Buscador chinês Baidu deverá lançar versão de ChatGPT em março

1 min de leitura
Imagem de: Buscador chinês Baidu deverá lançar versão de ChatGPT em março
Imagem: Baidu

O Baidu, um dos maiores motores de busca do planeta, está se preparando para lançar a sua própria versão de ChatGPT, na verdade um serviço de chatbot de inteligência artificial programado para ser incorporado ao site de pesquisas da internet chinesa em março.

A informação, repassada à Bloomberg por uma fonte anônima familiarizada com o assunto, garante que o nome da nova ferramenta ainda não foi escolhido, mas que, uma vez incorporada aos principais serviços de busca do Baidu, permitirá que usuários obtenham resultados de pesquisas no estilo conversacional, da mesma forma que a popular plataforma da OpenAI.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De acordo com a publicação, assim como ocorreu no resto do mundo, também na China o ChatGPT despertou enorme interesse entre os internautas. Mesmo com uma internet fortemente censurada, os chineses têm compartilhado capturas de tela com as conversas surpreendentes com o bot de IA do Ocidente.

Como o Baidu vem se preparando para a "guerra de IA"?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte:  Shutterstock 

Assim como a Microsoft, o Baidu também investiu bilhões de dólares em pesquisas de IA, com o objetivo de fazer uma transição do marketing online para uma tecnologia mais profunda. Além de tirar o atraso nos setores de publicidade móvel, vídeo e mídia social, a empresa de Pequim também está criando uma tecnologia própria de direção autônoma.

Para se manter na vanguarda da IA, o Baidu desenvolveu um modelo de aprendizado de máquina em larga escala — o Ernie — que vem sendo treinado ao longo de anos. Embora a companhia chinesa tenha se recusado a comentar, o informante da Bloomberg assegura que o protótipo será a base para o lançamento do "ChatGPT chinês".

Segundo a publicação norte-americana, além do Baidu, inúmeras startups chinesas estão explorando a IA generativa, e têm atraído para o país a atenção de grandes investidores, como a Sequoia de Menlo Park e a chinesa Sinovation Ventures.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.