Baidu processa a Apple por clones do chatbot Ernie na App Store

1 min de leitura
Imagem de: Baidu processa a Apple por clones do chatbot Ernie na App Store
Imagem: Unsplash

A presença de versões falsas do chatbot Ernie na App Store resultou em um processo judicial da Baidu contra a Apple, conforme relatou a Reuters na última semana. A ação, também direcionada aos desenvolvedores que criaram os clones, exige a retirada imediata destes apps da loja oficial do iOS.

Desenvolvido pela gigante da tecnologia chinesa, o Ernie é um robô virtual com inteligência artificial (IA) apontado como a principal resposta do país asiático ao ChatGPT. A tecnologia criada pela americana OpenAI ganhou fama no final do ano passado a partir da sua capacidade de “conversar” com os usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Embora tenha anunciado o seu próprio bot em março, a companhia sediada em Pequim ainda não disponibilizou o app oficial da ferramenta para o público em geral. Aproveitando a brecha, alguns programadores estão oferecendo apps para o iPhone que supostamente carregam a tecnologia de IA.

A versão chinesa do ChatGPT ainda não foi lançada para o público em geral.A versão chinesa do ChatGPT ainda não foi lançada para o público em geral.Fonte:  GettyImages 

No processo aberto no Tribunal Popular de Haidian, na capital chinesa, a Baidu explica que todos os apps encontrados na App Store neste momento, que afirmam rodar o chatbot Ernie, são falsos. A Apple ainda não comentou o caso nem disse se tomará alguma medida em relação a esses aplicativos.

Exclusivo para usuários selecionados

Durante a apresentação do chatbot da Baidu, no mês passado, o CEO da big tech, Robin Li, revelou que a ferramenta possui recursos semelhantes aos encontrados no GPT-4, versão mais recente do ChatGPT, adicionada ao buscador Bing da Microsoft. A novidade é capaz de resumir relatórios financeiros, criar roteiros de viagens e muito mais.

Por enquanto, o Ernie AI pode ser utilizado apenas por um grupo seleto de usuários, por meio da solicitação de códigos de acesso. Somente após a fase de testes é que ele deverá estar disponível, mas por enquanto não há um prazo definido para isso acontecer.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.