Elon Musk quer criar competidor do ChatGPT e começa a recrutar equipe

1 min de leitura
Imagem de: Elon Musk quer criar competidor do ChatGPT e começa a recrutar equipe
Imagem: Getty Images/Reprodução

O bilionário Elon Musk pretende criar um modelo de linguagem para competir com o ChatGPT. Ele estaria recrutando desenvolvedores de inteligência artificial (IA) para concorrer com o chatbot lançado pela OpenAI. Apesar de ter ajudado a fundar a startup, Musk se desligou da empresa em 2015.

Se os planos de Musk derem certo, a equipe vai ser liderada por Igor Babuschkin, um pesquisador que saiu em fevereiro desse ano da unidade de IA do DeepMind, da Alphabet. O profissional também teve uma passagem de um ano e meio pela própria OpenAI e é especializado em modelos de aprendizado de máquina.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o veículo The Information, Musk e Babuschkin chegaram a discutir detalhes como a criação de uma equipe. No entanto, a conversa é inicial e o projeto ainda não tem nenhum plano concreto para o desenvolvimento de produtos.

Liberdade de expressão

Modelo de linguagem de Musk não teria moderação. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Modelo de linguagem de Musk não teria moderação.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Nos últimos meses, Musk tem criticado a OpenAI pela introdução de ferramentas no ChatGPT que evitem a produção de textos ofensivos. Isso indicaria que um novo produto lançado pelo CEO do Twitter não teria essas restrições.

No ano passado, ele sugeriu que a tecnologia da OpenAI era um exemplo de "treinar IA para ser 'woke'", em referência a um termo usado nos Estados Unidos para indicar a existência de consciência sobre justiça social e racial. Segundo o bilionário, isso poderia “matar” a inteligência artificial.

O empresário é conhecido por sua defesa da flexibilização de regras de moderação de conteúdos para garantir a liberdade de expressão dos usuários. No entanto, o posicionamento tem sofrido críticas porque pode contribuir para o incentivo à desinformação, principalmente dentro das redes sociais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.