do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sendo preso pela Polícia de Nova York.

Altman comentou que uma IA pode persuadir e manipular as crenças de uma pessoa e que as empresas também devem ter o direito de não concordar que seus dados sejam usados para treinar IAs. Apesar de não apoiar a ideia de uma plataforma de IA com anúncios, ele diz que é melhor “nunca dizer nunca”, mas acredita que a melhor forma de disponibilizar um modelo é por meio de serviços de assinatura.

Além de causar desinformação, muitos críticos apontam que as IAs podem substituir diversas funções em diferentes áreas, como programadores, jornalistas e artistas digitais. Altman defende que todas as imagens geradas por IA recebam uma classificação clara informando que elas foram criadas por uma inteligência artificial, seja ela qual for.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.